sexta-feira, 29 março , 2024
28 C
Recife

Entenda a importância da aprovação da norma NBR 13705 para o seu carro

Um dos componentes que garantem o bom funcionamento do motor de um automóvel é o fluido de arrefecimento, conhecido popularmente como fluido do radiador, que circula entre o radiador e as câmeras internas do motor, promovendo sua refrigeração.

Muitas pessoas não sabem que, com o passar do tempo, há uma degradação natural do fluido de arrefecimento dos seus carros e, por isso, é necessário substituí-lo nos intervalos recomendados pelos fabricantes. Não fazer a troca no momento certo pode levar a danos no motor e no sistema de arrefecimento, como superaquecimento, corrosão, aumento do consumo de combustível e ruídos internos. É ideal verificar regularmente o nível do fluido de arrefecimento, pois um nível abaixo do normal pode indicar vazamentos.

O fluido de arrefecimento foi desenvolvido para controlar o calor gerado pelo motor do automóvel, mantendo-o nas melhores condições de temperatura.

O produto deve conter um anticongelante que permite o seu funcionamento em temperaturas muito baixas, ao mesmo tempo precisa proteger os componentes do sistema de arrefecimento com suas propriedades anticorrosivas.. É aconselhado utilizar o produto recomendado pelo fabricante, pois foi formulado e testado especialmente para a aplicação, além de contar com a aprovação da montadora.

Segundo Melissa Klasing Chen Ufer, gerente de Marketing do negócio de Soluções para Combustíveis e Lubrificantes da BASF, atualmente, o consumidor final passa por uma situação difícil no momento de escolher o fluido de arrefecimento para seu veículo, já que a qualidade e composição dos produtos oferecidos no mercado varia muito, oferecendo níveis distintos de proteção contra corrosão, superaquecimento e corrosão.

Essa diferença, assim como qual o produto mais indicado para cada veículo, não fica evidente para o consumidor final. Pensando em proteger o seu carro, a ABNT – Associação Brasileira de Normas Tecnicas – está promovendo uma Consulta Pública para aprovar a norma NBR 13705, que exige que os produtos disponíveis no mercado atendam especificações mínimas, diferentemente do que acontece hoje.

A norma beneficia as empresas que atuam de forma idônea, os consumidores finais e, claro, o sistema de arrefecimento dos carros, reduzindo gastos com manutenção. É possível voltar a favor até o dia 10/02, pelo link: http://www.abntonline.com.br/consultanacional/projetos.aspx?ID=262&Projeto=ABNT/CB-005%20Automotivo

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn