sexta-feira, 19 abril , 2024
28 C
Recife

Estudantes da Universidade Federal de Pernambuco desenvolvem Mini-Baja.

Projeto supera dificuldades e já é destaque no Curso de Engenharia Mecânica O programa Mini-Baja consiste no projeto e construção de um veículo recreativo de quatro rodas para terrenos acidentados, estando sujeito as restrições de segurança e especificações estruturais.
O projeto é desenvolvido por estudantes de Engenharia Mecânica de universidades brasileiras que são orientados por professores. A competição consiste de três provas: (a) segurança, (b) estática e (c) dinâmica, que termina com o enduro com a participação das equipes que foram aprovadas na prova de segurança.
Este projeto é de grande importância, na formação profissional do estudante de Engenharia Mecânica. Nele o estudante pode ter de perto a noção real das circunstâncias que uma equipe de engenheiros de uma firma imaginária enfrentaria, almejando desenvolver um projeto de engenharia. A grande dificuldade enfrentada pelos integrantes da equipe está sendo a falta de recursos para dar continuidade ao projeto, pois, não existe verba da universidade destinada ao projeto, então o patrocínio é de extrema importância e necessidade para o andamento do projeto.
Vencendo as dificuldades A Universidade Federal de Pernambuco em parceria com o Departamento de Engenharia Mecânica, está participando da VI Competição Brasileira de Veículos Mini Baja, que acontecerá em Interlagos, São Paulo, no período de 13 à 16 de Abril de 2000. Este evento é promovido pela Sociedade da Engenharia da Mobilidade (SAE) Seção Brasil e patrocinado por grandes empresas do setor automotivo.
A SAE, Seção Brasil, promove anualmente desde 1995 a Competição Nacional de Veículos Mini Baja (off road). Este evento conta com a participação de universidades brasileiras e se realiza no autódromo de Interlagos em São Paulo, geralmente no mês de abril. Aos dois primeiros lugares, além dos prêmios da competição (taça, softwares de engenharia de projeto, assinatura da revista SAE, etc) é oferecida a oportunidade de participar da competição internacional que ocorre nos Estados Unidos, no mês de junho, onde participam equipes de universidades dos Estados Unidos, Porto Rico, México e Brasil.
O objetivo da competição é oferecer aos estudantes um projeto desafiador, envolvendo tarefas de planejamento e manufatura encontradas num processo para se gerar um novo produto para o mercado consumidor industrial, assim como no desenvolvimento de novas tecnologias associadas a engenharia da mobilidade.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança