quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Entenda como podem ser as colunas transparentes e a tecnologia “siga-me”

A Jaguar Land Rover revela sua pesquisa sobre “Para-brisa Virtual Urbano 360”, que utiliza projeções nas colunas do veículo de forma a torná-las “transparentes” proporcionando ao motorista uma visão 360º do lado de fora do carro –  A Jaguar Land Rover lançou um projeto de estudos para desenvolver tecnologias que irão oferecer aos motoristas uma visão 360º do lado de fora de seu veículo, sem a interferência das colunas que sustentam o teto.

O novo sistema prevê a instalação de telas na superfície de cada uma das colunas A, B e C dos automóveis, de forma a permitir a transmissão ao vivo de imagens do lado de fora, que seriam projetadas sobre essas colunas. Tal tecnologia eliminaria a interferência visual causada pelos pilares, proporcionando ao motorista uma visão 360º do que acontece fora de seu veículo.

Pedestres, ciclistas e outros veículos seriam visíveis em todos os ângulos de visão de dentro do carro e, pela combinação das colunas transparentes com uma avançada exibição de alta qualidade no Heads-Up Display (HED), o movimento de outros carros, por exemplo, poderia ser destacado para o motorista com uma auréola na tela movendo-se por meio do para-brisa virtual do carro.

Quando o motorista indica que irá mudar de faixa e faz um movimento com a cabeça para olhar por cima do ombro durante uma manobra de ultrapassagem, ou quando o veículo se aproxima de um cruzamento, o sistema automaticamente tornaria os pilares da esquerda ou direita transparentes, proporcionando mais conforto e segurança.

Segundo o diretor de Pesquisa e Tecnologia da Jaguar Land Rover, Dr. Wolfgang Epple, “o nosso objetivo final é reduzir o potencial de acidentes e melhorar a experiência de condução urbana. A equipe de pesquisa da Jaguar Land Rover está desenvolvendo esta tecnologia para melhorar a visibilidade e dar ao motorista a informação certa na hora correta. Se conseguirmos manter os olhos do motorista na estrada à sua frente e apresentar informações sem distraí-lo, podemos ajuda-los a tomar melhores decisões em ambientes de condução mais exigentes como em vias congestionadas”.

O potencial para o Para-brisa Virtual Urbano 360 seria entregue ao conectar o para-brisa virtual à internet. Uma vez conectado, o carro teria acesso a toda infraestrutura rodoviária, abrindo a possibilidade de o Para-brisa Virtual Urbano 360 exibis informações que vão desde os preços da gasolina do posto ao lado, até o número de lugares de estacionamento disponíveis em um centro de compras.

O carro conectado também pode melhorar a navegação, aconselhando o motorista a virar à esquerda ou à direita em pontos mais visíveis, como bares ou lojas, e não apenas seguir os sinais de trânsito ou os nomes das ruas.

A forma mais intuitiva e eficiente para dirigir até um local específico é seguir alguém que sabe o melhor caminho. Com isso em mente, a equipe da Jaguar Land Rover está desenvolvendo o sistema de “Navegação de Carro-Fantasma Siga-Me”, que projeta a imagem de um veículo na frente do carro do motorista para que ele o siga pela rota mais adequada.

“Dirigir nas ruas da cidade pode ser uma experiência estressante, mas imaginar ser capaz de conduzir em toda a cidade sem ter de olhar para todos os sinais de trânsito ou se distrair tentando localizar um espaço de estacionamento como você dirige hoje”, acrescentou o Dr. Epple. “Queremos apresentar todas essas informações em um Heads-Up Display na linha dos olhos do motorista para que o motorista não tenha que procurá-la para si e tire os olhos da estrada.”

Para assistir o vídeo de demonstração destas novas tecnologias, por favor acesse:

http://youtu.be/c98h41TkREA

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn