sexta-feira, 19 abril , 2024
28 C
Recife

Veja como ultrapassar veículos com segurança

As principais causas de acidentes de trânsito são falhas dos motoristas, seguidas das condições da estrada e do veículo.

- Publicidade -

No entanto, os condutores ainda realizam manobras arriscadas, como a ultrapassagem, a mais perigosa e responsável pela maioria das mortes no trânsito, de acordo com dados dos Detrans de todo o país.

Para ajudar a realizá-la com mais segurança, evitando um desastre frontal grave, é necessária a prática das técnicas de direção defensiva.

- Publicidade -

As dicas de direção defensiva estabelecem que, ao ultrapassar, avalie a velocidade do veículo que será ultrapassado e o espaço disponível para a ultrapassagem.

Nesse caso, é importante conhecer o desempenho e as reações do carro.

Os motores com maior cilindrada e, conseqüentemente, maior torque, permitem que o veículo possa iniciar a manobra com velocidade menor; os motores 1.0 exigem mais velocidade.

- Publicidade -

O condutor deve ficar atento à sinalização da pista, certificar-se de que o carro à frente está lhe favorecendo a ultrapassagem, e sinalizar a sua intenção desde o início, até realizá-la, sem desobedecer os trechos de faixa contínua.

Se a faixa contrária estiver livre, siga, mantendo-se nela o tempo necessário para ultrapassar, retornando à direita logo que puder.

Outra dica de segurança é não ultrapassar nas curvas, túneis, viadutos, subidas, decidas e cruzamentos. “À noite, quando não houver sinalização, o motorista deve guiar-se pelos faróis do veículo a ser ultrapassado.”

Ao realizar uma ultrapassagem, o motorista poderá ultrapassar a barreira da morte. Em caso de dúvida, é melhor não arriscar e esperar outra chance.

Para garantir a segurança e evitar acidentes graves, é muito importante prestar atenção à velocidade do veículo a ser ultrapassado, às condições da pista e ao desempenho do próprio veículo antes de realizar a manobra.

Dicas de Segurança
* Avaliar a velocidade do veículo que será ultrapassado e o espaço disponível para a ultrapassagem;
* Ficar atento à sinalização da pista e certificar-se de que o carro à frente está favorecendo a ultrapassagem;
* Sinalizar a intenção de ultrapassagem desde o início, até realizá-la, sem desobedecer trechos de faixa contínua;
* Não ultrapassar nas curvas, túneis, viadutos, subidas, decidas e cruzamentos.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança