quinta-feira, 25 abril , 2024
28 C
Recife

Pane elétrica: principal motivo para chamar assistência

Levantamento da Mondial Assistance mostra que bateria descarregada é responsável por 20% dos chamados. Saiba como evitar esse problema – O número de chamados de assistência técnica em dezembro normalmente aumenta em média 10% em comparação aos demais meses. A principal causa das ocorrências apontada pela empresa está relacionada a problemas com a bateria do carro.

- Publicidade -

A pane elétrica representa 20,1% do número de sinistros registrados pela empresa, um total de 279.742 casos em um universo de 1.976.424 veículos atendidos de janeiro a novembro deste ano. Em segundo e terceiro lugares estão problemas relacionados ao motor não pegar (carro não liga) e ao motor “morrer” (carro está funcionando e para de repente), de acordo com o levantamento da empresa, representando respectivamente 13% e 4% dos chamados.

“Em geral, a maioria dos sinistros que atendemos poderia ser evitado com alguns cuidados básicos. O mau uso de alguns equipamentos além da falta de manutenção e realização de um check-up veicular antes de longas viagens, são os fatores que mais levam aos chamados da assistência 24 horas”, afirma Jedey Miranda, diretor de Operações e TI da Mondial Assistance.

Principais ocorrências:

Descrição Causa Soma de Qtd Assistências %
BATERIA 279.742 20,18%
MOTOR NAO PEGA 182.096 13,14%
MOTOR MORREU 58.167 4,20%
MOTOR FALHANDO 44.514 3,21%
CAMBIO / MARCHAS 41.787 3,02%

Confira cinco dicas para não ficar sem bateria – A bateria automotiva tem vida útil de dois a três anos, mas pode durar menos caso alguns cuidados não sejam tomados. Para evitar transtornos em sua viagem e problemas com a bateria do seu carro, veja abaixo algumas dicas preparadas pela Mondial Assistance:

– Não deixe acessórios eletrônicos como rádio, alarme, carregadores de celular, rastreadores e outros componentes elétricos ligados ou em stand by quando o carro não estiver em movimento.

- Publicidade -

– Desligue o cabo do terminal positivo, caso o veículo não seja utilizado por 20 dias ou mais, a fim de evitar a redução da vida útil da bateria.

– Lembre-se de desligar os faróis ou luzes ao sair do veículo

– Use somente peças eletrônicas originais

– Aparelho de som de alta potência exige mais da bateria, podendo ser preciso optar por uma bateria que tenha maior capacidade

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança