quinta-feira, 18 abril , 2024
28 C
Recife

Acidentes automobilísticos analisados em tempo real

Tecnologia usada na Fórmula Indy ajudará a estudar conseqüências de colisões

- Publicidade -

Cerca de mil motoristas da cidade de Atlanta, na Geórgia, terão seus carros equipados com dispositivos de registro semelhantes às caixas pretas utilizadas nos aviões. O objetivo é analisar os acidentes em que vierem a se envolver. O equipamento possibilita a localização do acidente, via GPS, e registra a velocidade e a aceleração no momento da colisão.

Os dados serão transmitidos automaticamente para um centro de captação por telefonia celular. Como a média de envolvimento anual em colisões em Atlanta fica em torno de 6% dos motoristas, espera-se poder analisar mais de 100 acidentes durante os dois anos de duração da experiência. Os dados físicos, fornecidos por um acelerômetro triaxial, serão acompanhados por informações detalhadas sobre os motoristas dos carros, como idade, região em que moram, profissão e situação sócio-econômica.

- Publicidade -

Os motoristas participantes, que serão indicados por uma entidade local, serão beneficiados do ponto de vista da segurança: sempre que a caixa preta detectar um acidente, avisará automaticamente a polícia. A central de atendimento, então, ligará para o celular do automóvel para se certificar se a ocorrência exige a presença de policiais e de socorro médico.

Sistema semelhante é usado pela Fórmula Indy para analisar os acidentes ocorridos durante as corridas e treinos. Nos carros de corrida, as informações são registradas por um gravador digital e retiradas posteriormente, em lugar de serem transmitidas. A análise das batidas tem permitido o aumento de segurança dos carros e o estudo, por parte dos médicos, dos tipos de ferimentos e lesões causadas pelos acidentes.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança