quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Como proceder na hora de ter que consertar o automóvel

Como a maioria das pessoas que tem automóvel não entende de mecânica, o conserto de defeitos costuma ser uma loteria.

Quando o carro começa a fazer ruídos estranhos, a lataria mostra riscos e amassados ou sinais de ferrugem, tudo o que consumidor deseja é achar uma oficina competente e honesta. Mas como encontrar profissionais que não desconsertem seu bolso e sua paciência?

O Procon-SP tem dicas para que o consumidor contratar estes serviços:

Engrene a primeira…

Use seu bom-senso: informe-se sobre oficinas com conhecidos que já tenham utilizado esses serviços. Importante: informe-se nos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, se a empresa possui registro de reclamação.

…passe para a segunda…

Pesquise preços e qualidade. Observe se o local é organizado, possui ferramentas e equipamentos básicos. Fique atento quanto a serviços que só podem ser executados por oficinas especializadas. Verifique com antecedência, se for o caso, se o estabelecimento possui funcionários treinados no conserto de carros importados.

…terceira…

Exija orçamento prévio, onde estejam discriminados em detalhe o material a ser usado, a mão-de-obra e os respectivos valores, bem como condições de pagamento e datas de início e término dos serviços. Os orçamentos têm prazo de validade mínimo de dez dias e costumam ser cobrados, de modo que, antes de pedir um, pergunte o preço.

entrada para o pit stop

Evite que as peças novas sejam compradas pela própria oficina, porque, em geral, saem mais caro. Pegue a lista do material necessário e compre você mesmo, após pesquisa em lojas especializadas ou revendas. Se não puder fazer isso, olho vivo: de acordo com o artigo 21 do Código de Defesa do Consumidor, as peças antigas só poderão ser recondicionadas mediante autorização do consumidor. Para ficar seguro, solicite a devolução das peças que forem substituídas.

volta à pista

Antes do conserto, peça um documento que relate as condições gerais do carro, fazendo constar também a quilometragem e o nível de combustível.

luz amarela

Ao retirar o veículo, faça uma vistoria, comparando as condições em que ele se encontrava ao entrar na oficina. Certifique-se de que não há danos, como amassados, riscos na pintura ou equipamentos quebrados.

Se o problema for de funilaria, observe o reparo à luz do dia; se mecânico, dê umas voltas pela redondeza. Verifique também se o serviço foi executado de acordo com o combinado. Só leve o automóvel se estiver plenamente de acordo com tudo.

Caso contrário, formalize o motivo pelo qual não retirou o veículo, em documento protolocado junto à empresa. Se não houver entendimento entre as partes, registre um boletim de ocorrência na delegacia de polícia mais próxima.

reta de chegada

O consumidor tem direito a uma garantia legal de, no mínimo, 90 dias para qualquer serviço executado, mesmo que a oficina estabeleça um período menor. Sendo assim, se o serviço não estiver a contento, você poderá exigir – com base no Código de Defesa do Consumidor – a reexecução do mesmo, a restituição da quantia paga com correção monetária ou o abatimento proporcional no preço.

Por fim, exija sempre que a nota fiscal contenha tudo o que foi disposto no orçamento, assim como os dados do veículo e das peças envolvidas.

Em caso de dúvida, procure os órgãos de defesa do consumidor. O site www.procon.sp.gov.br traz os contatos do órgão em São Paulo e também em outros Estados. Veja se as empresas escolhidas para o serviço têm queixas nestes órgãos.

 

SEU VEÍCULO

Instalar o ar-condicionado é vantajoso?

Em regiões como o Nordeste, onde, na época de Inverno, o Sol ainda teima em aparecer, o ar-condicionado deixa de ser um item de luxo, passando a ser um equipamento obrigatório. Mas a peça original de fábrica nem sempre cabe no bolso do consumidor, surgindo a possibilidade de instalá-la em oficinas independentes. No entanto, será que a instalação é um bom negócio? Os especialistas do setor dizem que o melhor é comprar o automóvel com o acessório instalado de fábrica.

Quanto à instalação da direção hidráulica, os técnicos também aconselham comprar o veículo com opcionais instalados de fábrica. A diferença entre a direção e o ar-condicionado é que aquela peça continua sendo um acessório de conforto, embora desejado pela maioria dos motoristas, principalmente pelas mulheres, que não gostam de fazer esforço para estacionar o carro em vagas apertadas.

A vantagem da instalação do ar-condicionado e da direção hidráulica é o preço, que sai mais barato do que comprar um veículo com os itens de série. Mas as adaptações a que são submetidos os veículos podem ser motivos de preocupações para os donos de veículos. As principais desvantagens são perda de originalidade com a conseqüente perda da garantia, de potência, levando à desvalorização.

De acordo com o gerente de serviços da Eurocar, José Carlos, tanto o ar-condicionado como a direção são equipamentos que, quando instalados em veículos para os quais não foram previstos, acabam interferindo na estrutura do carro. Mesmo que seja feita em uma revenda autorizada ou em empresas especializadas, a instalação desses opcionais compromete o desempenho do automóvel, disse o técnico.

Segundo ele, o problema maior é querer equipar um carro com ar e direção se a fábrica não oferece esses equipamentos como opcional, o carro não vai suportar tais mudanças, avisou Carlos.

O técnico explica ainda que a queda na performance ocorre porque equipar o carro com um ar-condicionado significa a instalação de compressor, condensador e evaporador, que equivalem a quase 60kg a mais, deixando o carro mais pesado. Além disso, o radiador de um carro sem ar-condicionado de fábrica tem uma capacidade muito menor de refrigeração, salientou.

Em relação à direção hidráulica, Carlos alertou que, por mais simples que pareça ser, a adaptação envolve toda a parte elétrica. Ele diz que o ideal é investir um pouco mais e comprar o carro com os dois acessórios de fábrica, pois a relação custo-benefício vai ser mais compensadora. No entanto, mesmo diante das declarações dos técnicos, o mercado paralelo com preços bem acessíveis registra crescimento.

 

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn