sexta-feira, 19 abril , 2024
28 C
Recife

Dicas para o sono não atrapalhar a viagem

Ao planejar uma viagem, muitos optam por ir de carro não apenas para economizar na passagem, mas também pela oportunidade de conhecer novos caminhos e novas paisagens durante o trajeto, além de toda a comodidade. Porém, antes de pegar a estrada, é preciso estar atento a alguns detalhes. Durante feriados, por exemplo, o movimento nas rodovias costuma ficar mais intenso e uma viagem que deveria demorar três horas pode demorar até o triplo! Para evitar o cansaço enquanto dirige, fique atento a algumas dicas.

- Publicidade -

Invista em uma boa noite de sono – Para evitar o sono na hora de dirigir, ter uma boa noite de sono é indispensável. Por isso, na véspera, o ideal é não dormir tarde e não fazer refeições muito pesadas na hora do jantar. Além disso, também é recomendado ter uma noite confortável, em bom colchão e um travesseiro com altura adequada (veja modelos de colchão e mais dicas aqui). Evite dormir no sofá da sala ou em colchões no chão, pois isso fará com que você não descanse o recomendado. Lembre-se que uma noite mal dormida traz efeitos que duram todo o dia, como sonolência, perda de reflexo, cansaço e falta de concentração.

Escolha os melhores horários – Alguns horários são extremamente ruins para se viajar de carro, principalmente logo depois do almoço e da meia-noite. Nosso relógio biológico normalmente desacelera nesses períodos, pois precisa fazer digestão ou descansar por conta da pouca luminosidade. Por isso, o ideal é viajar logo no começo da manhã, caso a viagem seja longa. Também é importante fazer algumas paradas durante o trajeto para descansar um pouco e esticar as pernas.

- Publicidade -

Prefira comidas leves – Refeições muito pesadas, com grande concentração de gorduras e açúcares, desaceleram o metabolismo e fazem com que você se sinta mais cansado e sonolento, pois o corpo necessita direcionar o fluxo sanguíneo para a digestão do alimento. Na hora de almoçar ou fazer alguma outra refeição, opte por comidas mais leves e com pouca gordura, como pães integrais ou bolachas.

Faça pequenos alongamentos – Se o trânsito parar durante a viagem, aproveite para fazer alguns alongamentos dentro do carro. Estique as pernas e os braços, trabalhe as articulações e alongue o pescoço. Essas pequenas ações ajudam a oxigenar o cérebro e melhoram a concentração.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança