quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Futuro é presente no painel do automóvel

Parece até filme de desenho, mas o futuro já se faz presente nos protótipos aprsentados no Salão de Detroit, onde os veículos exploram novos recursos para os quadros de instrumentos.

Os painéis futuristas nos automóveis estão mais próximos da realidade. Pelo menos é o que indicam os carros-conceito mostrados no Salão de Detroit deste ano.

As idéias apresentadas trazem novos formatos e materiais para visualização dos instrumentos tradicionais, além de recursos inéditos para conforto e segurança.

Gosto pessoal-Com os novos materiais sugeridos pelos designers será possível escolher cor, intensidade luminosa e definição dos painéis de instrumentos.

Vários protótipos, com destaque para quatro — Oldsmobile 04, Pontiac VER, GMC Terracross e Cadillac Vizón —, estavam equipados com painéis de instrumentos de Liquid Crystal Displays (LCD), ou telas de cristal líquido.

A tecnologia é a mesma das telas dos computadores portáteis. Oferece uma variedade infinita de cores, resoluções e intensidade do brilho.

Essa tecnologia permite a reconfiguração do painel. O motorista escolhe como e onde as informações sobre o carro serão mostradas.

Se para alguém o velocímetro e o conta-giros devem ser grandes e centralizados, para outros os dados mais importantes podem ser a faixa musical que está sendo reproduzida no disco ou a distância da próxima parada.

“Como os carros apresentam cada vez mais informações e inovações a fim de entreter o motorista, a reconfiguração é uma forma de resolver esse problema”, opina Ed Welburn, diretor-executivo do Centro GM de marcas corporativas.

Vários ângulos-Câmeras instaladas em várias partes do veículo, como nos espelhos retrovisores externos, vão monitorar com mais precisão e amplitude a área externa próxima, ajudando a evitar colisões.

O painel do Oldsmobile 04, inspirado no Palm Pilot e outros computadores de mão, tem o formato de uma meia-lua. Chamado de Info Ring, o sistema conta com comandos acionados em dez pontos ao seu redor. Eles substituem as teclas e botões convencionais.

O Cadillac Vizón, utilitário esportivo de luxo, recebeu uma inovação futurista mais exclusiva, de cristal liquido. São três painéis circulares inspirados no estilo da famosa joalheria grega Bulgari.

Quando é dada a partida no motor, uma tampa desliza e surgem os painéis, em tamanhos gradualmente maiores. As informações que serão mostradas também são escolhidas pelo motorista.

Monitores de TV estão sendo adaptados aos quadros de instrumentos dos carros para aumentar a segurança em manobras e na condução.

Câmeras de vídeo no lugar dos retrovisores mostram no painel o que o motorista vê hoje no espelho, além de outros ângulos normalmente não visualizados.

Com o sistema CamCar’s Traffic View, o departamento de tecnologia da Ford está experimentando o uso de três microcâmeras para eliminar pontos cegos.

Os três monitores atrás do volante permitem a observação de vários ângulos do carro, que mudam de acordo com a vontade do condutor. Dois deles fazem o papel de espelhos retrovisores na maior parte do tempo.

Outro tipo de câmera para o futuro também é voltado para a segurança. O Cadillac Vizón traz ainda o sistema Night Vision (visão noturna) baseado em tecnologia do exército norte-americano.

Por ele é possível enxergar à noite objetos em locais escuros graças ao sistema de raios infravermelhos.

Visão Noturna-O Deville linha 2000, sedã de luxo da Cadillac, é o primeiro modelo a trazer como item de série este recurso, mostrado no conceito Vizón

Arquivo digital-Como a música digital vem ganhando mais espaço e admiradores, a Mazda anunciou que o sedã MP3 vai trazer de série o primeiro sistema de som, já instalado na linha de montagem, com reprodutor de MP3, os arquivos que contêm áudio encontrados na internet.

O sistema é fornecido pela Kenwood, tem 280 watts de potência e trará ainda toca-discos, quatro alto-falantes, quatro canais e um subwoofer — equipamento para ressaltar sons graves.

O Ford Explorer 2002 chegará ao mercado com indicador da pressão dos pneus, instrumento já oferecido no novo Renault Laguna. Quando algum pneu estiver com a calibragem fora do padrão normal, o motorista será avisado por uma luz no painel.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn