terça-feira, 16 abril , 2024
28 C
Recife

Carro do Futuro combina luxo, tecnologia e nada de motorista!

Todo ano Las Vegas é palco das principais novidades em tecnologia, mas esse ano o que realmente chamou atenção na CES 2015 foram os automóveis. A Mercedes-Benz não perdeu tempo e como já havia feito na edição 2013 do Salão de Frankfurt (com cobertura Mecânica Online® a convite da Volkswagen do Brasil), a marca demonstrou seu veículo autônomo – nada de motorista no comando, mas elevou o nível, ampliando o pacote de tecnologias e principalmente, luxo.

- Publicidade -

No palco o nome do modelo é F 015, batizado também de Mercedes Luxury in Motion (“Luxo em Movimento”, na forma literal), o conceito apresentado é bastante minimalista e, apesar de ter inúmeras funções e ser extremamente caro, tenta ser o mais “limpo” possível em visual. A ideia é que ele não seja direcionado somente para estradas ou longos percursos, mas vire presença constante para uso urbano.

Mas quando falamos em carro em carros autônomos, não significa que você não vai mais dirigir o automóvel. Normalmente é possível sim realizar a condução, mas o F 015 também permite que você interaja com seus amigos, converse a vontade, até mesmo, virando os bancos. O funcionamento autônomo é resultado da interção de sensores ultrassônicos e um sistema de multirradares para detectar o ambiente em volta.

- Publicidade -

Uma série de LEDs nas extremidades do carro avisa se ele está no modo manual (luzes brancas) ou autônomo (na cor azul). Essas luzes também podem servir de aviso para o motorista e indicar momentos de frear ou parar.

Basicamente, o automóvel é composto de um plástico que utiliza fibra de carbono reforçada, aço e alumínio em sua composição. O resultado é um carro ecológico em estrutura e emissão e com até metade do peso de modelos atuais, capaz de fazer 1.110 km em uma única carga do sistema híbrido comandado pela célula-combustível F-Cell com o auxílio de um motor elétrico.

Agora você já sabe o sistema de propulsão e detalhes construtivos, vamos ao luxo. A navegação é extremamente precisa, sendo que restaurantes, pontos turísticos e outros locais podem ser exibidos em tempo real em uma tela que fica de frente para o motorista. O painel é sensível ao toque e também é possível realizar comando através de gestos ou até mesmo com os olhos. Tudo pode ser configurado, até mesmo a iluminação interna.

- Publicidade -

O celular também foi considerado como aliado do motorista no F 015. Por meio dele é possível configurar temperatura, GPS e outras funções remotamente. Além disso, é possível dar a ordem para que o carro saia sozinho de um ponto e busque um passageiro ou encontre uma vaga de estacionamento em qualquer lugar da cidade indicado por você.

Pena que tanta tecnologia, eficiência energética e luxo ainda estejam como conceitos. A Mercedes-Benz continua investindo na ampliação do recursos de segurança para garantir o perfeito comportamento do veículo para motoristas, passageiros e pedestres. Por enquanto, é esperar que tão logo o futuro possa se tornar presente.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança