quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Extintor: regulamentação do Contran de 2009 passa a vigorar a partir de 1º de janeiro

A MAPFRE Warranty, unidade do Grupo MAPFRE responsável pelos produtos de F&I (Finance e Insurance) para o mercado de automóveis, alerta que, a partir de quinta-feira (1º de janeiro), todos os veículos que circulam no Brasil devem estar equipados com extintores de incêndio com carga de pó ABC.

A determinação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), prevista na Resolução nº 333/2009, revê as especificações para os extintores de incêndio, dispostas no Código Brasileiro de Trânsito. Os extintores de incêndio de pó químico tipo BC foram usados em carros fabricados até 2004, portanto os modelos mais novos já têm os equipamentos da classe ABC. “Isso quer dizer que todos os proprietários de veículos automotores, elétricos, reboque e semirreboque, fabricados até 2004, devem trocar seus equipamentos de segurança”, explica o gerente de Sinistro da MAPFRE Warranty, Fábio Leiva Messa.

Dotados de uma tecnologia mais eficiente, os extintores veiculares com pó ABC são capazes de apagar uma maior variedade de incêndios, incluindo os que têm como foco inicial, por exemplo, sólidos combustíveis (revestimentos, estofamentos, pneus, painéis, tapetes, puxadores), além de líquidos inflamáveis e equipamentos elétricos.

Com a mudança na lei, surge também o alerta para que motoristas fiquem atentos à data de validade dos equipamentos, uma vez, que muitos se esquecem de fazer essa verificação periodicamente. Trafegar sem o extintor ou com ele em desacordo é infração grave (cinco pontos na carteira), com multa de R$ 127,69.

Messa orienta os motoristas a tomarem alguns cuidados básicos antes de tentar apagar o fogo, por exemplo: fumaça branca e sem cheiro é indicativo de vapor de água e de problemas no sistema de arrefecimento/refrigeração do motor, enquanto a fumaça escura e com odor forte é princípio de incêndio. “Primeiro, o motorista deve estacionar em local seguro para que todos os passageiros possam descer do carro. Se o fogo estiver na parte da frente ou na parte de trás, o melhor é não abrir o capô nem o porta-malas, evitando a entrada de mais oxigênio, que alimentará as chamas.” Mesmo que o incêndio tenha sido extinguido, o ideal é chamar o Corpo de Bombeiros, discando 193.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn