quarta-feira, 24 abril , 2024
28 C
Recife

SKF recebe prêmio Zero Defect

A SKF Brasil acaba de receber três prêmios de qualidade da SKF global como reconhecimento à excelência de seus canais de manufatura no setor de reposição automotiva. O certificado, chamado de Zero Defect Award, foi concedido ao canais de embalagem de cruzetas, semi eixos e rolamentos de embreagem.

- Publicidade -

“Registramos uma ocorrência quando recebemos uma reclamação justificada de qualidade, chamada de não-conformidade, por parte de clientes internos, como unidades de logística da SKF e externos, como distribuidores, oficinas e proprietários de veículos.  Se houve uma falha no processo de embalagem de algum produto, por exemplo, precisamos formalizar a questão e tomar as medidas corretivas, preventivas e de contenção para evitar a reincidência desse problema”, explica o supervisor de qualidade da SKF Brasil, Samir Fernandes.

Para que tudo ocorra bem em um canal de manufatura, os processos de fabricação e montagem precisam seguir uma série de padrões de qualidade garantidos por certificados e auditorias baseados na ISO 9001. Por isso, toda a equipe precisa estar constantemente atenta.

- Publicidade -

De acordo com o gerente Murilo Soler, responsável pela cadeia de suprimentos e operações de peças de reposição automotiva, se não houver registros de reclamações justificadas em um período mínimo de 12 meses, então o canal de montagem pode ser indicado ao prêmio para a sede na Suécia.

Quanto maior o período sem relatos de problemas, melhores são os certificados de excelência. “Fomos premiados com o certificado Silver para o canal de manufatura VKUA (cruzetas), devido à ausência de ‘não-conformidades’ em um período de 24 meses”, comemora Fernandes.

O canal de semi eixos recebeu o prêmio na categoria Bronze, equivalente ao período de 12 meses sem ocorrências, o mesmo prêmio concedido ao canal de montagem de rolamentos de embreagem. “Trata-se de um esforço de toda a equipe do Kit Center Vehicles Part Cajamar para atingir metas focadas na cultura do defeito zero. Estamos muito felizes com o reconhecimento”, completa o supervisor.

- Publicidade -

Defeito Zero

O prêmio Zero Defect, ou defeito zero, é um reconhecimento aos canais de manufatura da SKF, ao redor do mundo, pelos contínuos esforços em melhorar suas operações. O objetivo principal do prêmio é estimular as equipes a se comprometerem pela busca incansável por excelência e ganho de competitividade necessários para a sobrevivência em um ambiente em constante mudança.

Ao seguir etapas que podem resultar no prêmio, as subsidiárias da SKF acumulam conhecimentos e habilidades que servirão para melhorar o atendimento a clientes e contribuir com a posição da empresa em um mercado cada vez mais competitivo.

Assim, o prêmio Zero Defect é uma forma de apoiar e reconhecer a evolução desses canais, estimulando a troca de informações sobre estratégias vencedoras, facilitando a comunicação de melhores práticas que poderão beneficiar outros canais que, por sua vez, também poderão vir a receber o prêmio.

O responsável pela qualidade da área de reposição automotiva da SKF formaliza a indicação dos canais, com potencial para receber o prêmio, ao gerente global de qualidade. Este faz a avaliação da sugestão com base nos resultados anuais. Caso aprovado, a sugestão é então encaminhada para diretor global de qualidade da SKF no setor automotivo.

Os certificados são concedidos a cada mês de janeiro. Depois dos prêmios nas categorias Bronze e Prata, o próximo certificado Gold é concedido quando um canal de manufatura atinge três anos sem ocorrência. Para períodos de cinco anos, ou 60 meses, o prêmio máximo é denominado Platinum.

Segmento automotivo

A SKF atua no mercado automotivo com diversos produtos e soluções em rolamentos aplicados em rodas, caixas de câmbio, embreagem, motor (incluindo sistemas auxiliares e turbo chargers), sistemas de direção (incluindo direção elétrica), suspensão, além de rolamentos sensorizados para aplicações em sistemas que requeiram integração mecânica e eletrônica.

Sobre a SKF

O grupo sueco SKF é líder mundial nas plataformas de rolamentos, vedações, sistemas de lubrificação, mecatrônica e serviços na área de confiabilidade em manutenção industrial. Dono de um faturamento de US$ 10 bilhões em 2013, o grupo está presente em mais de 100 países, com mais de 120 instalações industriais.

A empresa chegou ao Brasil em 1915, oito anos depois de sua fundação na Suécia. No país, a empresa é líder de mercado nos setores em que atua. A produção da unidade brasileira está concentrada nas instalações industriais de Cajamar, instaladas às margens da rodovia Anhanguera, a 30 km da cidade de São Paulo, onde são produzidos rolamentos para veículos leves.

 

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança