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Fabricado no Rio de Janeiro, New March aposta no design e tecnologia

A Nissan é uma das marcas japonesas que mais vem se consolidando no Brasil nos últimos anos. Com uma forte política de investimentos e apostando em produtos para conquistar o consumidor brasileiro, lança nesse mês de maio a nova geração do compacto March.

Com a introdução do termo New, o modelo oferece fortes atrativos para ampliar ainda mais a participação dos clientes junto aos seus produtos.

Com o diferencial de ser o compacto mais econômico do Brasil, segundo os testes do INMETRO, o New March oferece mais itens de série que a concorrência, tem mais opções de tecnologia e segurança, além de preço atrativo em seu concorrido segmento, variando de R$ 32.990,00 e R$ 42.990,00.

E o melhor disso tudo, fabricado no novo Complexo Industrial da marca em Resende (RJ).

O Mecânica Online participou da apresentação reservada para a imprensa nacional que aconteceu na nova fábrica, e revela a fórmula que a Nissan aplicou para tornar o New March ainda mais atrativo na sua relação entre custo e benefícios.

Carro global – Primeiro ingrediente das marcas que procuram oferecer modelos atrativos em diversos mercados mundiais, mas sempre considerando itens exclusivos conforme o mercado onde o modelo será inserido.

O projeto foi realizado no Japão, mas contou com a participação de equipes de vários países do mundo, inclusive do Brasil, e utilizando a versátil plataforma V, já é vendido em mais de 100 países, ultrapassando a marca de 6,7 milhões de unidades comercializadas em sua história. No Brasil a história da nova geração tem início no dia 23 de maio, quando chega às concessionárias.

“Com o Nissan New March, produzido em nosso Complexo Industrial brasileiro, os consumidores terão um automóvel com qualidade japonesa, design moderno, interior bem-acabado, ótima lista de equipamentos com tecnologias inéditas no segmento, desempenho, economia e menor custo de manutenção. Ele reflete a nova fase da Nissan no Brasil, uma fabricante rumo à liderança entre as marcas japonesas no país”, afirma François Dossa, presidente da Nissan do Brasil.

Plataforma V – A produção do Nissan New March em Resende (RJ) segue os processos e padrão de fabricação mundial da marca (Nissan Production Way) para garantir a mesma qualidade que o modelo traz em todos os países nos quais é vendido.

Concebida sob um novo e extenso processo de desenvolvimento e produção, com novo ferramental em relação ao modelo anterior, ela cria um conjunto inédito de padrões para a indústria por conta da avançada engenharia aplicada.

Além disso, se integra a uma estrutura projetada para absorver as forças dos impactos graças às sofisticadas zonas de deformação, que mantêm a integridade da cabine por conta de uma carroceria altamente reforçada, com novos materiais no assoalho, painéis laterais e frontais e mais pontos de solda.

As soluções adotadas na plataforma e estrutura colaboram para o modelo da Nissan ter peso reduzido, entre 956 kg e 982 kg, de acordo com a versão. Esta característica foi possível também pelo uso de softwares de última geração, que permitiram desenvolver soluções de construção mais eficientes.

Observamos durante uma rápida visita à fábrica que o processo de manufatura é mais enxuto, com a entrega de conjuntos completos de componentes.

Design externo – A primeira impressão agrada. O New March agora tem um novo brilho, ficou mais alegre e transmite ainda mais jovialidade e modernidade.

O novo design conta com uma grande entrada de ar inferior e grade cromada em forma de V, que refletem ainda a assinatura atual do design mundial da Nissan. Ressaltado pelo parachoque dianteiro encorpado.

As maçanetas e retrovisores, de acordo com a versão, podem ser pretos, da cor da carroceria ou cromados. O frontal do veículo é todo novo, da coluna A até o fim do para-choque.

Visto de lado, o Nissan New March chama a atenção pelas linhas arqueadas das janelas. O departamento de design da Nissan quis preservar a forma clássica das gerações anteriores no desenvolvimento do novo modelo.

Os para-lamas proeminentes iniciam a marcante e baixa linha de cintura. Além da sensação de robustez, a solução permitiu à engenharia posicionar as caixas das rodas nas partes mais extremas da carroceria com o objetivo de conferir maior estabilidade e dirigibilidade, além de ampliar o espaço e o conforto interno, obtendo excelente entreeixos de 2,45 m para um carro com 3,83 m de comprimento (4,7 cm a mais em relação ao March), 1,68 m de largura (+1 cm) e 1,53 m de altura.

No teto há dois vincos acentuados em forma de “V”, que lembram bumerangues e não são meros detalhes estéticos. Eles têm a importante função de conferir maior robustez à carroceria e ganho acústico, pois o nível de ruídos do impacto do vento baixou sensivelmente.

Apesar do New March fabricado em Resende ter recebido um tratamento acústico reforçado para ampliar o conforto interno, com o aumento da densidade da manta acústica no painel corta fogo, de 1,2 para 1,8 kg/cm², e a adição de uma nova manta ao painel, o modelo ainda transmite o ruído externo e de funcionamento do motor.

Não chega a incomodar, mas não podemos dizer que o modelo é tão silencioso assim.

O desenho da carroceria na extremidade traseira do teto é levemente elevado para ajustar o fluxo de ar para os lados, o que melhora a performance aerodinâmica do carro. Além disso, dos espelhos retrovisores ao espoiler, cada elemento do Nissan New March foi projetado para reduzir a resistência ao ar.

Por conta disso, o modelo atingiu 0,33 cx de coeficiente de arrasto, medida mais eficiente do que a média do segmento dos carros compactos.

Interior totalmente renovado – A amplitude do interior é obtida pela altura do teto e ângulo de abertura das quatro portas, de quase 90º, que facilitam o acesso e a saída dos ocupantes, e por ideias simples, como ter a base da porta abaulada, que permite entrar e sair do modelo sem raspar os pés na região como em outros modelos.

Os ocupantes contam com 820 mm entre os limites internos das portas para dar acesso ao interior.
O painel de instrumentos tem design inteligente, que facilita a leitura do velocímetro e o conta-giros tem instrumentos claros e brilhantes, que contribuem para a boa visibilidade.

Além disso, desde a versão de entrada o Nissan New March, conta com computador de bordo com funções importantes como autonomia, consumos instantâneo e médio, e abertura interna da tampa do tanque de combustível.

Ainda em relação à busca da melhor ergonomia para o motorista, os comandos mais acessados, como o do ar-condicionado, do aquecimento, do sistema de som, do acionamento elétrico dos vidros, entre outros, estão posicionados de forma a evitar o deslocamento do corpo do motorista e são fáceis de operar.

O Nissan New March traz detalhes prateados no painel central, nas saídas de ar-condicionado, na alavanca do freio de estacionamento e no apoio de braço da porta dianteira; revestimento dos bancos em tecido nas cores preto cinza e o novo volante de três raios, que dispõe de regulagem de altura e é exclusivo para o modelo brasileiro.

Esse item, por sinal, confere ao modelo mais sofisticação com seu acabamento nas cores preto e prata. A versão topo de linha 1.6 SL tem, ainda, acabamento Piano Black com detalhes prateados no painel central.

Os bancos contam com costura dupla, que aumenta a qualidade do acabamento e amplia a percepção de cuidado com o produto para o cliente. Outro ponto importante dos bancos é o sistema Comfort Seat, tecnologia de ponta empregada pela Nissan na confecção deste equipamento.

Assim, os bancos dianteiros contam com suportes laterais nos encostos, que ajudam a aumentar o conforto e a manter a posição estável, e tecido que evita o deslocamento do corpo para frente em frenagens.

O motorista dispõe, ainda, de ajuste de altura, item de série desde a versão de entrada e não disponível em muitos concorrentes. Apesar de ser um compacto, as soluções adotadas pela Nissan aumentam a percepção de um veículo maior. Até mesmo na altura interna quando o motorista está sentado, tem a sensação que há uma maior folga.

Cores que brilham – Complementando o design, o Nissan New March inova nas cores de lançamento, com duas novas opções perolizadas: Azul Pacific e Branco Diamond. Com pequenos flocos de mica (material sintético) misturados na tinta base, a opção dá um efeito natural de brilho de pérola e, dependendo da incidência da luz e do ângulo, o tom da cor muda.

O New March é o primeiro compacto produzido no Brasil com essa opção de pintura, que segue o moderno e sustentável sistema 3 wet, onde a aplicação da base e do verniz é feita logo em seguida da aplicação do primer, tornando o processo mais curto e reduzindo o consumo de energia.

Os robôs utilizam cartuchos para a pintura, o que reduz a perda de tinta e solventes, diminuindo a emissão de compostos orgânicos voláteis (COVs), o que deixa a operação mais sustentável. Para isso também é fundamental o uso de água como base na pintura.

Câmera de ré – Quando falamos em câmera de ré estamos nos referindo a veículos maiores. Num compacto esse item reflete preocupação numa condução mais segura e comodidade, já que dá mais confiança ao motorista ao melhorar a visibilidade na traseira, ajudando a evitar colisões com objetos ou pessoas não identificados pelo retrovisor.
Sistema multimídia – Além das imagens captadas pela câmera de ré, o sistema multimídia (disponível na versão 1.6 SL) com tela de 5.8 polegadas conta com sistema de navegação por satélite (GPS) com tela sensível ao toque e comandos de voz em português, que mostra todas as informações de áudio e do telefone celular e, ainda, permite se conectar via Bluetooth a dispositivos móveis como smartphones e equipamentos de MP3.

Ar condicionado digital – Permite a escolha da temperatura desejada para que o sistema se adapte. Com 22 graus selecionados, por exemplo, o ambiente interno ficará assim mesmo se o carro estiver passando por locais com variações sensíveis de calor e frio, pois sensores identificam a temperatura e fazem a troca de ar para deixar do jeito desejado.

Volante do Novo Sentra – Exclusivo para o Brasil – O novo volante multifuncional, exclusividade mundial do Nissan New March brasileiro, concentra os controles de áudio e da função viva voz para o telefone. Já com o Bluetooth Streaming é possível sincronizar a agenda telefônica e os arquivos de música digital com o sistema para ampliar as opções de diversão durante a condução, sem a necessidade de cabos para conexão.

Limitador de carga no cinto de segurança – Na segurança passiva, o modelo conta com cintos de segurança dianteiros equipados com pré-tensionadores e o exclusivo sistema limitador de carga. Com esses recursos, em caso de colisão, os cintos se retraem instantaneamente, restringindo rapidamente o movimento dos corpos dos passageiros e, quase que simultaneamente, liberando gradualmente a correia, amortecendo a força aplicada ao peito, reduzindo a possibilidade de lesões.

NissanConnect™ – Com o novo carro, a Nissan introduz no Brasil o sistema NissanConnect™. Disponível nos Estados Unidos e na Europa, a novidade é a plataforma global da Nissan para a conectividade de apps de smartphones.

Com ela, motoristas podem ter a experiência digital diretamente em seu veículo. O funcionamento é simples: após a compra da versão do New March equipada com o NissanConnect™ (1.6 SL), o proprietário se cadastra e registra o veículo no sistema, além de baixar o app em um smartphone com os sistemas operacionais Android ou iOS. A partir disso, é possível interagir com os aplicativos mais populares, como Facebook e Google.

No Facebook, a plataforma permite acessar funções como feed de notícias, status, check in, amigos e eventos. Se, por exemplo, chegar convites para eventos, isso será mostrado no sistema. A partir daí, com um clique na tela touch screen, é possível dirigir-se ao local com o auxílio do navegador e ainda fazer o check in quando chegar.

No Google Search é possível buscar pontos de interesse. O pacote de serviço do NissanConnect™ é gratuito para os primeiros três anos após a data de compra do carro. É importante ressaltar que o funcionamento depende da compatibilidade do smartphone com pacote de dados e do cadastro no app.

Compacto mais econômico do mercado brasileiro – O New March chega ao mercado sendo o único compacto do país a ter tanto o motor 1.0 quanto o 1.6 reconhecidos com a nota máxima (“A”) na sua categoria dentro do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), do Inmetro.

Assim como o próprio Nissan New March, o motor HR 1.6 16V também é produzido no Complexo Industrial da marca em Resende (RJ). Com 1.598 cm³, ele desenvolve 111 cavalos de potência a 5.600 rpm, com qualquer um dos combustíveis, e faz o Nissan New March sair da imobilidade aos 100 km/h em 9,88 segundos (gasolina) e 9,49 segundos (etanol).

Essa agilidade é proveniente da modernidade do projeto, excelente relação peso-potência (8,8 kg/cv) e do torque de 15,1 kgfm a 4.000 rpm – 90% já estão disponível a 2.400 rpm.

Além disso, a Nissan utiliza no motor HR o sistema CVVTCS (Continuosly Variable Valve Timing Control System, ou variação da abertura das válvulas através de variador de fase), que faz com que a entrada de ar e de combustível nos cilindros seja otimizada em qualquer rotação, oferecendo respostas mais precisas do acelerador, maior rendimento com economia de combustível.

O resultado é uma melhor queima de combustível e, em consequência, redução das emissões de poluentes. O HR 1.6 16V também conta com corrente ao invés de correia, dispensando trocas, e velas com eletrodo de Platina, substituídas apenas a cada 100 mil km.

Sinal de maior durabilidade e menor manutenção. E, com a produção no Brasil, o consumidor tem ainda mais tranquilidade em relação à manutenção.

O 1.0 16V (998 cm³) bicombustível é o motor mais econômico do Brasil. Ajustado às características de dirigibilidade do Nissan New March, esse motor entrega 74 cavalos de potência a 5.850 rpm e 10 kgfm de torque a 4.350 rpm, tanto com etanol quanto com gasolina.

Com relação peso/potência de 12,9 kg/cv, e escalonamento adequado das marchas para o tipo de motor e de uso, o New March 1.0 16V tem saídas ágeis, que garantem ainda desempenho muito bom, com aceleração de 0 a 100 km/h feita em 14,48 segundos com gasolina e em 13,79 segundos com etanol.

Mesmo com a boa performance, o compacto mantém as boas médias de consumo de combustível, consagrando-se o mais econômico do segmento. Esse motor tira 90% do torque total a 3.500 rpm.
Equipado com direção elétrica progressiva de série desde a primeira opção de acabamento, o modelo ainda tem o menor diâmetro de giro do segmento, apenas 4,5 m.

Sem contar que o motorista tem excelente visibilidade por conta do parabrisa amplo, das colunas “A” finas e espelhos retrovisores grandes, de espelhos convexos, outra novidade do modelo.
Agilidade e força, porém, não podem estar dissociadas da segurança.

Além do duplo airbag de série em todas as versões, o Nissan New March é equipado com freios antitravamento ABS de 9ª geração, da Bosch, com controle eletrônico de frenagem (EBD) e sistema de assistência de frenagem (BAS), que tornam a condução e parada do carro muito mais segura, pois ajuda a calcular a velocidade e a força que o motorista impõe no pedal em frenagens de emergência para reduzir a distância da parada.

O EBD do Nissan New March pode variar o esforço de frenagem até 50% por eixo, no máximo. Sistemas sem esse recurso são calibrados normalmente 30% atrás e 70% na frente. Dessa forma, evita-se o efeito “mergulho” da dianteira.

Para apoiar de forma correta esses sistemas no momento das frenagens mais fortes, o carro conta com disco de freios de 260 mm na frente – mesmo tamanho utilizado no hatch médio Tiida – e tambores com 203 mm atrás.

A suspensão frontal é independente, tipo McPherson, e a traseira tem eixo de torção, solução adotada pela Nissan em vários modelos de sua linha. É uma combinação que oferece condução muito agradável, reduzindo os golpes e as vibrações, além de um bom desempenho sem esforços.

A suspensão traseira foi desenhada também para minimizar a intrusão no porta-malas, de maneira a oferecer mais espaço no compartimento e na cabine. Essas configurações da suspensão do Nissan New March oferecem condução muito agradável, reduzindo os golpes e as vibrações provocadas por pisos irregulares.

Outra novidade, que está ligada ao novo aro das rodas, cujo diâmetro não foi alterado mesmo com o perfil mais baixo, é a calibração da direção elétrica progressiva. O motor elétrico do sistema foi redimensionado para melhorar a sensação de segurança em altas velocidades, aperfeiçoando a progressividade para se obter a melhor resposta em todas as situações de uso.

A direção elétrica também traz vantagens para o proprietário por demandar menor manutenção e dispensar uso de fluídos em relação aos sistemas hidráulicos.

“Como um dos pilares do planejamento de produto da Nissan, ouvimos a opinião do cliente brasileiro. No Nissan New March identificamos uma oportunidade de nos diferenciar em design, tecnologia e dirigibilidade no segmento de carros compactos.

Além disso, fortalecemos a relação de confiança com os clientes ao oferecer segurança e custo de propriedade reduzido, com os menores valores de consumo de combustível e revisões entre os compactos”, explica Tiago Castro, gerente de Produto da Nissan do Brasil.

Mecânica Online – Com fabricação nacional, o New March oferece três anos de garantia sem limite de quilometragem; assistência 24h gratuita por dois anos e preços de manutenção fixos.

A mão de obra é grátis nas duas primeiras revisões, sendo que até os 60 mil quilômetros, o proprietário do Nissan New March desembolsará um total de R$ 1.754, para o carro com motor 1.0, e R$ 1.784, na versão com o motor 1.6, para realizar as revisões obrigatórias recomendadas pela Nissan, o mais baixo dos respectivos segmentos.

E não há distinção entre consumidores das diferentes regiões do Brasil: os preços das revisões obrigatórias são fixos e válidos em todo o território nacional, para que o proprietário do Nissan New March saiba desde a hora da compra quanto gastará nas revisões periódicas (a cada 10.000 km ou 12 meses, o que ocorrer primeiro).

Para valorizar ainda mais o custo-benefício neste item, a mão de obra está inclusa nos valores fechados, que serão os mesmos nas 169 concessionárias Nissan de todo o País.
Confira os valores para as revisões até os 60 mil km do Nissan New March com os motores 1.0 e 1.6:
Nissan New March 1.0:
10.000 km 20.000 km 30.000 km 40.000 km 50.000 km 60.000 km
R$ 199 R$ 249 R$ 219 R$ 359 R$ 329 R$ 399,00
M.O. grátis – 2 primeiras revisões Demais revisões: M.O. incluída no pacote de Revisão Preço Fechado
Nissan New March 1.6:
10.000 km 20.000 km 30.000 km 40.000 km 50.000 km 60.000 km
R$ 199 R$ 249 R$ 269 R$ 329 R$ 329 R$ 409,00
M.O. grátis – 2 primeiras revisões Demais revisões: M.O. incluída no pacote de Revisão Preço Fechado
O Nissan Way Assistance atende 24 horas casos de pane, colisão, furto ou pneu furado. Também oferece conserto no local ou reboque, dependendo do que acontecer. Dependendo do local no qual ocorrer o inconveniente, a Nissan oferece guincho ou até quatro dias de hospedagem grátis.

E, se for o caso, um carro reserva gratuitamente por quatro dias.
Modelo equilibrado – A proposta da Nissan com a chegada do New March é bastante justa. Seu modelo é compacto mas oferece itens que normalmente não encontramos em seu segmento e às vezes apenas em modelos “premium”.

Agrada ver que tecnologias e conectividade trazem mais modernidade e jovialidade ao modelo. Preocupação com um design funcional e ao mesmo tempo bonito, e principalmente, um interior renovado que eleva o nível de sensação a bordo fazem do modelo uma opção bastante atrativa.

As duas opções de motorização rodam de forma equilibrada, ou seja, oferecem economia e boa relação de desempenho. A direção com assistência elétrica vai além de facilitar as manobras, mas passa uma excelente relação de segurança, que o veículo está sempre bem controlado.

Versões e motorização – São seis versões – a três para cada motor – cada uma integrando equipamentos e itens de acabamento adequados ao seu posicionamento de mercado. Confira a seguir o que cada versão do Nissan New March traz de série. As denominações das versões estão alinhadas com as adotadas pelas outras linhas de veículos da Nissan oferecidas no Brasil.

A seguir os equipamentos de série e os preços sugeridos de cada versão:
1.0 Conforto (R$ 32.990,00) – Câmbio manual de 5 marchas

Motor 1.0 16V com 74 cv @ 5.850 rpm de potência e torque de 10 kgfm @ 4.350 rpm

Acelerador eletrônico do motor (drive by wire)Ar-condicionado

Ar quente

Airbags frontais para motorista e passageiro

Alarme sonoro de advertência para chave no contato e luzes acessa

Apoios de cabeça dianteiros (2) e traseiros (2) com regulagem de altura

Acabamento preto da coluna central (B)Antena de teto

Botão cromado da alavanca do freio de mão

Banco do motorista com tecnologia Comfort Seat e regulagem de altura

Bloqueio de ignição através de imobilizador do motor

Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores e limitadores de carga

Cintos de segurança traseiro laterais de três pontos retráteis e central de 2 pontos

Computador de bordo com as funções consumo instantâneo e relógio

Console central com três porta-copos e porta-objetos

Conta-giros e velocímetro com acabamento em prata

Calotas integrais

Detalhe da grade superior em V cromado

Desembaçador do vidro traseiro com temporizador

Direção elétrica progressiva

Display digital de quilometragem total e parcial

Freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e Assistência de frenagem (BA)Para-sol com espelhos cortesia para motorista e passageiro

Porta-luvas com tampaPorta-malas com iluminação

Portas dianteiras com porta-objetos e suporte para garrafa

Preparação para sistema de áudio Retrovisores externos rebatíveis Retrovisores externos na cor da carroceriaRodas de aço aro 14 com pneus 165/70 R14

Revestimento dos bancos em tecido nas cores preto e cinza Tampa de combustível com abertura interna Tomada de 12V integrada ao console central

Volante de três raios com regulagem de altura
1.0 S (R$ 34.490,00) – Todos da versão 1.0 Conforto acrescidos de acabamento em prata no apoio de braço da porta dianteira

Chave com telecomando para abertura e fechamento das portas e do porta-malas

Maçanetas internas de abertura das portas cromadas

Retrovisores externos com regulagem elétrica

Revestimento das portas dianteiras em tecido

Travas elétricas das portas e do porta-malas

Vidros dianteiros e traseiros elétricos com a função um toque para vidro do motorista

1.0 SV (R$ 36.990,00) – Todos da versão 1.0 S acrescidos de: aerofólio com brake light e lâmpada de LED Conexão Bluetooth de telefone (viva-voz) com sincronização de agenda

Conexão para arquivos digitais de música por StreamingComandos de áudio no volante e Bluetooth

Maçanetas externas na cor da carroceria

Moldura da grade inferior cromada

Farol de neblina dianteiro com acabamento cromado Rádio CD Player com função RDS, entrada auxiliar para MP3 Player/IPod®, conector USB, e quatro alto-falantes

Revestimento dos bancos com acabamento SVRodas de liga leve aro 15 e pneus 185/60 R15

1.6 S (R$ 37.490,00) – Todos da versão 1.0 S acrescidos de motor 1.6 16V com 111 cavalos de potência e torque de 15,1 kgfm

1.6 SV (R$ 39.990,00) – Todos da versão 1.0 SV acrescidos de motor 1.6 16V com 111 cavalos de potência e torque de 15,1 kgfm

1.6 SL (R$ 42.990,00) – Todos da versão 1.6 SV acrescidos de Ar-condicionado digital automáticoAcabamento Piano Black no painel centralAlarme perimétrico com acionamento na chave

Acesso às redes sociais NissanConnect™ integrado ao navegador

Câmera traseira com imagem integrada ao display do rádioFaróis dianteiros e traseiros com máscara negra Maçanetas externas de abertura das portas cromadasRevestimento dos bancos em tecido especial premium SLRodas de liga leve aro 16 e pneus 185/55 R16 com acabamento Inner BlackRádio CD Player com MP3 com display 5.8 polegadas colorido, função RDS, entrada auxiliar para MP3 Player/IPod®, conector USB, e 4 alto-falantes Sistema de navegação por GPS integrado ao painel

Opões de cores (1.0 e 1.6) – Sólidas: Preto Premium e Vermelho Alert Metálicas: Prata Classic e Cinza Magnetic Perolizadas: Azul Pacific e Branco Diamond.

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