quinta-feira, 18 abril , 2024
28 C
Recife

Mais de cinco mil mecânicos fizeram o provão da ASE Brasil em todo o País

São Paulo registrou recorde de candidatos: 1.100

- Publicidade -

Durante quatro horas, os profissionais do setor de reparação de veículos participaram do 17o teste de certificação da ASE Brasil, que aconteceu simultaneamente em 53 cidades brasileiras, totalizando mais de cinco mil candidatos.

A cidade de São Paulo registrou, em toda a história da certificação ASE Brasil, o número recorde de 1.100 candidatos que compareceram ao CEFET-SP – Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo – para realizar a prova.

- Publicidade -

Os portões foram fechados exatamente às 8h45 conforme avisado aos candidatos no momento da inscrição.

Muitos deles chegaram a partir das 6 horas, para não perder a chance de realizar o teste. O resultado do 17o Teste será divulgado nesse mês de janeiro.

A novidade nesta edição foi a prova específica para a área de aquecimento e ar-condicionado.

- Publicidade -

O “vestibular” dos mecânicos ainda contou com as provas divididas nas seguintes categorias: freios de veículos pesados, sistema de escapamento, reparo de motor, suspensão/direção, freio, sistema elétrico/eletrônico, pintura, funilaria, motor diesel e autopeças.

“A certificação da capacidade técnica desses profissionais pela ASE proporciona maior confiabilidade, segurança e qualidade aos consumidores”, comenta Geraldo Luis Santo Mauro, presidente da ASE Brasil.

Os exames são realizados semestralmente pela ASE e o candidato poder prestar uma ou mais provas.

Os candidatos aprovados recebem um certificado com validade de 5 anos – depois desse período deve ser revalidado passando por um novo exame – e podem usar o emblema da ASE na manga ou no bolso da roupa de trabalho e também na oficina.

Na 16a edição do teste, ocorrida em 30 de maio deste ano, o índice de aprovação dos inscritos foi de 49%.

O perfil de escolaridade dos candidatos desta edição assim ficou registrado: 63% com Ensino Médio, 29% com Ensino Fundamental e 7% com nível superior.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança