quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Caminhões serão oferecidos com motores adequados para a nova legislação de emissões em 2006

Modelo leve 710 contará com motor mecânico de torque elevado. Semipesado L 1620 será equipado com motor eletrônico mais potente.

Veículos atenderão novos limites de emissões da legislação Euro III, que entram em vigor a partir de janeiro de 2006

Os dois modelos de maior sucesso de vendas no mercado brasileiro de caminhões nos últimos seis anos, o leve 710 e o semipesado L 1620, da Mercedes-Benz, passarão a ser produzidos, em 2006, com motores adequados para atender aos novos limites de emissões da legislação Proconve P 5 (Euro III), que entram em vigor no próximo ano abrangendo 100% da produção de caminhões.

Com os modelos preparados para o novo cenário, a empresa pretende oferecer ainda mais vantagens operacionais para os usuários desses segmentos, e continuar assim com o tradicional sucesso de vendas dos veículos no transporte de cargas.

Os caminhões serão equipados com motores já adotados na linha de caminhões e ônibus Mercedes-Benz.

“Dessa forma, além de atender a nova legislação, os campeões de vendas L 1620 e 710 garantirão mais vantagens operacionais para os frotistas e os transportadores autônomos”, afirma Gilson Mansur, diretor de Vendas de Veículos Comerciais da DaimlerChrysler.

O semipesado L 1620 – O caminhão L 1620, com terceiro eixo de fábrica, contará com o motor eletrônico Mercedes-Benz OM 906 LA turbocooler de seis cilindros, gerando 231 cavalos de potência a 2.200 rpm e torque de 83 mkgf entre 1.200 a 1.600 rpm.

São vinte cavalos a mais de potência e 16 mkgf a mais de torque em relação a versão anterior.

O motor eletrônico OM 906 LA já é amplamente conhecido no mercado e reconhecido por sua eficiência, robustez, desempenho e economia de combustível em modelos da marca como o semipesado Atego 1725 e 2425 e o pesado 2423 6×4, de grande utilização em severas aplicações como básculas e betoneiras.

O motor eletrônico Mercedes-Benz oferece a melhor relação custo-benefício ao transportador.

Proporcionando custos operacionais mais baixos, maior economia de combustível, manutenção mais rápida, menor nível de emissões e melhor rentabilidade para os usuários.

O caminhão semipesado L 1620 ganhará, ainda, maior capacidade de carga. Graças ao aumento de capacidade nos eixos traseiros, o modelo estará tecnicamente apto para 23.000 quilos de peso bruto total – PBT. O peso bruto total combinado – PBTC do modelo é de 32.000 quilos de capacidade.

O caminhão semipesado L 1620 é indicado para transporte rodoviário de médias e longas distâncias nas mais variadas aplicações.

Este produto é bastante solicitado pelo transportador de carga própria e pelo autônomo que faz entregas de várias localidades até as centrais de abastecimento nos grandes centros urbanos.

Essas vantagens se somam aos demais atributos desse caminhão, como a configuração semi-avançada da cabina do modelo L 1620, por exemplo.

Caminhão leve, agora com mais torque – Para atualizar o caminhão leve 710 para a legislação Proconve P5 (Euro III), a Mercedes-Benz equipou o modelo com a nova versão do motor mecânico OM 364 LA, que já está presente, desde setembro, nos novos miniônibus e microônibus da marca.

Essa motorização é consagrada pelos transportadores, para as aplicações urbanas, graças a aspectos como qualidade, durabilidade, confiabilidade e facilidade de manutenção.

A nova versão ganhou torque mais elevado, que passa a contar com 47 mkgf a 1400 rpm.

Anteriormente, o torque era de 39 mkgf a 1.400 rpm.

Esse torque resulta em melhor capacidade de arranque e de retomada de velocidade, propiciando maiores velocidades médias e mais agilidade do veículo nas operações urbanas.

O caminhão leve 710 é indicado para a distribuição de produtos na área urbana e para curtas distâncias rodoviárias.

O modelo pode receber diversos tipos de implementos, como carroçaria carga seca aberta, baú frigorificado, baú isotérmico, baú de alumínio, botijões de gás e bebidas, plataforma auto-socorro entre outros.

Com PBT de 6.700 quilos e PBTC de 9.100 quilos, o modelo é oferecido ao mercado em duas versões de entreeixos: 3.700 mm e 4.250 mm, o que permite encarroçamento de até 5,5 metros de comprimento.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn