quinta-feira, 25 abril , 2024
28 C
Recife

Consumidores querem carros mais automatizados

Um estudo recente da Cisco sobre a experiência do consumidor (Cisco Customer Experience Report) do setor automotivo revela a importância do uso da tecnologia desde o processo de escolha e compra à manutenção e à direção do veículo.

- Publicidade -

Os consumidores estão usando mais as tecnologias de comunicação (como celular, mensagens de texto, telefone, websites e dispositivos com comunicação embarcada) para se conectarem com montadoras e revendedoras. Os resultados mostram que aproximadamente a metade (47%) dos consumidores globais valoriza a reputação da marca na adoção da tecnologia ao comprar um veículo.

Globalmente, os consumidores estão ansiosos por ver mais mudanças de transporte na customização, segurança, tempo e economia de custos. Brasil, China e Índia se mostram significativamente mais dispostos a oferecer informações sobre hábitos de direção, em troca de eficiência em custo e tempo, e demonstram ter mais confiança em veículos sem motorista.

- Publicidade -

O estudo pesquisou mais de 1.500 consumidores em 10 países: Alemanha, Brasil, Canadá, China, Estados Unidos, França, Índia, Japão, Reino Unido e Rússia. Vamos aos principais destaques:

Antes de comprar um veículo, os consumidores preferem começar o processo on-line.

• A maioria dos consumidores começa seu processo de aquisição de automóveis online: 83% dos consumidores globais preferem pesquisar informações sobre um carro on-line, contra apenas 17% de consumidores que preferem telefonar ou ir a uma concessionária.

- Publicidade -

• Confiança no website do fabricante: 61% usam websites de fabricantes ao fazerem pesquisas para comprar um carro. Isto é uma boa notícia para o mundo digital, já que 78% dos consumidores confiam em suas pesquisas online.

Os consumidores querem uma maneira mais automatizada de monitorar custos de manutenção do carro.

• O impacto do preço do combustível na experiência do cliente: 52% dos consumidores querem monitorar o preço do combustível a partir de um veículo. Esta foi a prioridade máxima, comparada a 46% dos consumidores que querem monitorar preços de seguro, 35% que gostariam de monitorar disponibilidade de assistência automotiva em estradas e 32% querendo monitorar informações de recall.

• Monitorar custos de manutenção do automóvel: a demanda dos consumidores por monitoramento de custos de operação do veículo representou 62% dos consumidores afirmando que comprariam um dispositivo projetado para mantê-los no controle de seu orçamento mensal para combustível e manutenção automotiva.

Os consumidores estão dispostos a trocar informações pessoais por customização, segurança e economia.

• Seguro/manutenção mais baixos: 74% permitiriam o monitoramento de seus hábitos de direção a fim de economizar em seguro ou manutenção ou custos de serviços.

• Mais segurança pessoal: 60% forneceriam informações biométricas como impressões digitais e amostras de DNA em troca de segurança personalizada ou segurança do carro.

• Carro customizado: 65% compartilhariam informações pessoais como altura/peso, hábitos de direção e preferências em entretenimento se isso levasse a um veículo e experiência de direção mais customizados.

Confiança do consumidor em veículos automatizados ou não pilotados

• Veículos não pilotados: mais da metade dos consumidores globais (57%) afirmou que provavelmente andariam em um carro totalmente controlado por tecnologia que dispensa um motorista humano. Os consumidores mais confiantes a este respeito são do Brasil, com 96%, Índia, com 86%, e China, com 70%.

• Crianças a bordo: a confiança dos consumidores caiu para 46% quando perguntados se permitiriam que seus filhos andassem em veículos não pilotados, mas os brasileiros permanecem confiantes, com 92% afirmando que deixariam seus filhos em carros automatizados sem motoristas.

• Os consumidores menos propensos a este respeito são do Japão, França e Alemanha, onde apenas 6% permitiriam que seus filhos andassem em um veículo não pilotado.

MECÂNICA ONLINE

Fórmula Truck – A categoria realizou uma grande festa em sua terceira corrida da Temporada 2013 em Caruaru, Pernambuco. Com um público estimado de 50 mil pessoas, a única etapa no Nordeste foi válida para os campeonatos brasileiro e Sul-americano. A vitória foi do gaúcho Régis Boessio. Caminhões Mercedes-Benz, Volkswagen/MAN, Iveco e Scania “subiram” no pódio.

RECALL – Devido ao risco de acidentes decorrentes de falhas nos freios, a Peugeot Citroën do Brasil está chamando 811 proprietários de modelos Peugeot 308, versão Feline e 408, versão Griffe – ambos com motor 1.6 THP, fabricados em 2011 e 2012, para verificação do tubo de vácuo do sistema de freios.

Nissan LEAF – Primeiro modelo 100% elétrico produzido em larga escala, atingiu a marca histórica de 25 mil unidades comercializadas somente nos Estados Unidos, reforçando a posição de veículo elétrico mais vendido no mundo com 62 mil unidades desde dezembro de 2010.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança