sexta-feira, 19 abril , 2024
28 C
Recife

O melhor amigo do motorista

Qual o melhor amigo do homem? Para muitos a resposta será certa: os cães. Logo surgem comparações com as pessoas e suas atitudes e comportamentos.

- Publicidade -

Mas considerando que comemoramos no dia 20 de julho o Dia Internacional da Amizade, ou como definimos o dia do Amigo, quem seria, então, o melhor amigo do motorista? Motorista esse que também comemora seu dia no próximo 25 de julho.

Talvez seu veículo seja o elemento chave, pois sem ele não haveria motorista. Oportuna ideia pois não adiantaria existirem rodas, pneus, motores e suspensões, mas ainda assim, o veículo comporta seu motorista e vice-versa, ou seja, precisam um do outro para existirem, pelo menos por enquanto. Vem aí os veículos autônomos!

- Publicidade -

Para muitas pessoas, alguns programas que auxiliam na condução, informando em tempo real a situação das vias, acidentes e até mesmo a presença policial podem surgir como primeira opção quando perguntados sobre o melhor amigo do motorista.

Facilitar o trânsito, melhorar a dinâmica do dia-a-dia, tudo bem, mas como interferência na segurança do próprio e dos demais motoristas pode não ser uma boa alternativa.

Agora sim, vamos acertar em cheio: o manual do veículo! Está lá, normalmente no porta-luvas, com todas as informações do veículo, tim-tim por tim-tim, revelando seus segredos e melhores formas de utilização. Não tem como negar sua importância.

- Publicidade -

É o primeiro, ou pelo menos deveria, a ser pego pelo motorista ao receber seu veículo, no primeiro contato, como principal fonte de consulta sobre seu carro. Mas muitas vezes ele passa e vai passando despercebido. Fica esquecido e serve apenas na hora da revenda para mostrar que está ali: possui até o manual original! Não se trata um amigo assim.

Não há dúvidas que o melhor amigo do motorista é o cinto de segurança. Sempre próximo ao seu amigo, passando bem pertinho do seu coração, ele que antigamente foi ignorado, hoje é peça mínima na garantia da segurança, funcionando de forma simples. Pode ser o grande diferencial na hora de minimizar as consequências de um acidente, ou, até mesmo, de salvar uma vida.

É ele que impede que o corpo seja lançado para fora do carro ou entre em choque com o volante e outras partes duras do veículo, em caso de colisões.

Ainda assim, pode ser esquecido por alguns, principalmente pelos passageiros que estão no banco traseiro. Cabe ao motorista conferir se todos estão utilizando o cinto. Mas ainda vemos histórias de motoristas que não querem esse aperto amigo.

Na verdade o fiel amigo é aquele que você sempre leva junto. Independente para onde seu veículo seguir, lá vão eles: você, o motorista e seu amigo, andando sempre juntos, quer para o trabalho, para a praia ou mesmo para a serra. Chuva ou sol, inverno ou verão.

É assim que fortalecemos uma amizade. Nada de deixar o amigo em casa. E amigo mesmo, de verdade, nunca é um atrapalho, mesmo que às vezes ele pareça não ser útil, você diz: bora, estamos juntos!

É a força da amizade, e essa relação entre o motorista e o banco traseiro do veículo ainda vai perdurar por muitos e muitos anos, pois amigos, uma boa amizade é para sempre! Feliz Dia do Amigo para você. Obrigado por seu carinho e prestígio.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança