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Com duas opções de motorização New Fiesta busca liderança entre os compactos

“Produzido em São Bernardo do Campo, SP, New Fiesta hatchback 2014 inova com opção de transmissão automática de dupla embreagem e seis velocidades.”

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A Ford apresenta o New Fiesta Hatch 2014 produzido em São Bernardo do Campo, São Paulo, que mantém o objetivo de globalização da marca no mercado brasileiro e pretende “incomodar” a concorrência com a combinação de elementos de mecânica, tecnologia, segurança e preços competitivos.

Rodando com o modelo na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, o design e suas opções de cores despertaram a atenção não apenas das pessoas nas ruas, mas principalmente dos demais motoristas.

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Incorporando a nova linguagem de design da Ford, chamada Kinetic 2.0, cujos traços podem ser vistos também no Novo Fusion e no Novo EcoSport, o modelo tem a ampla grade trapezoidal cromada na dianteira como um dos seus elementos mais marcantes, junto com o para-choque envolvente, o capô esculpido e as linhas que procuram transmitir a sensação de movimento.

A carroceria é disponível em seis cores supermodernas, aplicadas com uma tecnologia chamada “High Solids” que realça o brilho e a profundidade de tons. O azul Califórnia é a cor global de lançamento do veículo. O vermelho Arizona, sólido, é vivo e impactante. O vermelho Vermont, um pouco mais escuro, é sofisticado. O branco Ártico, atual cor de tendência, caiu muito bem no modelo. O preto Bristol, perolizado, tem um brilho especial, e o prata Dublin destaca os contornos do carro.

Interior primoroso – O estilo moderno encontrado no exterior do veículo também faz parte dos traços internos. O painel em estilo “cockpit”, com os comandos mais direcionados para o motorista. Os mostradores, de visual moderno, são claros e iluminados na cor “Ice Blue”, presente nos novos carros globais da marca.

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Mecânica Online – Muitas são as novidades que o New Fiesta Hatch destaca no aspecto mecânico. Ele tem a opção de dois novos motores da família Sigma – o 1.6 TiVCT, com duplo comando de válvulas variável, e o 1.5 DOHC, ambos flex e com bloco, cabeçote e cárter de alumínio. Além da versão manual, o modelo 1.6 oferece a transmissão automática PowerShift de seis velocidades e dupla embreagem, única no segmento.

Eles são produzidos na fábrica da Ford em Taubaté, no interior paulista, e trazem várias inovações para aperfeiçoar a performance tanto com etanol como com gasolina.

Uma das estratégias usadas para isso foi o aumento da taxa de compressão para 12:1. O duplo comando de válvulas variável (TiVCT) também contribui para aumentar a eficiência do motor. Ele funciona tanto na admissão como na exaustão, por meio de atuadores hidráulicos, para alterar o sincronismo da abertura das válvulas em relação ao pistão. Além de melhorar a potência e o consumo, o duplo comando reduz as emissões e melhora a partida a frio, com uma ação mais rápida do catalisador.

O motor 1.5 é o mais novo representante da família Sigma. Com bloco e cárter em alumínio, tem um desempenho eficiente com etanol e a gasolina, além de baixa manutenção. Ele é um motor 16V DOHC Flex, projetado para mais de 240.000 km de vida últil.

Outras novidades dos dois motores que contribuem para reduzir o consumo de combustível fazem parte do pacote chamado “Ecopack”. Elas incluem o uso de pistões grafitados para redução de atrito, tuchos polidos, óleo de baixa viscosidade (5W20), bomba de óleo variável, compressor do ar-condicionado de deslocamento variável e monitor de carga da bateria.

Partida inteligente – O Ford Easy Start, sistema de partida a frio que elimina a necessidade do tanquinho auxiliar de gasolina, conta com aquecedores na linha de combustível que são ativados automaticamente quando se abre a porta do veículo, por meio de sensores.

Porém, eles só entram em operação quando necessário, dependendo da temperatura ambiente (abaixo de 20°C) e do combustível presente no tanque, o que é informado ao motorista por uma luz no painel.

O carro tem também um sistema de partida inteligente, chamado OTIS (“One Turn Integrated Start”), de três estágios. O primeiro movimento da chave liga os acessórios e, se a lâmpada de aquecimento do combustível estiver acesa, deve-se esperar ela apagar. Então, pressiona-se o pedal da embreagem antes de levar a chave ao estágio 3 e dar a partida. Basta um leve toque para acionar o sistema eletrônico.

“O acionamento do pedal de embreagem para dar a partida é um recurso de segurança já usado em alguns modelos da Ford que agora está sendo estendido para os demais. É um sistema simples, que evita acidentes devido à partida do carro com uma marcha engatada”, diz Guilherme Campos, supervisor de Projetos da Ford. A versão automática traz a mesma segurança e só permite a partida com a alavanca na posição P (Park).

Transmissão PowerShift – A transmissão automática PowerShift de seis velocidades do New Fiesta é a mais moderna do segmento e uma das responsáveis pela sua economia de combustível, com padrão A de classificação do INMETRO/CONPET. Para a motorização 1.6 litro.

A tecnologia de dupla embreagem, usada pela primeira vez em compactos no Brasil, garante trocas suaves e sem interrupção de torque, com grande eficiência, silêncio, conforto e durabilidade. E também permite a seleção de diferentes modos de condução, de acordo com o estilo do motorista.

No modo SelectShift é possível fazer trocas sequenciais, agregando o conforto do câmbio automático à esportividade de um manual. Há ainda o recurso “Live Drive”, que pode ser usado mesmo no modo D para se fazer uma redução e ultrapassagem.

“A transmissão PowerShift é muito superior a qualquer outra automática ou automatizada existente no mercado. O seu tempo de engate ocorre em milésimos de segundo e as seis marchas permitem um escalonamento eficiente, com a primeira mais curta e a última mais longa para combinar força e economia”, afirma Campos.

Desempenho técnico – A motorização 1.6 litro 16V TiVCT do New Fiesta desenvolve a potência de 130/125 cv com etanol e gasolina (@ 6.500 rpm) e tem uma curva de torque plana, com pico de 157 Nm com etanol (@ 5.000 rpm) e de 151 Nm com gasolina (@ 4.250 rpm). Acelera de 0 a 100 km/h em 12,1 segundos com etanol e atinge a velocidade máxima de 190 km/h.

No consumo, é o único automático da categoria com classificação A de eficiência do INMETRO/CONPET. Faz 7,9 km/l com etanol e 11,4 km/l com gasolina na cidade. Na estrada, roda 9,9 km/l com etanol e 13,9 km/l com gasolina. E também tem nível reduzido de emissões, de 107 g/km de CO2 com gasolina na versão PowerShift.

O motor Sigma 1.5 tem potência de 111 cv com etanol (@ 5.500 rpm) e 107 cv com gasolina (@ 6.500 rpm), e torque de 147/145 Nm com etanol e gasolina, respectivamente (@ 4.250 rpm).

O sistema eletrônico de assistência da direção ajusta automaticamente o esforço em função da velocidade. Conta também com um sistema que compensa desníveis na pista e reduz as vibrações no volante por desbalanceamento e deformações. Além disso, não utiliza óleo e por ter maior eficiência energética também contribui para a economia de combustível.

Melhorar o silêncio interno também foi uma das missões da área de engenharia com o New Fiesta. Isso se deve ao trabalho realizado na isolação, com a aplicação de dupla vedação nas portas, vidros encapsulados, isoladores acústicos na carroceria e retrovisor externo aerodinâmico.

Desenvolvimento brasileiro – Foram mais de 2 milhões de quilômetros de testes dinâmicos e de laboratório em diferentes países, incluindo rodagem em temperaturas variando de 40°C negativos a mais de 80°C. Os testes de durabilidade para o Brasil foram desenvolvidos no Campo de Provas de Tatuí, no interior paulista, um dos únicos e mais completos do País. A fábrica da Ford em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, é uma das mais modernas do País e recebeu um investimento de R$800 milhões para o projeto do New Fiesta no Brasil.

Segurança e tecnologias – O modelo já foi submetido a testes de impacto em diferentes regiões do mundo – incluindo avaliações do Euro NCAP e Latin NCAP – e considerado um dos mais seguros da categoria. Além de vir equipado com freio ABS de série, é o único do segmento a oferecer sete airbags.

A linha vem com duplo airbag de série e oferece, na versão Titanium, um conjunto de sete airbags: dois dianteiros, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista. Conta também com sistema Isofix para a fixação de cadeiras infantis. O New Fiesta atingiu um alto nível de segurança na categoria – quatro estrelas – no recente teste realizado pelo Latin NCAP com carros no mercado brasileiro.

Assistência ativa – Para a segurança ativa o New Fiesta conta com o sistema AdvanceTrac, formado pelo controle eletrônico de estabilidade e tração que atua junto com o freio ABS. Para isso, dispõe de uma série de sensores: nas rodas, carroceria, volante e barra de direção.

O sistema entra em ação tanto em situações de sub ou sobre-esterçamento, corrigindo a trajetória do veículo para garantir o seu controle e tração. O assistente de partida em rampa é outro recurso de segurança que impede o carro de deslizar para frente ou para trás nas saídas em pista inclinada.

Caso ocorra uma frenagem brusca, o sistema também ativa automaticamente as luzes de emergência para alertar os motoristas que vêm atrás.

Conectividade de série – O New Fiesta vem equipado nas versões SE e Titanium com o exclusivo sistema multimídia SYNC, com comandos de voz em português, desenvolvido pela Ford em parceria com a Microsoft. Ele permite acesso ao telefone celular por conexão Bluetooth para a realização de chamadas, sem a necessidade de usar as mãos. Além disso, transforma mensagens de texto em áudio, realiza transferência automática de agenda e toca músicas do celular. Além de tocador de CD/MP3, seu sistema de som tem conexão para iPod, USB e seis alto-falantes.

O New Fiesta 2014 lança também a chave de segurança MyKey – item até então só disponível em veículos do segmento de luxo. Com ela, é possível programar a velocidade máxima do veículo, o volume do som, avisos sonoros e impedir o desligamento dos sistemas de assistência ativa. A sua programação é feita através da tela do SYNC.

Ar-condicionado digital, controle automático de velocidade, sensor de estacionamento, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor interno eletrocrômico, travas e vidros elétricos com fechamento global e alarme volumétrico são outras novidades que o veículo oferece para ampliar o conforto a bordo.

New Fiesta S e SE 1.5 – O New Fiesta S 1.5, modelo de entrada da linha, é a principal opção do segmento de compactos em sua faixa de preço. Além de ser mais avançado e equipado, ainda traz uma considerável redução de preço em comparação com o modelo anterior, que era importado do México. Ele tem transmissão manual e os mesmos itens de aparência externa dos demais modelos da linha. Seu motor Sigma 1.5 16V, de 111/107 cv, conta com sistema de partida Ford Easy Start.

O modelo já vem equipado com: duplo airbag, freios ABS com EBD, direção elétrica, ar-condicionado, travas, espelhos e vidros dianteiros elétricos, sistema de som MyConnection Gen. 3 com conexão USB e Bluetooth, alarme volumétrico, rodas de 15 polegadas com calota integral, maçanetas e retrovisores na cor da carroceria e 3 anos de garantia, por R$38.990.

O New Fiesta 1.5 conta também com a versão SE, que inclui rodas de liga leve de 15 polegadas, farol de neblina e pacote de acabamento SE, por R$42.490.

New Fiesta SE 1.6 – O New Fiesta SE 1.6 é um modelo que agrega um conjunto de tecnologias. Ele traz o motor Sigma 1.6 16V TiVCT, com duplo comando variável e independente de válvulas, de 130/125 cv, e a opção de transmissão manual ou automática PowerShift de seis velocidades e dupla embreagem.

Além disso, vem com controle eletrônico de estabilidade e tração (AdvanceTrac), assistente de partida em rampa, duplo airbag, freio ABS com EBD, ar-condicionado digital, vidros elétricos com abertura e fechamento global, sistema SYNC com comandos de voz em português e controles no volante e rodas de alumínio de 15 polegadas.

Com transmissão manual, o New Fiesta SE 1.6 sai por R$45.490. Por mais R$3.500 (ou R$48.990), é possível levar a versão com transmissão PowerShift.

“Depois de migrar para um motor acima de 1.0, o próximo passo do consumidor é a transmissão automática. Com o New Fiesta, a Ford torna esse desejo mais acessível, por uma diferença de R$3.500”, diz Andre Leite.

New Fiesta Titanium 1.6 – O New Fiesta Titanium 1.6 é a versão topo de linha. Completo, ele oferece o máximo em tecnologia, conforto, desempenho e segurança na categoria, além de acabamento exclusivo. Muitos de seus itens só são encontrados em veículos de segmentos superiores.

Ele tem motor Sigma 1.6 16V TiVCT, de 130/125 cv, e transmissão PowerShift opcional. Além dos equipamentos encontrados no modelo SE, vem com sete airbags, bancos e volante em couro, controle automático de velocidade, sensor de estacionamento, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, retrovisor interno eletrocrômico e rodas de alumínio de 16 polegadas.

Ele chega com preço de R$51.490, na versão manual, e R$54.990 na versão PowerShift.

Manutenção econômica – O New Fiesta é mais econômico também na hora da manutenção. Segundo levantamentos feitos pelo Cesvi Brasil e pelas publicações que hoje são usadas como referência nessa área, a cesta de peças de reposição do modelo da Ford chega a ser quase 60% mais barata que as da concorrência.

As revisões contam com o sistema de preço fixo da Ford, até os 60.000 km, e têm os mesmos valores da linha Fiesta Rocam. Além disso, a marca oferece um programa de fidelidade que dá descontos progressivos para os clientes que fazem todas as revisões.

Para completar, a Ford oferece um plano de seguro diferenciado para o New Fiesta, com preço médio de R$1.855 em São Paulo. A cobertura, oferecida pelos Seguros Ford em parceria com a Mapfre, inclui indenização integral pelo valor do carro 0 km nos 12 meses iniciais, sem perfil do condutor e com garantia de serviços com peças originais Ford.

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