terça-feira, 16 abril , 2024
28 C
Recife

Aço e alumínio: união na redução de peso

A Honda Motor Co. anunciou recentemente o desenvolvimento de uma nova tecnologia que unirá aço e alumínio. O resultado da liga desses dois metais será usado para aplicação nos painéis exteriores das portas, que normalmente são feitos somente em aço.

- Publicidade -

A princípio, a empresa divulgou que irá adotar a tecnologia na versão americana do novo Acura RLX e, posteriormente, a aplicação será estendida para outros modelos.

Para alcançar um bom resultado na união dos dois metais diferentes foi necessário o desenvolvimento de diversas tecnologias, simultaneamente, com o objetivo de prevenir corrosões e deformidades térmicas causadas pelas diferentes taxas de expansão de cada tipo de metal.

- Publicidade -

Ao longo das pesquisas, a Honda desenvolveu três processos que permitem a adoção do alumínio para partes externas dos painéis:

Tecnologia para unir metais diferentes – adoção da estrutura “3D LockSeam”, em que o painel de aço e o de alumínio são unidos em camadas e prensados duas vezes;

Tecnologia para prevenir corrosões elétricas – adoção de aço altamente inoxidável para o painel interior e uma nova forma de assegurar o completo preenchimento de fendas com um agente adesivo;

- Publicidade -

Tecnologia para controlar deformidades térmicas – adoção de agente adesivo com módulos de baixa elasticidade e com posição otimizada no “3D LockSeam”.

As vantagens dessas novas tecnologias incluem a eliminação do processo normal de soldagem para unir painéis das portas. Além disso, elas não precisam de um processo exclusivo e podem ser acomodadas nas linhas de produção já existentes.

A novidade contribui para a melhora da economia de combustível e performance dinâmica do veículo, reduzindo cerca de 17% do peso dos painéis, em relação aos convencionais totalmente em aço. Além disso, reduzir o peso no lado externo da carroceria possibilita trabalhar com o centro de gravidade do veículo, tornando a sua condução mais estável.

MECÂNICA ONLINE

O engenheiro automotivo Antonio Carlos Botelho Megale, da Volkswagen, foi reeleito presidente da AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva para o biênio 2013/14, ao lado de Sidney Oliveira Jr. [Robert Bosch] na vice-presidência. Ambos já haviam sido eleitos para o exercício de 2012, quando o então presidente Franco Ciranni, por compromissos profissionais, deixou o comando da entidade.

Estatísticas do Seguro DPVAT apresentam um perfil triste das mulheres indenizadas por acidentes de trânsito em 2012. De acordo com o estudo realizado pela Seguradora Líder DPVAT, as mulheres representaram 23% das mais de 500 mil indenizações pagas pelo DPVAT no ano de 2012. A maior incidência de indenizações de morte de mulheres está presente na faixa etária de 45 a 64 anos. Nos casos de invalidez permanente, a maior incidência ocorre na faixa em que as mulheres estão em plena capacidade laborativa: dos 18 aos 34 anos, correspondendo a 47% das indenizações pagas.

Comunicação entre veículos, copiloto virtual, sincronização de listas musicais a partir das redes sociais, monitoramento das crianças a bordo… Após uma primeira seleção e o crivo dos internautas, os 59 melhores projetos do Citroën Creative Awards estão sendo submetidos aos sete membros do júri para eleger os três talentos que comprovarão ter criatividade e audácia no mais puro espírito da “Créative Technologie” da fabricante francesa. O resultado? Dia 28 de março

Coluna Mecânica Online® tem distribuição gratuita – Solicite autorização também para sua publicação. Entre em contato conosco.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança