terça-feira, 23 abril , 2024
28 C
Recife

Cinco questões sobre capacetes que você precisa saber

Obrigatórios e presentes na vida de qualquer motociclista, os capacetes são itens com características específicas que precisam ser respeitadas e entendidas. Isso porque eles fornecem a máxima segurança e evitam acidentes que podem colocar em risco a vida dessas pessoas.

- Publicidade -

Para conservar melhor, saber aproveitar e realizar a manutenção adequada desse item, preste atenção nessas valiosas dicas:

Validade – Essa característica deve ser respeitada, já que o item é também um elemento de segurança indispensável ao pilotar. Entretanto, as próprias condições de uso podem diminuir sua vida útil, ou seja, exposição ao sol e chuva, além da frequência de utilização podem fazer com que o tempo de validade seja encurtado. A recomendação é que se troque o equipamento a cada 3 ou 5 anos.

- Publicidade -

Após a queda – Ainda que a aparência externa possa indicar que o capacete se mantém intacto, após qualquer queda com choque na cabeça, a troca do capacete é indicada. Isso porque, apesar de não aparentarem inicialmente, eles podem estar comprometidos internamente.

Geralmente com uma camada de isopor por dentro, que recebe o impacto, os capacetes podem apresentar danos acobertados pela camada externa, por isso a melhor alternativa é a troca imediata.

Forro – É sempre bom optar por capacetes com forro removível. Isso porque, com o uso, ele acaba recebendo sujeira e bactérias. Sua remoção facilita, assim, a limpeza da parte interna do objeto, com a possibilidade de ser lavado e recolocado sem prejuízo.

- Publicidade -

Ganha na higiene e saúde do motorista, que deve lavar apenas com sabão neutro e deixar secar na sombra, para não danificar ou deformar. É preciso também evitar torcer ou expor o equipamento a situações extremas, como forte calor.

Peso – Em geral, o peso não tem relação direta com a qualidade do capacete. Muitos deles podem ter um peso maior, entretanto, não protegerem de maneira tão eficiente quanto os mais leves e modernos.

Por isso, o mais importante no momento da escolha é buscar avaliações e materiais utilizados, garantindo o máximo de proteção.

O peso, na verdade, influencia diretamente no conforto ao pilotar, portanto quem passará muitas horas sobre a moto precisa também procurar modelos de capacete com materiais mais leves.

Laminados e injetados – Essa diferença diz respeito justamente ao processo de fabricação dos produtos. Os laminados são produzidos com uma lâmina que forma uma resina feita de vidro e de carbono.

Os injetados são produzidos em plástico ABS, que é produto de uma injeção plástica em um molde. Os laminados geralmente possuem um preço mais alto, justamente pela necessidade de trabalho manual e fibras que são mais caras.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança