terça-feira, 23 abril , 2024
28 C
Recife

A ultrapassagem é uma das manobras que mais exigem a atenção dos motoristas, sobretudo na estrada, quando o erro pode significar uma colisão frontal.

Assim, cabe ao motorista ficar atento à velocidade do veículo a ser ultrapassado, às condições da pista e ao desempenho do próprio veículo antes de realizar a manobra, para que ela possa ter segurança, a ultrapassagem requer do motorista quatro ações simples, mas que, quando não observadas, resultam em acidentes graves.

- Publicidade -

Inicialmente, deve-se avaliar se a pista permite a manobra e se há espaço suficiente. Por isso, é importante ficar atento à sinalização de pista e não desobecer trechos de faixa contínua. “À noite, quando não houver sinalização, o motorista deve guiar-se pelos faróis do veículo a ser ultrapassado.” Uma boa dica é ficar atento à sinalização de motoristas de ônibus e caminhões – ao acionar a seta do lado esquerdo, o camioneiro está avisando que não é o momento para a ultrapassagem.

Mas, atenção! Nem sempre é seguro só a indicação do camioneiro, verifique você mesmo as condições para a ultrapassagem.

- Publicidade -

É importante conhecer o desempenho e as reações do veículo, além de avaliar se a sua velocidade é suficientemente maior do que a do veículo a ser ultrapassado. Por isso, motores com maior cilindrada – e, conseqüentemente, maior torque – permitem que o veículo possa iniciar a manobra com velocidade menor – no caso de veículos com motor 1.0, o motorista terá de iniciar a ultrapassagem embalado.

Por fim, é necessário sinalizar o início e o fim da manobra. Na cidade, as regras são as mesmas, mas o motorista deve ficar mais atento ao ponto cego – efeito que impede a visão, pelo espelho retrovisor lateral, da presença de outro veículo.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança