quinta-feira, 18 abril , 2024
28 C
Recife

Insetos atacam automóveis

Inocentes libélulas estão provocando prejuízos aos fabricantes de automóveis brasileiros. Atraídos pelo brilho dos carros, que confundem com superfícies aquáticas, os insetos depositam seus ovos sobre eles, provocando manchas na resina que deveria proteger a pintura.

- Publicidade -

A busca das causas das manchas e sua solução levou a um estudo feito, a pedido da indústria, por pesquisadores da Universidade de São Paulo.

Segundo matéria publicada na última edição da revista Pesquisa Fapesp, os cientistas Etelvino Bechara e Cassius Vinicius Stevani, do Departamento de Bioquímica do Instituto de Química da USP descobriram que o problema é causado pelos ovos dos insetos depositados sobre os carros. Submetidos a temperaturas elevadas, eles liberam um ácido capaz de atacar a camada de resina.

- Publicidade -

O problema afeta mais os carros escuros – os brancos e prateados são praticamente imunes. O objetivo dos pesquisadores, agora, é achar uma solução para o problema. Eles estão tentando desenvolver um produto que possa ser usado pelos consumidores para proteger seus carros.

Por enquanto, algumas fábricas, como a da Honda, estão cobrindo os carros nos pátios com filme de polietileno. Uma outra solução seria a alteração da composição da resina brilhante utilizada pela indústria automobilística, o que está sendo estudado pelos fornecedores de tintas.

Nenhuma das soluções propostas, porém, está levando em conta o lado dos insetos. Sejam quais forem, elas não evitam que, atraídos pelo brilho dos carros, eles continuem a perder suas proles.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança