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Novo Ka chega completo nas versões hatch e sedã

“Do antigo apenas o nome. O modelo é totalmente novo, global e procura surpreender o cliente em conectividade, segurança e motorização.”

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O lançamento do Novo Ka já vem acontecendo há algum bom tempo. E a estratégia da Ford quando observamos agora, momento chave de lançamento por completo das versões hatch e principalmente, da novíssima, sedã, foi muito bem acertada, pois são tantas as novidades que o modelo oferece, que a forma de apresentação das principais características aos poucos, permitiu aos clientes um melhor conhecimento das tecnologias de conectividade, design, segurança e motorização.

O carro que estará disponível na rede de concessionárias da marca em setembro apresenta tantas e boas novidades, que vamos tentar resumir de forma eficiente, os principais atributos que fazem do mais novo modelo de entrada da Ford, um forte concorrente para quem procura um veículo moderno e tecnológico, que oferece um novo perfil de veículo completo para o consumidor.

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O Mecânica Online®, à convite da Ford, foi até a região de Trancoso, na Bahia, e com exclusividade, avaliamos as duas versões.

Para começar a boa novidade fica por conta das motorizações. Além do motor 1.0 TiVCT 12V Flex, o Ka tem a opção de motorização 1.5 16V Flex. O objetivo é ambicioso da marca: disputar a liderança do segmento de compactos hatch 1.0 e atingir o maior volume da história da Ford no segmento de sedãs.

“O Novo Ka e o Novo Ka+ são o futuro dos compactos. Eles completam a renovação da linha Ford no Brasil, que passa a ser 100% formada por produtos globais. Mais que isso, chegam com a missão de colocar a marca em um novo patamar no mercado, trazendo para o segmento de maior volume de vendas os conceitos que estão comandando o crescimento da Ford no mundo”, diz Steven Armstrong, presidente da Ford América do Sul.

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Os dois modelos já vêm equipados de série com ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas com controle remoto, rádio MyConnection Gen.3 com MyFord Dock, airbag duplo, freios ABS com distribuição eletrônica (EBD) e controle de frenagem em curvas (CBC). Têm três anos de garantia e preço a partir de R$35.390 no hatch e R$37.890 no sedã.

Além disso, oferecem opcionais exclusivos no segmento, como controle eletrônico de estabilidade e tração (AdvanceTrac), assistente de partida em rampas (HLA) e sistema de conectividade SYNC Media System com comando de voz e dois recursos pioneiros no Brasil: a Assistência de Emergência e o sistema AppLink para acesso a aplicativos do celular.

Mecânica Online® – “O Novo Ka e o Novo Ka+ são carros evoluídos em todos os aspectos. Eles são resultado de um projeto de engenharia avançado, criado para ser o melhor da categoria e surpreender o consumidor em todos os atributos”, diz Jorge Chear, diretor de Vendas e Marketing da Ford.

“Eles trazem tudo o que o consumidor do segmento realmente valoriza e quer, com uma proposta simplificada e transparente de catálogos e o melhor preço.”

É a segunda linha global de veículos da Ford com desenvolvimento liderado pelos times de design e engenharia do Brasil, depois do EcoSport.

Esse trabalho incluiu rodagem e testes de mais de 1,2 milhão de quilômetros, além de validações feitas de forma integrada junto com as engenharias da Ford na Europa e nos Estados Unidos.

A nova linha, assim como o motor 1.0 TiVCT, são produzidos no Complexo Industrial Ford Nordeste, em Camaçari, na Bahia, com as tecnologias mais avançadas de manufatura e controle de qualidade.

O Novo Ka e o Novo Ka+ são os mais potentes e econômicos da categoria na versão 1.0 e também estão entre os líderes com o motor 1.5, ambos com selo A de eficiência energética do Inmetro/CONPET.

O motor Ford 1.0 TiVCT, de três cilindros, supera em potência e torque concorrentes de três e também de quatro cilindros. Ele gera 85 cv (@ 6.500 rpm) e torque de 105 Nm (@ 4.500 rpm) com etanol e 80 cv (@ 6.500 rpm) e torque de 100 Nm (@ 3.500 rpm) com gasolina. Faz 8,9 km/l com etanol e 13 km/l com gasolina na cidade, e 10,4 km/l com etanol e 15,1 km/l com gasolina na estrada.

Entre os avanços responsáveis por esse rendimento estão o duplo comando de válvulas variável tanto na admissão como no escape, com quatro válvulas por cilindro, e o sistema de arrefecimento em dois estágios.

O motor Sigma 1.5 16V Flex tem potência de 110 cv (@ 5.500 rpm) e torque de 146 Nm (@ 4.250 rpm) com etanol e potência de 105 cv (@ 6.500 rpm) e torque de 143 Nm (4.250 rpm) com gasolina. Faz 7,9 km/l com etanol e 11,5 km/l com gasolina na cidade e 9,5 km/l com etanol e 13,6 km/l com gasolina na estrada. Seu bloco é de ferro fundido.

Na hora da partida do motor surge logo o aviso, pé sempre no pedal da embreagem. Durante nossa avaliação, a versão com motorização 1.0 litro, com apenas três cilindros, tem um bom rodar na estrada. Não espere um veículo esperto.

Sua relação peso x potência é de 12,8 kg/cv quando abastecido com gasolina e 12,0 kg/cv quando utiliza etanol. Quanto menor esse número, melhor a sensação de desempenho do modelo. No Volkswagen Up, por exemplo, esse número chega a 11,22.

Quando comparado com o Gol, temos um empate na relação entre peso e potência.Mas a sensação no Ka é que você está dirigindo um veículo de verdade. Não é mais aquele carro pequeno, sem atributos.

Um dos grandes destaques fica por conta do espaço interno, que diga-se de passagem passa a impressão de ser bem maior que o disponibilizado no New Fiesta.

Falando em aspectos construtivos, o novo motor da Ford tem a correia dentada de acionamento dos comandos de válvulas enclausurada e lubrificada com óleo, o que lhe garante vida útil igual a do motor, definida pela Ford com 240.000 km.

Nossa avaliação aconteceu apenas com a versão 1.0 litro, SEL. O consumo Inmetro/Conpet deu ao novo Ka 1.0 nota nota “A” no Selo de Eficiência Energética. Com gasolina, 13 km/l na cidade e 15,1 km/l na estrada; com álcool, 8,9 km/l cidade e 10,4 km/l estrada.

“A economia de combustível da linha é o resultado de um extenso trabalho de engenharia, focado em todos os sistemas dos veículos. Os pneus de baixa resistência ao rolamento, a direção elétrica, o ventilador do motor com baixas perdas, o ar-condicionado e o alternador de alto rendimento são componentes que ajudam a economizar combustível”, destaca Klaus Mello, gerente de Engenharia Veicular da Ford.

Quem desejar subir de categoria em veículos, sair do 1-litro, terá no Ka+ como o motor Sigma 1,5 (1.498,5 cm³) um bom passo.

Motor moderno, bloco e cabeçote de alumínio, estado-da-arte exceto pela injeção de combustível, no duto em vez de direta, é um duplo-comando de quatro válvulas por cilindro que desenvolve 105 cv a 6.500 rpm com gasolina e 110 cv a 5.500 rpm com álcool, e 14,6 m·kgf a 4.250 rpm com gasolina e 14,9 m·kgf, à mesma rotação, com álcool.

Design global – O Novo Ka e o Novo Ka+ têm um design moderno e atraente, seguindo as tendências da nova linha global da marca. A frente aerodinâmica, com grade trapezoidal e faróis alongados, traz elementos que identificam o carro com o DNA de estilo da Ford.

A carroceria exibe linhas fortes e vincos marcantes, com uma riqueza de detalhes que revela o cuidado do projeto tanto do ponto de vista estético como de eficiência aerodinâmica.

A lateral mostra um perfil rápido e moderno, com vincos que criam jogo de sombras e transmitem agilidade. A linha de cintura é alta, sem tirar a visibilidade na cabine. A traseira tem para-choques envolventes e lanternas de linhas arrojadas, compondo um conjunto robusto e esportivo.

O interior acomoda cinco passageiros, com um refinamento de formas, cores e acabamento que remete a carros de segmento superior. A cabine em estilo cockpit cria uma sensação envolvente para o motorista, com volante ergonômico, banco com bom apoio lateral, comandos de fácil acesso e intuitivos.

O painel de linhas modernas, o console integral e os 21 porta-objetos distribuídos na cabine trazem conforto e praticidade a bordo.

A linha oferece uma paleta de oito cores modernas e elegantes: as sólidas branco Vanilla, branco Ártico, preto Ebony e vermelho Arpoador, as metálicas laranja Savana, prata Riviera e prata Dublin e a perolizada vermelho Merlot.

Rodagem – A direção elétrica, com sistema ativo para reduzir vibrações e compensação de deriva, é um diferencial dos dois modelos, com excepcional linearidade e progressividade. Os freios são eficientes e de fácil modulação. O conforto acústico na cabine também é o melhor da categoria em todos os níveis de rotação do motor.

A linha Novo Ford Ka oferece grande praticidade e flexibilidade na cabine. Conta com dimensões externas proporcionais e com a maior altura da categoria, de 1.525 mm, o que ajuda a explicar o excelente aproveitamento de espaço interno.

Sua cabine tem o maior volume total dianteiro e está entre os líderes em espaço traseiro, notado no conforto no espaço para cabeça, ombros e pernas em todos os assentos. Os bancos dianteiros envolventes e com trilhos longos facilitam a acomodação de motoristas de diferentes estaturas.

Os 21 porta-objetos da cabine incluem um compartimento para celular, porta-copos e latas, tomada de força e entrada USB no console, além de uma rede multiuso do lado do passageiro. As portas têm espaço para acomodar duas garrafas (de 1 litro e 600 ml) e um guarda-chuva.

Outra novidade é o compartimento na lateral do painel que só pode ser acessado com a porta do motorista aberta, para guardar pequenos objetos de forma discreta. Há também porta-objetos nas laterais do banco traseiro e porta-revistas atrás dos bancos dianteiros.

O porta-malas conta com abertura elétrica de série, comandada pelo controle remoto da chave ou botão no painel. Ele acomoda 257 litros no hatch e 445 litros no sedã, com espaço totalmente aproveitável e ganchos laterais para sacolas.

Segurança ativa e passiva – O Novo Ka e o Novo Ka+ têm a carroceria projetada com estrutura ultra reforçada e aços de alta resistência para direcionar as forças de impacto para fora do habitáculo e proteger os ocupantes.

Ela traz reforços no assoalho, longarinas, colunas e travessa frontal, desenvolvidos em supercomputadores em mais de 6.000 horas de simulações antes da realização dos testes físicos de impacto.

Na parte de segurança ativa, o Novo Ka e o Novo Ka+ contam com freio ABS completo, com distribuição eletrônica de frenagem, controle de frenagem em curvas e assistência de frenagem de emergência (EBA), que maximiza a desaceleração quando o motorista pressiona o freio rapidamente em uma emergência e pisca as luzes para alertar os motoristas de trás.

São também os únicos da categoria a oferecer controle eletrônico de estabilidade e tração (AdvanceTrac). Esse sistema inclui ainda a assistência de partida em rampa (HLA), que evita a rolagem do carro para trás ao se tirar o pé do freio em ladeiras.

Conectividade e inovação – A linha Novo Ka traz recursos inéditos de conectividade que a colocam um degrau à frente no mercado, até mesmo em relação a veículos bem mais caros. Ela oferece o avançado sistema de conectividade SYNC como opcional na versão SE e como item de série na versão SEL.

O equipamento vem com rádio, CD e MP3-player com Bluetooth, controles no volante e comandos de voz para celular e áudio, leitor de SMS, download automático da agenda de telefones e permite emparelhar até 10 telefones.

O Novo Ka e o Novo Ka+ são os primeiros no Brasil a introduzir a Assistência de Emergência, sistema que faz uma chamada automática para o serviço de emergência 192, o SAMU, em caso de acidente com acionamento dos airbags ou do corte de combustível do veículo.

Também são os pioneiros no sistema AppLink, tecnologia que permite acessar aplicativos do celular por meio de comandos de voz, abrindo um leque de novas possibilidades de serviço e entretenimento.

Tudo isso mantendo o motorista com as mãos no volante e os olhos na pista, a premissa da filosofia de conectividade com segurança da Ford.

A versão de entrada SE já vem com rádio MyConnection Gen.3 com conexão Bluetooth para celular, entrada USB e auxiliar e microfone posicionado no teto que permite ótima qualidade de conversação.

Traz também o MyFord Dock, compartimento inovador para encaixe do celular ou GPS, que deixa o aparelho visível e integrado ao painel. Sua tampa de abertura ajustável permite acomodar com segurança celulares de diferentes marcas e tamanhos de tela.

Apesar de tantas tecnologias, faltam no Novo Ka a opção de espelho retrovisor com comando elétrico, que é oferecido apenas como opcional. Também notamos a ausência de espelho interno com a função eletrocrômica, que escurece de forma automática quando o farol do carro que vem atrás bate no retrovisor interno.

Versões e preço – O Novo Ka e o Novo Ka+ chegam com a proposta de disputar a liderança dos compactos hatch 1.0 no varejo e ser o sedã mais vendido da Ford. Como credenciais para isso, além dos atributos já mencionados, investem no preço e conteúdo de equipamentos de suas três versões, SE, SE Plus e SEL.

A versão SE vem equipada com: ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas com controle remoto, som MyConnection Gen.3 com rádio AM/FM, USB, Bluetooth e MyFord Dock, airbag duplo, freios ABS com EBD e CBC, limpador e desembaçador traseiro e abertura elétrica do porta-malas.

O hatch Novo Ka SE custa R$35.390 com motor 1.0 e R$40.390 com motor 1.5. O sedã Novo Ka+ SE com os mesmos equipamentos sai por R$37.890 com motor 1.0 e R$42.890 com motor 1.5.

A versão SE Plus acrescenta vidros elétricos traseiros e sistema de conectividade SYNC. Nessa configuração, o Novo Ka SE Plus tem preço de R$37.390 com motor 1.0 e R$42.390 com motor 1.5. Já o Novo Ka+ SE Plus sai por R$39.890 com motor 1.0 e R$44.890 com motor 1.5.

A versão de topo SEL vem ainda com: controle eletrônico de estabilidade e tração (AdvanceTrac), assistente de partida em rampas (HLA), rodas de liga leve de 15 polegadas e pneus 195/55 R15, faróis de neblina, computador de bordo, alarme volumétrico, ajuste de altura do banco do motorista, acabamento SEL, grade dianteira com aplique cromado e lanternas traseiras escurecidas.

O Novo Ka SEL sai por R$39.990 com motor 1.0 e R$44.990 com motor 1.5. O Novo Ka+ SEL, com os mesmos itens, fica em R$42.490 na versão 1.0 e R$47.490 com motor 1.5.

Manutenção econômica – A linha Novo Ka tem a proposta de oferecer um custo atraente para o cliente, não só no momento da compra mas principalmente no pós-venda.

Ela tem o menor preço de cesta de peças e seguro do segmento, um ótimo custo de revisão e também é a única com três anos de garantia e três anos de Ford Assistance, serviço de assistência 24 horas em caso de pane do veículo.

A Ford desenvolveu um trabalho especial junto à sua rede, que este ano vai chegar a 435 distribuidores no Brasil, para oferecer economia e transparência na manutenção dos veículos.

Criou um novo plano de manutenção que reduziu o número de revisões de seis para quatro e baixou em 40% o seu custo para o cliente. As revisões são programadas nos períodos de 6 meses; 12 meses ou 10.000 km; 24 meses ou 20.000; e 36 meses ou 30.000 km.

Além disso, os Seguros Ford oferecem em parceria com a Mapfre uma apólice de seguro com preço médio nacional de R$1.568 para o Novo Ka e de R$1.971 para o Novo Ka+, o menor do mercado nessa categoria de veículo.

Confira nossas entrevistas em vídeo para conhecer ainda mais detalhes do Novo Ka e Ka+.

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