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Carro a hidrogênio é a aposta da BMW para os veículos do futuro

A BMW está incrementando a pesquisa e desenvolvimento de veículos movidos a combustíveis alternativos.

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A empresa se concentra no hidrogênio, um combustível não poluente e renovável. Para desenvolver essa tecnologia, a empresa criou o projeto Clean Energy (Energia Limpa), que tem como um dos seus principais objetivos zerar as emissões de dióxido de carbono (CO²) dos veículos.

De acordo com estudos da BMW, a longo prazo, somente os carros movidos a hidrogênio serão capazes de dar às pessoas a mobilidade a que estão acostumadas, com emissão zero de CO². Esta é a razão pela qual a empresa está reivindicando a rápida introdução do projeto Clean Energy, sobretudo em áreas de alta densidade populacional.

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Frota – Atualmente, a empresa mantém uma frota com 15 carros movidos a hidrogênio líqüido, modelo BMW 750hL, em testes pela Europa.

São os primeiros automóveis movidos a hidrogênio construídos em série no mundo. Desde maio de 2000, esses carros vêm sendo utilizados em eventos de prestígio mundial – como a Feira Expo 2000, realizada em maio, na Alemanha – atendendo a cerca de 3 mil convidados nesse período.

Os automóveis a hidrogênio produzidos pela BMW já rodaram mais de 100 mil quilômetros, provando sua eficiência e sua capacidade de serem utilizados no dia-a-dia como veículo convencional, segundo a empresa. “Seremos o primeiro fabricante do mundo a comercializar carros produzidos em série movidos a hidrogênio”, prevê Burkhard Göschel, diretor de Desenvolvimento do Grupo BMW. A BMW se dedica ao desenvolvimento de motores a hidrogênio desde o final da década de 70. A frota atual de 15 unidades do modelo 750hL representa a quinta geração desses carros.

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2010 – A montadora já possui um posto de abastecimento de hidrogênio, totalmente operado por robôs, instalado no Aeroporto de Munique, na Alemanha. De acordo com as previsões da BMW, até maio de 2005, existirão outros postos próximos às filiais da empresa na Alemanha. Para tanto, a BMW está oferecendo às empresas internacionais de energia cooperação estreita para o desenvolvimento de uma rede de postos de abastecimento de hidrogênio.

“Nossa meta é contar com uma rede com número suficiente de postos de hidrogênio estendendo-se por toda a Europa até o ano 2010”, explica Göschel. Os planos da BMW prevêem, ainda, a comercialização de milhares de carros movidos a hidrogênio até 2010. Os preços desses carros deverão ser similares aos dos automóveis tradicionais.

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