sábado, 20 abril , 2024
28 C
Recife

Novo princípio de propulsão destaca coluna no 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo

É com muito prazer e orgulho que compartilhamos com você, nosso assíduo leitor, a conquista da Coluna Mecânica Online® como uma das vencedoras do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Na manhã da terça-feira, 27 de agosto de

- Publicidade -

2013, fui na sede da Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo, receber a Menção Honrosa na categoria Internet pela matéria Audi e-tron quattro: um novo princípio de propulsão, publicada em 30 de junho de 2012.

Destacando o marco histórico de pela primeira na 24 horas de Le Mans, um veículo com propulsão híbrida – o R18 Audi e-tron quattro – ter conquistado a vitória, a matéria revela a tecnologia desenvolvida pela Audi no primeiro carro a combinar um eficiente motor turbo de injeção direta com um sistema híbrido.

- Publicidade -

A tração quattro retorna às pistas de corrida com o protótipo, numa forma inteiramente diferente. Pela primeira vez na história, a Audi uniu duas tecnologias em uma fascinante forma de criar um novo tipo de propulsão, que também já está sendo testada para uso futuro em carros de produção: e-tron quattro.

Por trás dessa nova tecnologia está a próxima geração de tração nas quatro rodas, com a qual a Audi combina as vantagens da comprovada unidade quattro com o potencial da eletro mobilidade. Para este fim, um eixo do veículo é alimentado convencionalmente e o segundo, por motores elétricos.

No Audi R18 e-tron quattro a energia cinética é recuperada do eixo dianteiro durante a fase de frenagem. Ela é enviada como corrente elétrica a um volante acumulador antes de ser recuperada novamente acima de uma velocidade de 120 km/h.

- Publicidade -

Durante esse procedimento, apenas o eixo dianteiro está integrado ao motor elétrico. O motor V6 TDI de 510 cavalos de potência continua a transmitir a sua força para as rodas traseiras. Ambos os sistemas se complementam para criar o novo princípio de propulsão e-tron quattro.

Nesse momento de felicidade, temos sempre que agradecer! O primeiro reconhecimento é para nosso leitor, nosso internauta, que encontra na coluna Mecânica Online® uma ferramenta para saber mais sobre o automóvel, motocicletas, caminhões e inovações. É por causa de você que trabalhamos e nos esforçamos todos os dias na melhor informação.

Muito importante também é o reconhecimento dos colegas da imprensa, da engenharia, e recebermos essa distinção por meio desse prêmio tão prestigioso significa que estamos no caminho certo e ainda melhor: reconhecendo todas as pessoas que direta ou indiretamente nos ajudaram a chegar até aqui.

O Prêmio SAE Brasil de Jornalismo tem o objetivo de estimular a cobertura jornalística da imprensa escrita e online, geral e especializada, com pautas sobre a tecnologia da mobilidade brasileira, contribuindo para o desenvolvimento humano e social no Brasil e no resto do mundo. Nesta 7ª edição concorreram 352 trabalhos sobre tecnologia da mobilidade nos modais terrestre, aeroespacial e naval publicadas em jornais, revistas e sites brasileiros de 1º de março de 2012 a 22 de março de 2013.

Agradecemos também todas as pessoas que colaboram conosco, vestem nossa camisa, aos assessores de imprensa, aos executivos que nos atendem, empresas que acreditam e participam do nosso trabalho, aos colegas e amigos da imprensa especializada brasileira e internacional e principalmente aos veículos da imprensa que reproduzem nossa coluna. Obrigado.

Aproveitamos esse momento para renovar nossa motivação e empenho, buscando evoluir sempre no trabalho que gostamos de fazer, objetivando a informação mais completa, combinando textos, fotos, animações e vídeos, sendo multimídia e interativos, acima de tudo agindo como pessoas e escrevendo sobre mecânica do jeito que você entende.

Novo Clio econômico – Com a marca de 29,4 km/l, conquistada com o Novo Clio, a jornalista Scheila Canto, do programa Auto News TV, foi a vencedora da competição de economia de combustível, realizada pela Renault, no autódromo Velopark, em Nova Santa Rita (RS). A prova fez parte do evento do Seminário Eficiência Energética, que teve a participação de 85 jornalistas de todo o país.

Motor com lançamento mundial no Brasil – A Ford surpreendeu ao apresentar um novo motor com injeção direta de combustível para funcionar tanto com etanol como com gasolina. O Duratec Direct é o primeiro do mundo a usar essa tecnologia, além de outras inovações nesse segmento de veículos. Em breve uma coluna específica sobre a novidade.

10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética – Depois de três dias de competição em São Paulo, onde cerca de 500 estudantes com 55 protótipos de 29 universidades de sete Estados competiram, hora de conhecer os vencedores! Os primeiros colocados foram: com veículo movido a gasolina foi o Instituto Mauá de Tecnologia /SP com a marca de 405,845 quilômetros por litro.

Na categoria Etanol a primeira posição ficou também com o Instituto Mauá de Tecnologia, que fez 233,057 km/l; Na categoria Elétrico a vitória foi da Escola de Engenharia de São Carlos/SP com o consumo 42,492 KJoules.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança