sexta-feira, 29 março , 2024
28 C
Recife

Direção com Assistência Elétrica é a maior novidade do Fiat Punto

Do óleo para a eletricidade. Fiat mostra novidade tecnológica.

A direção hidráulica parece já está com os seus dias contados. A Fiat acaba de apresentar o mais novo sistema de Direção. É o Dualdrive, nome comercial dado pela série no modelo compacto Punto pela norte-americana de autopeças Delphi. Fábrica italiana do sistema E-Steer, desenvolvido pela gigante.

Quando os primeiros conjuntos de direção hidráulica apareceram, foram considerados um marco em termos de conforto e segurança automotiva. Agora a história se repete, porém com recursos técnicos ilimitados em virtude do uso da eletricidade.

O Dualdrive permite ao motorista escolher dois modos de operação. Um mais direto, firme, ajustado para percursos mistos e auto-estradas, e outro com o máximo de assistência, perfeito para centros urbanos e manobras de estacionamento. A seleção é feita com um simples apertar de botão no painel de instrumentos.

Nos sistemas hidráulicos tradicionais, os projetistas são forçados a tornar compatível o baixo esforço de esterçamento a respostas precisas e seguras de direção. O resultado nem sempre é satisfatório. O engenho da Delphi utiliza um algoritmo especial (fórmula matemática), que faz com que o volante retorne suavemente à posição central depois de uma curva ou mudança de faixa, garantindo a estabilidade. Por ser totalmente elétrico e independente do funcionamento do motor, o Dualdrive permite que a direção funcione com baixo esforço mesmo se o contato estiver desligado.

Uma das maiores vantagens para os projetistas é o menor número de peças e, conseqüentemente, as reduções de custo e espaço requerido no compartimento do motor. A simplicidade e a possibilidade de uso modular do sistema permitem que ele chegue à linha de montagem já pronto para instalação. Não mais que três minutos e meio são necessários para colocá-lo no veículo. A flexibilidade de montagem é outro ponto positivo. Como o servomotor elétrico é montado na coluna (ou na caixa de direção), a aplicação em diversos tipos de veículo acaba sendo bastante facilitada.

O Dualdrive permanece a maior parte do tempo em “modo de espera”, funcionando somente quando é necessário. Isso elimina a perda de potência imposta ao motor, melhorando a aceleração, o consumo de combustível e, por tabela, os níveis de emissão de poluentes. Sensores medem a velocidade do veículo e o torque (esforço) no volante. Esses parâmetros, juntamente com outras variáveis do sistema, são continuamente enviados ao módulo de controle, que determina a direção e a quantidade de torque produzida pelo servomotor elétrico. Como resultado, a velocidade de atuação aumenta ou diminui, ajustando a assistência necessária.

Num futuro não muito distante, o controle direcional de um automóvel aponta para o conceito steer-by-wire (sem nenhum vínculo mecânico entre o motorista e a caixa de direção). O Dualdrive é apenas o começo para esse engenhoso conjunto.

Mecânica Online na Mídia
Quando o Mecânica Online é notícia!
Durante todo o mês de janeiro – Na seção sobre automóveis do Aqui.
Fomos escolhido entre os melhores do mês.

RETA DE CHEGADA
Jorge Moraes – Diário de Pernambuco
Estreou neste mês um web site inteiramente pernambucano e dedicado exclusivamente à Mecânica de automóveis. Trata-se do Mecânica Online (www.mecanicaonline.cjb.net), onde o internauta pode encontrar curiosidades, dicas e soluções para pequenos problemas do carro. Vale a pena dar uma conferida.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn