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3008 ganha nova identidade visual da Peugeot

Combinar as habilidades de vários segmentos. Essa é a essência do Peugeot 3008, modelo que há três anos chegou no mercado nacional e ganha agora seu primeiro facelift.

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A marca destaca como características o dinamismo do hatchback, o espaço inteligente do monovolume e a robustez do utilitário esportivo, tudo isso combinando com modernidade.

O Mecânica Online participou da apresentação realizada para a imprensa do novo modelo. O design perde um pouco da sobriedade e robustez e fica mais refinado, alinhado com o estilo do grupo PSA Peugeot Citroën.

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Logo de primeira encontramos a nova identidade visual da marca, com a frente redesenhada. A grade e o farol de neblina, com moldura inspirada nos últimos carros-conceito apresentados em salões pelo mundo afora, são delineados por peças cromadas que parecem emergir da carroceria.

Adornado com dois filetes cromados, a entrada de ar reforça a presença natural do veículo.Há também um novo conjunto ótico, que apresenta linhas de recortes inovadores.

Os faróis são cercados por uma área cromada e luzes diurnas em LED ressaltam a personalidade tecnológica. Pelo menos no visual, pois apesar de suas dimensões, falta uma câmera de ré para facilitar as manobras.

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A parte traseira mantém as linhas sinuosas do conjunto. A lanterna traz novas luzes em LED em tom escuro marcada por três “garras” que sugerem um efeito em 3D. Elas remetem até mesmo no novo 208, mas também poderiam lembrar os olhos daqueles gatos que aparecem em alguns filmes de terror, como ressaltou um colega jornalista durante nossa avaliação do modelo.

A esportividade fica clara com as rodas diamantadas de 17 polegadas e design exclusivo.As principais características internas do 3008 foram mantidas e melhoradas. Destaque para a grande área envidraçada, que permite boa iluminação. O gigantesco teto panorâmico de vidro, de 1,60 m², eleva a superfície envidraçada total para 5,34 m².

E não estranhe quando você parar o 3008 e alguém falar que você chegou em um avião. Esse foi o conceito desenvolvido pela marca – um “cockpit de avião” – que apresenta painel de instrumentos de acabamento cuidadoso, formado por mostradores com números brancos e agulhas vermelhas, sob um fundo negro.

Materiais de qualidade oferecem uma percepção qualitativa incontestável, tanto em termos visuais como táteis, presentes, por exemplo, no revestimento texturizado do painel e nos detalhes cromados brilhantes e foscos.

O console central surge na continuidade visual do painel de instrumentos e continua até encontrar a alavanca da caixa automática de velocidades. O largo console separa os bancos da frente e funciona como apoio central de braços.

Nele, o condutor também encontra as funções de climatização do veículo, sistema de áudio, seletores de ajuste do Head Up Display e do Freio Elétrico de Estacionamento.

A versão única de acabamento oferecida no Brasil é a Griffe THP. O modelo oferece os seguintes equipamentos de série:

Direção eletro-hidráulica com volante regulável em altura e profundidade;
Modularidade de bancos;
Vidros elétricos “one touch” com sistema anti-esmagamento em todas as portas;
Ajuste dos retrovisores elétricos;
Bancos esportivos revestidos em couro e tecido Mistral (tom preto) para os veículos na cor de carroceria Branco Nacré (perolizada) e Cinza Alumínio, e tecido Guerande (tom cinza claro) para os veículos de cor de carroceria Preto Perla Nera;
Piloto automático com Regulador e Limitador de Velocidade.
Buscando ser destaque em tecnologias, uma ampla lista de equipamentos de série é disponibilizada para facilitar o dia a dia dos motoristas:

Head Up Display – As informações essenciais à condução, como a velocidade e o regulador / limitador de velocidade são projetadas numa lâmina translúcida colorida em policarbonato com tratamento antirreflexo.

Ela permite que o condutor as acesse sem ter necessidade de tirar os olhos da estrada. Além do conforto de utilização, o sistema traz benefícios em termos de segurança.

A inclinação, o recolhimento da tela e a luminosidade das indicações projetadas na lâmina podem ser regulados a partir de teclas no console central. O Head Up Display contribui para o efeito “cockpit de avião” do posto de condução.

Freio Elétrico de Estacionamento – Esse sistema beneficia o conforto na condução. A partir do momento do arranque, o freio de mão libera-se automaticamente. Quando o motor é desligado, o freio é acionado igualmente de forma automática.

Um processador, em ligação com o ESP, gere o esforço para imobilizar o veículo, em função da inclinação. O freio de mão permanece em vigília durante o tempo de imobilização para reajustar, se necessário, o esforço de aperto. O condutor pode, no entanto, forçar este aperto mantendo apoiado o comando da trava (peso rebocado, transporte em caminhão, barco, entre outros).

No caso de uma parada sem corte da ignição, o comando elétrico, situado ao alcance da mão, pode ser acionado manualmente. Para libertar manualmente o freio de mão elétrico é indispensável que o pé pressione o freio.

Hill Assist – Assistência ao Arranque em Rampa – O modelo conta com um sistema de assistência ao arranque em rampa com vantagens para o conforto de utilização e para um acréscimo em segurança.
Graças à conexão permanente com o ESP, esta função permite, quando o veículo se encontra numa inclinação, mantê-lo parado durante dois segundos depois de tirar o pé do freio, o que dá ao condutor tempo suficiente para acelerar novamente sem que o carro recue na ladeira.

Esse sistema torna as manobras mais seguras e facilita a utilização do veículo, quer para frente (arranque em rampa) ou marcha a ré (por exemplo, para realizar uma manobra de estacionamento numa rampa em descida). O sistema funciona em rampas com um mínimo de 3% de inclinação.

Climatização Inteligente – O ar-condicionado automático digital bi-zone permite aos passageiros ajustar a climatização do habitáculo de forma independente tanto do lado esquerdo quanto no direito do veículo. A difusão do ar é feita por quatro saídas no painel de bordo, também em saídas para os pés dos ocupantes da frente e ainda em aletas para os passageiros traseiros.

A climatização do ambiente pode ser feita de forma manual (com filtro de poeira e de pólen) ou automática. Nesse caso, a função Air Quality Sensor (AQS), ligada a uma sonda de qualidade do ar, comanda automaticamente o fechamento da tampa de reciclagem em caso de detecção de uma variação do nível de poluição do ar.

Multimídia WIP NAV RT6 – O sistema de áudio com USBBox permite a conexão de tocador de CD com MP3 aliado às funções Bluetooth e conjunto “mãos livres” para telefone celular.

Pode-se também acionar os dispositivos conectados à entrada auxiliar, como um aparelho de iPod. Some-se a isso um sistema de navegação por GPS projetado em uma tela colorida de sete polegadas rebatível eletricamente.

Mecânica Online – Motor 1.6 16V Turbo High Pressure de 165 CV – Sem novidades mecânicas, o 3008 chega equipado com motor 1.6 16V Turbo High Pressure fabricado com bloco em alumínio, extremamente leve e desenvolvido em cooperação com a BMW, o 3008 que possui um coeficiente aerodinâmico (Cx) de 0,296, um dos melhores em seu segmento, utiliza sistema de injeção direta de gasolina, com 1.598 cm3 de cilindrada e cabeçote composto de 16 válvulas com comando de admissão variável e balancins roletados que desenvolve 165 CV de potência a 6.000 rpm.

Com um torque máximo de 24,5 kgfm disponível à marca de 1.400 rpm.A motorização apesar de ser 1.6 litro é justa para o 3008.

Não fica devendo, mas também não sobra. O alternador, a bomba de óleo, a turbina do motor, a válvula termostática, a bomba d’água e o comando de válvulas de admissão são pilotados, ou seja, comandados segundo uma estratégia definida eletronicamente pelo módulo da injeção eletrônica.

Isso permite um controle muito mais preciso de seu funcionamento, sem desperdícios de energia comuns nos motores convencionais.

Atrelada a essa motorização, o veículo dispõe de uma caixa automática sequencial de seis velocidades.

Trabalhando sempre com o melhor regime de rotação do motor, ela permite uma rápida e suave troca de marchas, contribuindo em boa parte ao grande prazer de condução proporcionado pelo modelo.

Na caixa automática temos o conversor de torque, que também é pilotado, proporcionando uma condição de tráfego mais segura principalmente em reduções. Neste tipo de conversor, uma embreagem interna efetua a ligação mecânica entre o motor e a caixa, gerando o efeito de “freio motor”.

Assim, o condutor tem a mesma sensação de um carro equipado com caixa de velocidades mecânica: ao retirar o pé do pedal do acelerador, o veículo “freia” pelo motor. Por consequência, há maior economia de combustível, visto que o propulsor, nestas condições, não injeta combustível para ser queimado, e também economia de freios, pois o condutor utiliza uma energia que estaria sendo desperdiçada.

Um veículo multiuso – Os passageiros do novo 3008 têm a disposição espaços de arrumação que totalizam cerca de 50 litros de volume útil.

À frente:

Um grande volume refrigerado disponível no console central, sob o apoio de braços dianteiro, permite alojar uma garrafa de 1,5 litro, CDs ou demais objetos, graças a sua capacidade de 13,5 litros;
O porta-luvas disponibiliza ao passageiro um volume de quatro litros;
Um espaço fechado situado abaixo do volante, integrando o Manual do Proprietário, oferece um volume de 3,7 litros;
Dois grandes compartimentos rígidos nas portas com sete litros cada;
Dois porta-copos no console central;
Uma rede de retenção de objetos no lado direito do console central, à disposição do passageiro da frente.
Na traseira:

Duas tampas dão acesso a espaços de 3,8 litros à direita e 3,3 litros à esquerda, sob os pés dos passageiros de trás;
Porta-revistas atrás dos encostos dos bancos da frente;
Duas bolsas rígidas nas portas, cada uma com 2,5 litros.
O interior do veículo apresenta ainda:

Três tomadas de 12V (à frente do console central, na parte posterior dela para os passageiros da segunda fileira de bancos e no bagageiro);
Os passageiros traseiros se beneficiam de um apoio de braços central que dá acesso ao porta-malas.

Além da grande quantidade de porta-objetos em todo o habitáculo, o compartimento de bagagens é facilmente acessível graças à divisão da tampa em duas partes, uma superior, cuja dimensão permite a manipulação em qualquer lugar, e outra inferior.

 

Esta área serve para facilitar a carga de objetos pesados, já que pode suportar um peso de 200 kg repartido pela sua superfície. O bagageiro do modelo oferece a possibilidade de ser facilmente dividido, graças a um piso que pode ser modulado em três níveis.

Patenteada pela Marca, esse sistema facilita a utilização do veículo no dia a dia. Nível 1: o piso móvel, que pode ser extraído do veículo se necessário, posiciona-se no fundo do bagageiro para oferecer o maior espaço de carga possível.

Nível 2: o piso fica alinhado com a tampa aberta – 25% do volume total do bagageiro passa a estar disponível abaixo deste piso e 75% entre o piso e o teto. Esta posição permite um piso perfeitamente plano, desde a tampa até o painel de bordo, quando os encostos traseiros e do passageiro da frente são escamoteados.

Nível 3: o piso móvel é colocado no alinhamento da tampa fechada. A repartição do volume total do bagageiro passa a ser de 45% sob este piso e de 55% sob o teto. Em qualquer das duas últimas posições, o condutor poderá compartimentar ou esconder, à sua vontade, os objetos que coloca no bagageiro.

Além do seu piso móvel, o bagageiro do novo 3008 é explorável sem dificuldades. Dispõe de capacidade de 512 litros e, com os bancos traseiros rebatidos, a capacidade do compartimento de bagagens atinge o volume de 1.604 litros.

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