sexta-feira, 29 março , 2024
28 C
Recife

Renault: duas últimas novidades elétricas

Pioneiro na comercialização de veículos 100% elétricos acessíveis ao público em geral, o Grupo Renault é o único fabricante a oferecer uma gama completa de veículos elétricos. Agora, são ainda mais opções, graças às suas duas últimas novidades.

Com o motor R240, os clientes que utilizam o ZOE em trajetos diários contam agora com uma autonomia ainda maior. Acompanhado de uma bateria com gestão eletrônica otimizada, a autonomia do ZOE foi aumentada para 240 km NEDC, um aumento de 30 km. Ele também tem agora uma recarga em média 10% mais rápida em terminais domésticos, graças a uma evolução no sistema de recarga Caméléon.

O Twizy Cargo é a versão do Twizy adaptada para o transporte de mercadorias. Ele tem um porta-malas estanque com capacidade de 180 litros (que substitui o lugar traseiro), cujo acesso é feito a partir da porta traseira do veículo. Tão compacto como o Twizy, o Twizy Cargo é a ferramenta de trabalho ideal para empresas de entrega ou serviço rápido na cidade. Ele pode ser totalmente adesivado com as cores da empresa e conta com baixos custos de utilização.

01 – Novo motor R240 oferece mais autonomia para o ZOE – Batizado de R240 e acompanhado de uma bateria com gestão eletrônica otimizada, o novo motor do ZOE oferece melhor rendimento e performances de recarga ainda maiores. Revelado no Salão de Genebra de 2015, o modelo está disponível para venda a partir do segundo trimestre deste ano, conforme o país.

Atualmente, mais de 25.000 ZOE estão em circulação, em aproximadamente vinte países.

30 km (1) de autonomia a mais, 10% de tempo de recarga a menos (2)

Motor R240 apresenta autonomia incomparável no segmento: 240 km NEDC, sendo 30 km a mais que o motor Q210 – Os engenheiros da Renault melhoraram o rendimento do motor, otimizando a gestão eletrônica. O rendimento melhor permite diminuir o consumo elétrico do ZOE em rodagem, ao mesmo tempo em que mantém sua potência. Menos energia consumida significa mais autonomia.

Com o motor R240, o tempo de recarga do ZOE foi reduzido em 10% em média em relação ao motor Q210 para os usos mais comuns – Para aumentar a autonomia do ZOE, os engenheiros da Renault também trabalharam na redução do tempo de recarga em baixa potência, com evoluções no carregador Caméléon (3). Para cada minuto de recarga, são ainda mais quilômetros ganhos pelo usuário.

Novo motor permite que o ZOE atenda a um leque maior de necessidades – Com o motor R240, a Renault segue sua estratégia em favor da mobilidade elétrica acessível ao público em geral. Seus 240 km de autonomia NEDC proporcionam mais leveza aos clientes que utilizam o ZOE nos trajetos diários. Disponível com o motor R240, a versão aperfeiçoada do carregador Caméléon é especialmente performante em terminais de 3 a 22 kW, que representam mais de 95% das infraestruturas de recarga atualmente disponíveis.

Além disso, a Renault mantém o motor Q210 em sua linha de produtos, permitindo uma recarga rápida do ZOE em terminais de 43 kW, principalmente para clientes que utilizam corredores viários.

(1) NEDC.

(2) Em baixa potência.

(3) Patenteado pela Renault, o carregador CaméléonTM se adapta às diferentes potências de recarga disponíveis. Ele é compatível com todos os terminais de recarga públicos.

Motor R240 concebido e produzido pela Renault na França – Integralmente desenvolvido pela Renault, o motor R240 foi concebido pelos engenheiros do Technocentre (na cidade de Guyancourt, região de Yvelines) e da fábrica de Cléon (região Seine Maritime). Ele é produzido nesta fábrica, localizada próxima à fábrica Renault de Flins, que produz o ZOE.

Vale lembrar que, até hoje, o ZOE contava apenas com um único motor, o Q210, produzido por um fornecedor espanhol.

Renault inovou e registrou 95 patentes para conceber este motor – O motor R240 é um motor elétrico síncrono com rotor bobinado de 65 kW e 220 Nm com carregador Caméléon integrado. Ele conta com um rendimento melhor e performances de recarga aumentadas graças à otimização da gestão eletrônica de cada componente, assim como às suas dimensões reduzidas. Inovador em sua concepção e arquitetura, o motor R240 foi objeto do registro de 95 patentes.

Engenheiros da Renault conseguem reduzir tamanho do motor em 10% – O motor R240 é mais compacto que o Q210, ao mesmo tempo em que mantém as mesmas performances motoras (potência, torque, etc.), graças ao trabalho realizado em 3 áreas:

– Integração: passagem de macromódulos empilhados para módulos completos integrados;

– Miniaturização: concepção de módulos menores, montados conforme a necessidade (minimização dos espaços entre os módulos, eliminação de cabos de alimentação externa);

– Simplificação: passagem do resfriamento a ar para uma máquina elétrica (eliminação de tubulações entre módulos).

Por fim, a caixa de interconexão, a eletrônica de potência e o carregador Caméléon agora formam um único conjunto chamado de “Controlador Eletrônico de Potência”. O tamanho deste grupo de funções foi reduzido em 25%.

Com o R240, Renault afirma sua expertise de fabricante de motores elétricos – Para conceber, ajustar e produzir este novo motor de alta tecnologia, o Grupo Renault contou com seu know-how de fabricante de motores térmicos e a experiência em tecnologia elétrica adquirida por suas equipes.

A Renault participa da novíssima categoria da Fórmula E no automobilismo esportivo. Foi principalmente graças à sua posição de especialista em veículos elétricos que ela foi escolhida como parceira técnica do campeonato mundial. A Renault testa tecnologias elétricas em competições, com o objetivo de melhorar continuamente as performances de seus veículos elétricos produzidos em série.

Para a produção do motor, a fábrica Renault de Cléon é considerada um ícone em todo o Grupo na fabricação de motores e caixas de câmbio de alto valor agregado (motores Energy, motores Renault Sport, etc.). Há 2 anos, ela produz a “Caixa de Passagem” do ZOE, que faz a interconexão dos circuitos elétricos e foi desenvolvida pela área de pesquisas no Centro de Tecnologia da Renault na França, o Technocentre. A fábrica de Cléon tem uma sólida experiência, utilizada hoje para produzir o Controlador Eletrônico de Potência do motor R240. A expertise da Renault em termos de bobinagem é fruto da capacitação desenvolvida dentro da Aliança Renault-Nissan

Para saber mais sobre a fábrica de Cléon e o motor R240, leia a história “Novo motor elétrico fortalece a excelência de Cléon em motores” no site www.media.renault.com.

02 – Twizy Cargo: o Twizy para uso profissional – Veículo urbano (4) por excelência e agora também veículo utilitário, o Twizy Cargo é destinado principalmente às empresas de entrega ou de serviços rápidos, como manutenção de elevadores, serviços de encomendas e serviços de emergência.

Disponível na França desde março de 2014, o Twizy Cargo é vendido atualmente em toda a Europa. Em 2015, mais de uma a cada dez unidades de Twizy vendida é um Twizy Cargo.

Facilitando entregas na cidade

Twizy Cargo oferece espaço de carga de 180 litros – No Twizy Cargo, o lugar traseiro do Twizy é substituído por um espaço de carga protegido, acessado através de uma porta traseira. Este porta-malas permite carregar e entregar até 180 litros ou 75 kg. A porta traseira se abre a 90°, permitindo acomodar vários tipos de pacotes. Por exemplo, um entregador de pizzas pode carregar pelo menos 15 pizzas de uma única vez.

Dimensões relativas do porta-malas:

Dimensões internas do porta-malas (em mm)

Profundidade 555 x Largura 493 (130 mm de altura)

Profundidade 433 x Largura 521 (430 mm de altura)

Profundidade 407 x Largura 510 (730 mm de altura)

Altura do porta-malas (em mm) 954

Altura de carga (em mm em relação ao solo) 718

Capacidade de carga 180 litros / 75 kg

Compacidade e facilidade de manobrar o Twizy conferem máxima praticidade ao Twizy Cargo – Quando é difícil encontrar uma vaga de estacionamento e é preciso parar o mais próximo possível do local de carga ou descarga, a escolha de um Twizy Cargo se mostra ainda mais vantajosa em comparação com um carro comum, pois o ganho de tempo e energia é considerável.

As dimensões do veículo (2,34 m de comprimento e 1,40 m de largura) e seu diâmetro de giro (6,80 m) permitem que o Twizy possa ser estacionado perpendicularmente em relação à calçada (5), mesmo entre 2 veículos. Já a porta traseira do Twizy Cargo, voltada para a calçada, facilita a movimentação de pacotes. Além disso, as portas com abertura do tipo tesoura, disponíveis conforme a versão, aumentam ainda mais as funcionalidades relacionadas à entrada e saída do veículo.

(4) A utilização do Twizy é regulamentada conforme as disposições aplicáveis aos quadriciclos motorizados, em função do código de trânsito de cada país.

(5) Autorizado conforme a regulamentação local.

Dimensões do Twizy (em mm):

Balanço dianteiro 313

Entre eixos 1.686

Balanço traseiro 339

Comprimento total 2.338

Bitola dianteira 1.094

Bitola traseira 1.080

Largura incluindo para-lamas dianteiro 1.237

Largura incluindo para-lamas traseiro 1.232

Largura total com retrovisores / com portas 1.381 / 1.396

Altura com o veículo vazio 1.454

Altura com o veículo vazio, com as portas abertas (mínimo / máximo)1.818 / 1.980

Distância do solo com carga 120

Distância de regulagem do banco dianteiro 200

Distância entre a articulação do quadril e o teto 908

Twizy Cargo: ferramenta de trabalho segura e confortável.

O nível de segurança e conforto Twizy Cargo é o mesmo oferecido pelo Twizy. O veículo oferece um habitáculo que protege muito mais o condutor das intempéries do que um scooter. Para completar a proteção, estão disponíveis vidros móveis para fechar a parte superior das portas (como acessório opcional).

O Twizy Cargo protege o usuário com um cinto de segurança de 4 pontos, permitindo estabilidade frontal e lateral. Em caso de colisão, o condutor também é protegido pela inovadora estrutura tubular do Twizy e seu air bag frontal de série.

Diferenciais em termos de imagem e custos

Twizy Cargo pode ser totalmente adesivado nas cores da empresa – Toda a carroceria do veículo pode incluir a identidade gráfica da empresa ou profissional. Como um Twizy nunca passa despercebido, a visibilidade da marca fica garantida.

Ao escolher o Twizy, a empresa está associando sua marca a uma ferramenta de trabalho que respeita o meio ambiente (6), já que o Twizy Cargo representa estes valores.

Twizy Cargo tem custos de utilização reduzidos – Assim como para todos os veículos elétricos da Renault, o custo de recarga da bateria do Twizy é quase nulo e o custo de manutenção é limitado, principalmente graças à locação da bateria.

Como o Twizy Cargo é um veículo transformado pela Renault, os clientes contam com as mesmas condições de garantia oferecidas para o Twizy. Por exemplo, na França:

– Locação da bateria a partir de 30 € por mês (oferta para “uso reduzido”, limitado a 2.500 km/ano),

– Garantia de 2 anos e quilometragem ilimitada para o veículo e de 3 anos para o grupo motopropulsor.

Além disso, as empresas contam com a restituição do IVA no preço de compra do Twizy Cargo.

(6) Os veículos elétricos Renault não emitem nenhum poluente (óxidos de azoto, partículas finas, etc.) durante a rodagem (com exceção das peças de desgaste), contribuindo para a qualidade do ar, um verdadeiro desafio para a saúde pública. Eles também não emitem gases de efeito estufa (CO2) durante a rodagem (com exceção das peças de desgaste), responsáveis pelo aquecimento climático. E como não utilizam combustíveis fósseis, sua utilização preserva recursos naturais não renováveis.

Mercado de veículos elétricos – Considerando-se o mercado total em 2014, as vendas de veículos elétricos (VE) cresceram 56% na Europa e mais 52% nos 5 primeiros meses de 2015. Em escala mundial, o crescimento do mercado de VE é aproximadamente 10 vezes superior ao do mercado de automóveis em geral. Estima-se que a cada 3 segundos em todo mundo um usuário de veículo térmico passe para a propulsão elétrica (7).

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn