quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Carro pode ser consertado pela Internet

Alguns motoristas confiam cegamente no seu mecânico. Outros, porém, preferem buscar uma segunda opinião para um determinado problema do carro.

Hoje, a consulta pode ser feita sem sair de casa, ou melhor, sem levar o veículo até a oficina. Quem tem acesso à Internet consegue obter quantas opiniões desejar, através dos diversos sites específicos sobre automóveis, que oferecem serviços de perguntas e respostas sobre defeitos, cuidados e funcionamento do veículo, além de dicas de manutenção, segurança e legislação.

Nos websites, os motoristas têm como tirar as dúvidas através de plantões e até obter uma agenda para a manutenção preventiva do carro. O portal Webmotors, traz o serviço Manutenção Fácil, por onde o internauta receberá informações, via e-mail, sobre os cuidados freqüentes e necessários com o automóvel, como troca de óleo, revisões programadas, amortecedores e sistema de freios.

Além disso, oferece o Plantão Técnico, para perguntas mais urgentes e dicas de manutenção, como lavagem de motor, suspensão, conservação da pintura, combustível, como calcular o consumo do combustível etc, e de segurança: transporte de crianças, limpadores de pára-brisa, fusíveis, pneus e rodas, entre outros.

Consultório – O Bestcars também tem consultório técnico para esclarecer dúvidas sobre mecânica, tecnologia, uso e manutenção do veículo, com uma ampla gama de assuntos, sempre atualizados: junta homocinética, combustível, equipamentos, injeção e ignição, lubrificação, solução de problemas, entre outros. Além disso, traz informações, em Segurança e Serviço, sobre consórcios, leasing e até dicas para as férias.

O site baiano Bolsacar tem, entre os links sobre serviços, um para a revisão do carro, abrindo a página do Dr. Automóvel, que informa sobre as datas de manutenção preventiva e outras dicas.

Cursos – Para quem não quer apenas esclarecer dúvidas, mas deseja conhecer um pouco mais sobre o veículo, alguns sites criaram “cursos de mecânica”. É o caso do Mecânica Online, que está em sua quarta lição – sobre Sistema de Direção – gratuita. Também tem um link, Seu Automóvel, de como manter o carro novo, e dicas sobre air bag, freios, pneus e limpadores.

O Autoplaza não foge à regra dos demais sites automotivos, criando o serviço Seu Mecânico, para dúvidas sobre manutenção e funcionamento do carro, com respostas gratuitas on-line. Já o link Carro Interativo, mostra o veículo através de animações interessantes de cada sistema em funcionamento: freios (a disco e a tambor), transmissão, elétrica, motor, escapamento, aquecimento e ar-condicionado, direção e suspensão. O internauta tem oportunidade de conhecer como os componentes funcionam e se movimentam dentro do veículo.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn