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Transmissão automática equipa novos ônibus Volvo em Goiânia

Transmissão ZF Ecomat vai reduzir os custos operacionais e o consumo de combustível dos ônibus biarticulados adquiridos pela Metrobus

Os novos ônibus biarticulados Volvo B12M recém-adquiridos pela empresa de transporte coletivo Metrobus, de Goiás, contam com transmissão automática de seis marchas ZF Ecomat 2Plus, produzida pelo Grupo ZF na América do Sul.

Os veículos vão circular nos 14 quilômetros do Eixo Anhanguera, principal linha do transporte coletivo da cidade de Goiânia.

A transmissão ZF com seis marchas possibilita a redução do consumo de combustível em função do regime de operação do motor em rotações menores e reduz significativamente os custos operacionais.

Para os condutores dos veículos, o grande benefício do uso da transmissão automática é a redução do desgaste físico causado pelas trocas de marchas.

Com design futurista, os ônibus biarticulados Volvo B12M têm cerca de 27 metros de comprimento, cabine do motorista centralizada e motor eletrônico.

A aplicação da ZF Ecomat 2Plus garante total harmonia com a motorização eletrônica, pois o software da transmissão comunica-se eletronicamente com o motor para realizar as trocas de marchas no momento ideal, considerando a rotação, a velocidade do veículo e a topografia da região.

O software oferece ainda seis opções de programas de troca de marchas, de acordo com o trajeto a ser percorrido.

A transmissão ZF Ecomat possui também sistema retardador hidrodinâmico integrado, que auxilia na frenagem por meio da redução da velocidade do veículo hidraulicamente, sem a utilização do sistema de freios.

Dessa forma, a transmissão prolonga a vida útil dos freios e pneus, diminuindo também a fuligem produzida durante as frenagens.

Outra vantagem da transmissão automática ZF Ecomat é a embreagem de “lock-up” integrada ao conversor de torque.

Esse tipo de embreagem interna faz um acoplamento entre a transmissão e o motor em determinadas condições. Isso diminui a perda de energia no sistema e contribui para uma melhora no consumo de combustível.

Além da transmissão, os ônibus biarticulados Volvo B12M também são equipados com mecanismo de direção produzido pela ZF Sistemas de Direção e barras de direção, de ligação e de reação fornecidas pela divisão ZF Lemförder.

Os componentes são produzidos em Sorocaba (SP), com utilização da mesma tecnologia fornecida pela matriz alemã à Volvo na Europa.

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