quinta-feira, 18 abril , 2024
28 C
Recife

PSA Peugeot Citroën e IBM concluem parceria para acelerar a comercialização de novos serviços baseados em veículos conectados

A PSA Peugeot Citroën e a IBM (NYSE: IBM) anunciaram uma parceria que ajudará diversos atores da economia da Internet dos Objetos a analisar os dados a fim de oferecer serviços a bordo dos veículos conectados.

- Publicidade -

Este ecossistema inteiramente novo de serviços conectados permite à PSA, líder europeu em número de veículos conectados em circulação, desenvolver novas oportunidades comerciais para diversos setores de atividade, principalmente os distribuidores automotivos, as Smart Cities e os canais de grande distribuição.

Por exemplo, os condutores e passageiros poderão receber novas informações para melhorar a segurança e o conforto de sua mobilidade. As Smart Cities poderão criar um serviço evoluído de comunicação em tempo real que alerte os motoristas sobre a ocorrência de obras na estrada, desvios e engarrafamentos.

- Publicidade -

O número de veículos conectados no mundo deve aumentar substancialmente, atingindo um quarto de bilhão em 20201. Até agora, a maioria das inovações foram feitas na área dos smartphones, da navegação e da assistência nas estradas. IBM e PSA vão compartilhar as responsabilidades do desenvolvimento, da venda e do marketing, assim como da oferta e da implementação desses serviços junto aos clientes, novos ou atuais.

“Nós nos conscientizamos cedo da importância dos serviços conectados na área da “Internet dos Objetos” para melhorar a experiência dos clientes com nossos modelos”, declarou Brigitte Courtehoux, da PSA Peugeot Citroën. “Em parceria com a IBM, nós tornaremos esses serviços conectados acessíveis ao público em geral, para que os consumidores possam usufruir de um nível de conforto inédito em seus veículos, enquanto agentes de diferentes setores aproveitarão essas novas oportunidades para oferecer serviços personalizados.”

Ao permitir que outros setores e empresas proponham novos serviços com valor agregado a bordo dos veículos, as duas empresas ampliam sua parceria, anunciada no ano passado, para desenvolver serviços conectados para os veículos da PSA. O acordo, com duração de 7 anos, abrange a comercialização dos serviços já disponíveis e a concepção de uma nova geração de soluções técnicas necessárias para a oferta de novos serviços conectados.

- Publicidade -

No primeiro Centro de Inovação, situado em Paris, os engenheiros das duas empresas criarão, em colaboração com os clientes, soluções conectadas que satisfaçam às necessidades específicas de sua atividade e de sua clientela. Esses clientes tirarão proveito da interatividade constante com os veículos da PSA para desenvolver suas próprias atividades, encontrar novas fontes de renda ou conceber soluções inovadoras. Os condutores descobrirão serviços eficientes e econômicos para enriquecer sua experiência com a mobilidade.

“As soluções destinadas a facilitar nossa vida e nosso trabalho evoluíram de modo espetacular com a generalização dos dispositivos móveis e o crescimento da Internet dos Objetos”, comentou Dirk Wollschläger, diretor geral, Global Automotive Industry, da IBM. “No âmbito desta parceria com a PSA Peugeot Citroën, nós expandimos mais os limites da mobilidade, a fim de oferecer a diversos setores a oportunidade de concretizar as promessas relativas ao carro conectado.”

1. Alfonso Velosa, « Predicts 2015: The Internet of Things », Gartner, 30 de dezembro de 2014.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança