quarta-feira, 24 abril , 2024
28 C
Recife

É possível comprar um carro pela internet com segurança?

Mesmo sem avaliar o veículo pessoalmente ou realizar um test drive, é possível comprar um carro pela internet com 100% de segurança. Para isso, no entanto, é primordial que sejam tomados alguns cuidados.

- Publicidade -

A utilização da internet como ferramenta de compra tem se tornado algo cada vez mais comum no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o mercado movimentou R$ 39,5 bilhões em 2014. Rafael Constantinou, gerente de Marketing do WebMotors, afirma que muitas vezes a distância e a falta de tempo contribuem para esse tipo de negócio.

Ao decidir por um anúncio online, o usuário deve se certificar da idoneidade do automóvel. O primeiro passo é conferir com muita atenção a descrição e as fotos. Em seguida, é importante realizar contato com o vendedor para negociação de preços. “Desconfie caso ele repasse preços muito baixos ou solicite um depósito antecipado para reserva”, alerta Constantinou.

- Publicidade -

Após decidir pela compra de determinado veículo, é essencial uma consulta online do histórico do veículo.

No site do WebMotors há um serviço chamado InfoMotors, que reúne até 40 informações, entre elas a quilometragem rodada, histórico de roubo e furto em aberto, registro de oferta em leilão e de acidentes. “Esta é uma das etapas mais importantes para quem vai concretizar a compra. A consulta permite que o comprador tenha acesso a informações decisivas para a aquisição”, explica o executivo.

Se a negociação for por uma loja ou concessionária, é imprescindível conferir a existência dela, por meio de um telefonema e ou do endereço no Google Maps. Caso seja uma transação particular, é possível verificar a regularidade do CPF do vendedor no site da Receita Federal.

- Publicidade -

Outro alerta importante refere-se às ofertas de pessoas que se identificam como funcionárias ou intermediárias de montadoras. “As fábricas não autorizam, em nenhuma circunstância, que seus funcionários comercializem veículos novos”, explica Constantinou.

Por fim, a contratação de uma empresa que realize uma vistoria in loco garante as boas condições do carro e aprovam a veracidade das informações passadas na consulta ao histórico e no anúncio online. “Muitas empresas especializadas nestes serviços oferecem valores bem acessíveis e atendimento In Loco”, completa o executivo.

Confira o passo a passo

1º Pesquisar anúncios online no WebMotors e conferir informações com as imagens disponíveis

2º Consultar ao Histórico de Veículo por meio do InfoMotors

3º Checar existência da loja ou a regularidade do CPF do vendedor

3º Vistoria de Garantia In Loco

4º Concretização da compra.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança