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Câmbio automatizado e com botões combina com Novo Uno 2015

Avaliamos a versão Sporting 1.4 litro com o novo conceito do câmbio Dualogic® Plus: acionado por botões no console – A Fiat investiu não apenas no apelo visual do Novo Uno, mas em oferecer recursos e tecnologias para deixar o modelo ainda mais atrativo. Literalmente a evolução foi a palavra chave do modelo e quando falamos em Mecânica Online® não poderia ser diferente. Durante o final do ano tivemos a oportunidade de avaliar a versão Sporting 1.4 litro com o novíssimo câmbio Dualogic® Plus acionado por botões no console. Durante o período de testes foi grande a curiosidade das pessoas em ver e entender o funcionamento do novo recurso.

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A versão avaliada foi a top da gama do Novo Uno 2015 e traz todos os itens de série da versão Evolution (com exceção do Start&Stop e rádio USB/MP3), mais rodas em liga leve exclusivas de 15” com pneus 185/60, faróis de neblina, ambiente interno na cor preta e também  para-choques com desenho exclusivo, sendo que o traseiro traz dupla saída de escape central cromada. Como opcionais ela também traz o câmbio Dualogic® Plus e borboletas no volante para seleção das marchas.

Para quem olha de longe, parece que foram poucas as mudanças no Novo Uno 2015, mas não é bem assim. O modelo conta agora com novos faróis, novo capô, novo para-choque dianteiro, novas grades dianteiras, novas lanternas traseiras, novo para-choque traseiro, novas maçanetas com fechadura integrada, repetidor de seta integrado aos retrovisores externos, novas rodas e calotas. Viu que a engenharia da Fiat trabalhou bastante no modelo?

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O novo visual externo ainda pode ser complementado com o kit de personalização, que inclui desde faróis com máscara negra, retrovisores na cor cinza, até grade e anéis dianteiros na cor preta. Além disso, o spoiler traseiro e as faixas adesivas no capô e na tampa traseira dão ainda mais esportividade e personalidade ao Novo Uno 2015.

Quando você entra no modelo – O quadro de instrumentos é totalmente novo, em nosso modelo avaliado contamos com o novo display LCD de 3,5 polegadas em alta resolução que facilita a interface do motorista com o carro, dando maior clareza e conforto na leitura. Ele oferece várias indicações no display. Dependendo da versão, vai desde as mais básicas, como nível de combustível e temperatura do motor, até informações para troca de marcha, mensagens da tecnologia Start&Stop, câmbio Dualogic®, Trip A/B, rádio e conexão Bluetooth.

Entradas AUX, USB e tomada 12V foram reposicionadas no novíssimo console central, tudo muito mais acessível e prático. A Fiat dessa forma adota um estilo que já figura em outros modelos, mas que não nos agrada, pois antes a entrada USB ficava no porta-luvas, mais discreto. Agora, o pen drive quando colocado na entrada USB fica muito exposto.

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O novo volante multifuncional foi criado especialmente para a linha 2015 em três acabamentos distintos, todos com textura e empunhadura mais agradável. Ele pode trazer os comandos do rádio, as funções do computador de bordo e as duas borboletas do câmbio Dualogic®.  Também pode ser regulável em altura.

Outra novidade do Novo Uno 2015 está nos comandos dos vidros elétricos (inclusive os traseiros) mais à mão, localizados agora nos painéis de portas. Os comandos dos retrovisores externos elétricos também ficam na porta do motorista, facilitando o manuseio. O banco dianteiro do motorista ainda pode ser equipado com regulagem de altura e apoia braço.

O Novo Uno pode trazer agora banco traseiro bipartido (60/40), com três encostos de cabeça e acompanhado por cinto de segurança de três pontos também para o passageiro central. Ele possibilita 16 configurações distintas para diferentes necessidades.

E tem mais: o banco traseiro recebeu o novo mecanismo de rebatimento flip&fold, permitindo que encosto e assento sejam dobrados para que se encaixem junto aos bancos dianteiros, aumentando a capacidade para bagagens no porta-malas (690 litros).

Tecnologia pontual – É evidente a evolução que estamos mostrando no Novo Uno, mas o pacote tecnológico atinge a gama dos modelos de forma pontual. O objetivo dos recursos em sofisticação, conforto, segurança e, principalmente, mais economia de combustível e menor emissão de poluentes, tem um apelo muito positivo, mas há um custo para isso que deve ser considerado.

Novo Câmbio Dualogic® Plus: esportividade ao volante – Em mais uma demonstração de tecnologia e de pioneirismo no mercado brasileiro, a Fiat lança um novo conceito do câmbio Dualogic® Plus no Novo Uno, com botões no console, uma das grandes novidades da linha 2015 do modelo. Esta transmissão automatizada e inteligente garante o conforto de um câmbio automático com todas as vantagens e a economia de combustível de um sistema manual.

Lançado em 2008 no Fiat Stilo, passou a se chamar Dualogic® Plus quando ganhou novas funções em 2012 com o Fiat Bravo. Agora chega com um grande diferencial no Novo Uno 2015, trazendo o inédito e sofisticado comando por botões no console central e a troca de marchas manual feita por borboletas localizadas atrás do volante.

O novo câmbio Dualogic® Plus pode equipar as versões Way 1.4 e Sporting 1.4 do Novo Uno. Agora ele é totalmente controlado por botões instalados no novo console central do modelo, dispensando o uso da alavanca. Trata-se da mesma sofisticação existente no Fiat 500 Abarth e em outros esportivos europeus.

No console central, os cinco botões permitem fácil acionamento do novo câmbio: A/M (Automático/Manual), D (Drive), N (Neutro), R (Ré) e a tecla S (Sport), que aciona o modo de condução esportiva. Atrás do novo volante, duas borboletas (padle shifts) permitem trocas de marchas manualmente das cinco velocidades mesmo quando o câmbio está na posição automática. De novo um recurso só encontrado em carros de categoria superior.

Este novo câmbio ainda permite maior conforto no dia-a-dia. Toda vez que o motorista dá a partida no veículo, independente da operação realizada anteriormente, ele já reposiciona automaticamente a marcha em neutro “N”. Além disso, para iniciar o movimento do carro e engatar a 1ª marcha, o condutor conta com duas opções: pressionar o botão Drive “D” no console ou acionar a borboleta localizada atrás do volante.

E tem mais, o sistema do Dualogic® Plus foi reprogramado para o Novo Uno, oferecendo trocas de marchas mais suaves e rápidas. Ele também mantém as funções Creeping Auto-Up Shift Abort, que garantem maior conforto ao dirigir, além de maior segurança nas manobras.

Com a função Creeping, as saídas e as manobras ficam muito mais confortáveis e seguras, inclusive em rampas leves (até 8% de inclinação). Basta tirar o pé do freio que o Novo Uno se movimenta lentamente, como se fosse um câmbio automático convencional.

Outra grande vantagem do Dualogic® Plus é o Auto-up Shift Abort, um sistema inteligente que identifica uma rápida retomada de velocidade e aborta a troca para uma marcha superior, mantendo acelerações mais vigorosas, inclusive em ultrapassagens, com o motor em rotação mais elevada. Já em situações normais, o sistema prioriza a troca por marchas superiores para assegurar economia de combustível com o motor em rotação mais baixa.

Resumindo: a transmissão Dualogic® Plus combinou muito bem com a motorização 1.4 litro, oferecendo boa aceleração, retomadas e mudanças de marchas corretas conforme a rotação do motor e suas necessidades. Boa dinâmica veicular e ainda eficiência energética. O consumo de combustível ficou dentro da média esperada, agradando bastante o nosso teste. A evolução dos botões precisou apenas de um tempinho de aprendizagem, para rapidamente saber onde apertar na hora das manobras. Não estranhe se no início sua mão direita passar no vazio procurando a alavanca.

Números da evolução

  • Redução de aproximadamente 17% da vibração percebida no volante de direção com ar condicionado ligado;
  • Melhoria de até 20% no índice de articulação no interior do veículo. Isso significa que melhorou muito a facilidade de comunicação dentro do carro. Ou seja, o Novo Uno 2015 passa a ter um ambiente com conforto sonoro de carro de categoria superior.

Todo o aperfeiçoamento para isolar melhor o habitáculo dos ruídos e vibrações do conjunto motor/câmbio acontece com pequenas mudanças na estrutura frontal da carroceria, com reforço nas longarinas dianteiras, principalmente na esquerda, onde se apoia o coxim, que é totalmente novo, passando de um coxim radial para um coxim prismático. Agora o motor se apoia no coxim, no eixo horizontal, formando um conjunto mais rígido, o que garante uma maior filtragem de rumorosidade e vibrações do motor no habitáculo.

Gama mais completa: são sete versões e muitos equipamentos – O Novo Uno apresenta uma gama ainda mais completa para 2015. Agora são sete versões. As duas mais novas são a Attractive 1.0 e a Evolution 1.4 com o exclusivo Start&Stop, depois temos as versões Way (1.0 e 1.4), e chegando na versão top do modelo, a Sporting 1.4. Todas com quatro portas e motorização flexível. Somam-se também as duas versões Uno Vivace 1.0 Flex (de duas e quatro portas), que mantêm a carroceria atual, mas também já são linha 2015.

Entre os equipamentos, de série ou opcionais, vários são inéditos e exclusivos na categoria. Caso dos três diferentes volantes (que incluem vários e importantes comandos), passando pelas tecnologias Start&Stop, câmbio Dualogic®, sensor de estacionamento, até o banco traseiro, que recebeu requintes exclusivos: quando o encosto é bipartido, vem com três encostos de cabeça e cinto de segurança de três pontos para o passageiro do meio. Além disso, as versões ainda podem ser equipadas com dois kits de personalização.

Normalmente oferecido como opcional, em nossa versão avaliada para abrir a tampa traseira era preciso colocar a chave diretamente na mesma. Não tinha essa opção por meio da chave. Internamente é possível realizar a abertura da tampa traseira por meio de um controle próximo ao banco do motorista.

As batidas da tampa que cobre a área do porta-malas incomodaram bastante. Observamos muitas espumas e materiais isolantes na região, mas ainda assim a vibração da tampa ainda persistia. Apesar da jovialidade que o Novo Uno tanta destaca, sentimos falta de portas objetos mais funcionais. Colocar um copo com água ou mesmo uma garrafa com água mineral pode não ser uma tarefa tão fácil. Como acontece em outros modelos, a tampa do porta-luvas, quando aberta, poderia ter impressa dois portas-copos, facilidades na hora do lanche.

Oferecendo mais conforto e segurança na hora de estacionar, a MOPAR, empresa responsável pelo desenvolvimento e comercialização de acessórios para a linha de produtos Fiat para o Brasil, chega com 120 itens de personalização para o Novo Uno.

Nossa versão avaliada contava com o espelho retrovisor com câmera de ré. Com uma tela de LCD 3,2” integrada ao retrovisor central do veículo, o sistema transmite imagens em tempo real da parte traseira do carro, quando acionado a marcha ré, o que facilita e muito a vida do motorista nas manobras. Mais facilidades!

Também produzido pela MOPAR o nosso Novo Uno tinha o inédito conceito do rádio Easy 4 U. Este aparelho traz suporte ajustável para diversos tipos de celulares, permite a integração com vários smartphones, inclusive com Iphone.

O Easy 4 U faz conexão via Bluetooth e permite reproduzir em seu carro diversos conteúdos de seu celular através de um APP (aplicativo desenvolvido exclusivamente para o Easy 4 U) como arquivos de áudio, realização de chamadas telefônicas através do sistema de áudio do carro, memória de rádios, acesso a internet radio, entre outros. Além disso, tem entrada USB que funciona também como carregador de bateria para o celular.

Preços & versões – Quando do lançamento o novo Uno 2015 tinha preço inicial em R$ 30.990 (sem ar-condicionado), na versão Attractive 1.0, ou R$ 1.570 a mais que o ano-modelo 2014, compatível com as melhorias adicionadas (quase sem aumento real). A Evolution (1.4), grande novidade, custa R$ 34.990 e a Sporting, R$ 36.560. Esses preços se combinam com opcionais de fábrica e acessórios (instalados nas concessionárias). Pela primeira vez, para quem desejar, o carro pode ultrapassar os R$ 50.000, quase o dobro da versão Vivace 2-portas de R$ 26.370.

O Novo Uno 2015 conta ainda com a garantia contratual de um ano sem limite de quilometragem e garantia de 36 meses para componentes do motor e do câmbio, além de assistência 24 horas Confiat, que executa serviços de urgência como reboque e socorro mecânico. São mais de 600 pontos de atendimento Fiat, entre concessionárias e postos assistenciais, espalhados por todo o País para dar o suporte necessário ao proprietário do Novo Uno.

Prêmios – O Fiat Novo Uno venceu em duas categorias o Prêmio TOP CAR TV 2014: Melhor Carro Nacional até R$ 30.999 e Melhor Comercial de Produto TV. Com isso, o júri que tem a participação do Mecânica Online®, reafirma a escolha dos leitores da revista Car and Driver, que acabaram de eleger o Novo Uno Evolution com o título The Best, o melhor carro lançado em 2015.

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