quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

MAHLE Metal Leve recebe prêmios da AEA

Representantes da MAHLE Metal Leve estiveram presentes no IX Prêmio AEA de Meio Ambiente e no XVII Jantar do Meio Ambiente para receber o reconhecimento pelos trabalhos que inscreveram no evento. Cerca de 47 obras de diferentes empresas concorreram em seis diferentes categorias: Acadêmica, Jornalística, Responsabilidade Ambiental, Responsabilidade Social, Tecnologias Diesel e Tecnologias Otto.

Após as criações serem detalhadamente examinadas por uma banca de jurados capitaneada por Alfredo Castelli, diretor de Acreditação de Laboratórios da AEA, os resultados definiram um prêmio principal e uma menção honrosa para trabalhos apresentados pelo Centro Tecnológico MAHLE, de Jundiaí, São Paulo.

Na categoria Tecnologias Otto, o trabalho “Sistema de partida a frio autocontrolável para veículos flex”, de Tadeu Amaral, levou o prêmio principal. Trata-se de uma nova tecnologia para a partida em motores movidos a etanol que excede os conceitos já existentes, já que reduz o tempo de partida, o tempo de pré-aquecimento do etanol, consome menor energia e diminui drasticamente a emissão de gases.

O sistema eletrônico de partida a frio autocontrolável da MAHLE aquece o combustível de forma rápida e adequada, melhora a dirigibilidade do veículo no pós-partida, e beneficia a eficiência da combustão durante e após a partida por meio da atomização adequada do combustível. Essas são características que abrem a possibilidade do uso do combustível renovável também para países de clima mais frios.

Na categoria Responsabilidade Social, Graziela Tamayosi, Fernanda Pedreira e Luana Gonçalves da Costa, com o trabalho “Formare”, receberam menção honrosa. O programa foi idealizado para capacitar profissionalmente jovens para o ambiente de trabalho, fator fundamental diante das dificuldades de acesso ao primeiro emprego no País. Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística mostra que 46,5% dos jovens com idade entre 16 e 24 anos não conseguem se manter ou ter acesso ao trabalho.

O programa foi desenvolvido em parceria com a Fundação Iochpe e está presente nas sete unidades brasileiras da MAHLE. Os cursos são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e têm duração média de um ano.

Sobre o Tech Center de Jundiaí
A unidade brasileira do Centro de Tecnologia da Mahle, um dos dez existentes ao redor do mundo, é fruto deINVESTIMENTOS da ordem de R$ 100 milhões. O Tech Center de Jundiaí trabalha com o desenvolvimento de todos os produtos do portfólio global da Mahle e é o responsável mundial pelas linhas de anéis de pistão, camisas de cilindros e filtros para aplicações em motores flexíveis. Em suas instalações trabalham 297 colaboradores entre técnicos, graduados, pós graduados, mestres e doutores. Está instalado em uma área de proteção ambiental permanente de 125 mil m2, e seu principal foco é o desenvolvimento de componentes e soluções tecnológicas para motores de combustão interna, visando à redução de atrito, de emissões e do consumo de combustível.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn