quinta-feira, 25 abril , 2024
28 C
Recife

Faça a revisão no veículo antes das viagens de férias

As férias de julho estão chegando e, com elas, o momento de dar mais atenção à manutenção de seu veículo. Afinal, ninguém quer surpresas desagradáveis ao pegar a estrada com a família. Lembre-se que componentes desgastados podem causar sérios transtornos e até colocar a segurança em risco.

- Publicidade -

Para evitar imprevistos durante a viagem de férias, recomenda-se a verificação dos sistemas de suspensão, direção, freios, arrefecimento e elétrico. Os amortecedores, por exemplo, devem ser avaliados quanto à eficiência e possíveis vazamentos. Já pneus e rodas, quanto a desgastes, pressão e balanceamento; enquanto as molas merecem atenção quanto a trincas, batidas de elo e ferrugem. O sistema de direção deve ser avaliado em relação ao alinhamento e demais componentes, ao passo que as bandejas merecem maior atenção em relação à folga nas buchas.

É importante observar também o estado de conservação das lonas e pastilhas de freio, assim como vazamentos de fluídos nos sistema hidráulico e câmbio. Lembre-se também de checar o nível de líquido de arrefecimento do motor. Lâmpadas e faróis devem estar sempre regulados para a garantia de um sistema de iluminação mais eficiente.

- Publicidade -

Cada componente tem uma vida útil determinada para um certo período ou quilometragem. No caso dos amortecedores, que representam papel fundamental na estabilidade dos veículos, a Magneti Marelli Cofap recomenda que o proprietário do automóvel faça a revisão a cada 10 mil km. Dependendo da intensidade de uso do veículo, os amortecedores podem apresentar desgaste do tubo de pressão e do pistão, fadiga das molas das válvulas, desgaste do selo e vazamento de óleo. Caso apresentem amassamento dos tubos, empenamento das hastes ou vazamento de óleo, que são visíveis, recomenda-se a troca imediata, independente da quilometragem. Isso vale para todos os componentes do veículo, pois a degradação de um determinado item pode comprometer a vida útil dos demais.

O sistema elétrico, cujos principais componentes são o alternador e a bateria, também deve ser verificado com atenção, pois uma falha pode causar sérios inconvenientes. O alternador é responsável pela alimentação da bateria e pelo fornecimento de energia elétrica ao veículo enquanto o motor está em funcionamento. Caso esses componentes apresentem defeito, todo o sistema elétrico do carro é comprometido, influenciando no funcionamento da bomba de combustível, faróis, lanternas, limpadores de para-brisas e todos os acessórios de conforto e entretenimento.

Os sistemas de iluminação e sinalização, faróis e lanternas, por lei, são obrigados a estar em perfeitas condições sempre que o veículo estiver ligado e em movimento. Atenção para lentes embaçadas, infiltração de água e superfície da lente fosca, que prejudicam o desempenho de faróis e lanternas. Uma simples verificação visual e a correta regulagem da inclinação dos faróis garantem a segurança do condutor e dos outros motoristas.

- Publicidade -

Para que o “check-up” do veículo seja completo, o sistema de escapamento também deve ser avaliado, pois o conforto dos passageiros e o meio ambiente podem ser afetados. Através de análise visual, o proprietário do automóvel pode verificar a existência de pontos de oxidação e vazamento, que podem levar à quebra do item e causar ruídos acima do permitido, além de eventual piora na emissão de poluentes.

Para uma viagem tranquila e sem preocupações, o motorista deve procurar um centro automotivo ou oficina mecânica que disponham de profissionais preparados e que possuam equipamentos capazes de diagnosticar todos os sistemas do veículo.

Lembre-se também dos equipamentos obrigatórios, como extintor, triângulo, e macaco, além dos documentos do veículo e do condutor.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança