quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Caminhões médios Volkswagen

Constellation: mais tecnologia nas ruas e estradas brasileiras
Já chegaram ao mercado os caminhões médios VW Constellation 13.180 e VW 15.180, os primeiros da linha a receber motores eletrônicos MWM/International.

Equipados com cabine estendida, os modelos ainda trazem como novidade uma completa linha de acessórios para a comodidade dos usuários.

Com as novidades, chegam a cinco os modelos Constellation ofertados ao consumidor brasileiro – os primeiros modelos chegarão a outros países ainda neste semestre.

Os modelos VW 13.180 e VW 15.180 adotam o motor MWM/International Acteon 4.12TCE turbo intercooler com 180 cv.

O desenvolvimento dos caminhões médios levou em conta o já conhecido conforto e espaço interno dos Constellation.

A largura de 2,20 metros, a maior do mercado, permite a acomodação e a movimentação ideais do motorista e dos passageiros, que contam com assentos individuais, um deles central.

O computador de bordo de série informa ao motorista a data e hora, o consumo de combustível em média ou em tempo real, a velocidade média, o tempo total de viagem e a distância rodada.

Ainda no painel dos novos caminhões estão disponíveis informações como a tensão da bateria, quilômetros restantes para a próxima manutenção e horímetro.

Segurança – O basculamento da cabina dos médios Constellation também é um grande atrativo da nova linha e, para garantir o sucesso desse item, medidas de segurança foram testadas pelos engenheiros.

Para realizar o basculamento da cabine é preciso deixar a alavanca de marchas em neutro, freios acionados, portas fechadas e grade frontal aberta.

Se ocorrer uma tentativa com portas abertas, um alarme sonoro é acionado. Já o sistema hidráulico responsável pelo basculamento tem um dispositivo que evita a queda da cabine.

Um sistema de partida remota permite colocar o motor em funcionamento com a cabine basculada para a realização de testes durante as manutenções periódicas, desde que o veículo esteja em ponto morto e com o freio de estacionamento acionado.

Volkswagen Constellation Titan Tractor: sucesso, agora com cabine estendida

Entre os modelos de caminhões Volkswagen Constellation agora oferecidos com cabine estendida, o destaque é a volta do cavalo mecânico 19.320 Titan Tractor na configuração que criou um novo nicho no mercado brasileiro.

Equipado com motorização eletrônica, suspensão traseira pneumática e itens de série como trio elétrico, ar-condicionado e banco do motorista com suspensão pneumática, o Titan Tractor forçou a concorrência a criar modelos similares, e chegou a ganhar um prêmio da Associação Brasileira de Marketing e Negócios (ABMN) como case de sucesso em 2004.

O chassi do cavalo mecânico Constellation possui novos eixos Arvin Meritor, freios com secador de ar de série e válvula Consep (separador de óleo) opcional, motor eletrônico Cummins ISC turbo e intercooler com potência de 320 cv.

Tem, ainda, radiador redesenhado e construído em cobre e latão (que oferece maior durabilidade e facilidade na execução de reparos), hélice de refrigeração do motor com acoplamento eletromagnético (menor ruído) e sistema com silencioso cilíndrico.

O grande diferencial da nova configuração da cabine do cavalo mecânico Volkswagen é a oferta de excelente área interna útil para o dia-a-dia do usuário.

Atrás dos assentos, é possível acomodar objetos pessoais, bagagens ou ferramentas no assoalho.

O espaço ainda facilita o ajuste dos encostos dos bancos. Os modelos também têm uma rede porta-objetos.

Como na versão leito, a nova cabine dispõe de console de teto. Já o console central oferece porta-copos, porta-objetos e tomada opcional para acessórios elétricos.

Em cada painel das portas, pode-se acomodar uma garrafa de água com 1,5 litro. A coluna de direção é opcionalmente ajustável.

E os novos modelos também oferecem aos ocupantes teto ventilante com múltiplas opções de abertura.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn