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Iveco mostra alta tecnologia usada em veículos de Defesa no Brasil e exterior na LAAD 2015

Blindado Guarani e veículo multitarefa serão atrações do estande da fabricante na principal feira de Defesa e Segurança da América Latina – A participação da Iveco Veículos de Defesa na LAAD 2015 – Feira Internacional de Defesa e Segurança -, de 14 a 17 de abril no Riocentro, no Rio de Janeiro, representa a consolidação da unidade de negócios no Brasil e a importância da marca no cenário internacional.

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No estande da fabricante, estará exposto o VBTP-MR Guarani, projeto desenvolvido em parceria com o Exército Brasileiro, cuja produção já atingiu a marca de 190 unidades desde que a fábrica foi inaugurada, em junho de 2013, em Sete Lagoas/MG. Também será apresentado ao público o LMV, um veículo leve multifuncional usado em missões de paz em vários países da Europa e Ásia, com mais de cinco mil unidades comercializadas.

A Iveco Veículos de Defesa, marca da CNH Industrial, tem origem italiana e mais de 75 anos de tradição no desenvolvimento e fabricação de soluções para as áreas de defesa e proteção civil. Com clientes em mais de 100 países, incluindo os países-membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), a marca comercializa uma gama completa de veículos multifuncionais, blindados e para transporte de cargas e tropas.

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A unidade de Veículos de Defesa instalada na cidade mineira é a primeira da Iveco fora do continente europeu. A fábrica é responsável pela produção do blindado Guarani, que, gradativamente, vem substituindo os modelos Urutu e Cascavel, em operação há mais de 40 anos nas Forças Armadas. A criação da unidade representou a criação de 350 empregos diretos e 1400 indiretos, além da ativação de uma vasta cadeia de fornecedores nacionais para fabricar o novo veículo.

“A versatilidade da aplicação e a alta tecnologia usada na produção do Guarani estão atraindo a atenção de outras nações e isso é um marco para a indústria de defesa brasileira. A Iveco Veículos de Defesa possui tradição no desenvolvimento e fabricação de veículos de alta tecnologia para uso militar, que estão em operação em vários países”, afirma Humberto Spinetti, diretor da Iveco Veículos de Defesa para a América Latina.

Blindado Guarani – Para produzir cada blindado, são necessárias cerca de 3.200 horas de trabalho. Com capacidade para transportar até onze pessoas, o Guarani pesa 18 toneladas, possui tração 6X6, pode chegar a 110 Km por hora e tem função anfíbia. Além de ar-condicionado, apresenta uma série de inovações tecnológicas, como sistema automático de detecção e extinção de incêndio e baixa assinatura térmica (o que dificulta sua localização pelos inimigos), entre outros.

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As unidades entregues ao Exército Brasileiro são usadas em missões de pacificação, como ocorreu no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, durante a Copa do Mundo, e também em operações de combate ao crime organizado nas regiões fronteiriças do país. A plataforma do blindado poderá ser usada como base para o desenvolvimento e a produção de uma família de blindados em diferentes versões, entre as quais viaturas de reconhecimento, socorro, posto de comando, porta-morteiro e ambulância.

O blindado produzido pela Iveco possui um motor FPT Industrial Cursor 9 Euro V. Trata-se de um propulsor de 8.7 litros que oferece redução de até 4,5% no consumo de combustível em relação ao antigo motor Cursor 8 Euro III. O Cursor “militar” foi configurado para entregar 380 cavalos.

Especialmente para aplicação no Guarani, o motor recebeu reforços para atender as exigências da aplicação militar. A começar pela blindagem no alternador, responsável por gerenciar as fontes de energia elétrica como a bateria, e no módulo eletrônico de injeção de combustível. Além de estar blindado, o módulo foi montado em uma área mais protegida do veículo. As tampas do cabeçote do motor, originalmente de plástico, foram trocadas por tampas de ferro fundido.

Forte aceleração e respostas rápidas. Essas características marcam o desempenho do motor Cursor 9, e são resultantes das altas pressões de injeção de diesel do sistema eletrônico do motor, que favorecem a pulverização do combustível na câmara de combustão, e, consequentemente possibilitam uma queima mais eficiente. Para se ter uma ideia, a pressão de injeção de um motor a gasolina convencional em um carro popular chegam a 3 bar, enquanto o motor da FPT entrega 1.800 bar. Além de potente e forte, o motor FPT Cursor 9 tem uma vida útil de 8.000 horas.

LMV – Iveco Veículos de Defesa – LMV – Veículo tático para missões especiais com alto nível de proteção (balística e antiminas), o LMV tem agilidade comprovada em diversos tipos de terrenos e grande autonomia. O veículo já foi adotado por vários países que fazem parte da Otan, entre eles Itália, Espanha, Bélgica, Áustria, Inglaterra e Noruega. Atualmente, o LMV está sendo usado em operações no Afeganistão, Líbano, Kosovo e Chad.

New Holland Construction também fornece máquinas para o exército – Além da Iveco, outra marca da CNH Industrial tem tradição no fornecimento de equipamentos ao Exército. A New Holland Construction, que tem fábrica em Contagem (MG), é fornecedora de equipamentos de construção para o Exército Brasileiro desde quando ainda era Fiatallis. A partir de 2005, mais de 120 unidades da marca – entre escavadeiras, motoniveladoras, retroescavadeiras, pá carregadeiras e tratores de esteiras – já foram entregues às Forças Armadas, sempre com pintura camuflada. “A parceria com o Exército muito nos orgulha, pois atesta a qualidade e o desempenho operacional dos nossos equipamentos”, explica Marcos Rocha, gerente de Marketing de Produto da New Holland Construction para a América Latina.

Na LAAD 2015, a New Holland Construction levará um trator de esteiras, modelo D150 camuflado. “Com a transmissão hidrostática, a máquina utiliza o que há de mais avançado em termos de tecnologia de trem de força, além de possuir cabines espaçosas, ergonômicas e cada vez mais seguras para o operador”, completa Rocha.

 

A New Holland Construction é uma marca de máquinas para construção e infraestrutura. Seus equipamentos são distribuídos por mais de 115 concessionários em toda a América Latina. Hoje, são 52 produtos em uma linha completa, composta por escavadeiras, retroescavadeiras, motoniveladoras, tratores de esteiras, pás-carregadeiras, minicarregadeiras, miniescavadeiras e manipuladores telescópicos, que atendem às mais diversas aplicações em obras de infraestrutura, construção civil, mineração e agricultura, entre outros.

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