sábado, 20 abril , 2024
28 C
Recife

Filtro do ar-condicionado do carro: o grande aliado da sua saúde no inverno

Com a chegada dos meses mais frios, aumenta a incidência de casos de problemas respiratórios. Como medida preventiva, a atenção costuma se voltar para a casa e para o ambiente de trabalho.

- Publicidade -

E o carro, local em que passamos várias horas do nosso dia, acaba esquecido. O que é um grande erro, principalmente para quem mora nas grandes e congestionadas cidades, onde os índices de poluição são ainda mais altos.

Diante disso, a micronAir alerta que a troca do filtro do ar-condicionado dos carros é muito importante durante o inverno, devido ao maior uso do recurso de aquecimento nos dias mais frios.

- Publicidade -

“As pessoas associam o uso do ar-condicionado com o verão, já que os dias estão cada vez mais quentes, por isso, é quando elas se lembram de fazer a troca. No entanto, no inverno, os filtros continuam trabalhando no sistema de climatização dos veículos, reciclagem e filtragem do ar quente ou até mesmo na simples busca do ar externo para ventilação interna e, neste processo, acumulam microrganismos que podem gerar riscos à saúde”, alerta Carlos Matos, gerente de mercado de filtros automotivos para a América do Sul da Freudenberg Filtration Technologies, dona da marca micronAir, líder mundial na fabricação de filtros de ar de cabine de veículos.

“Para quem tem rinite, uma das principais recomendações dos médicos é reduzir ao máximo o contato com ácaros. O ar condicionado pode ser um grande aliado nisso, mas, para que ele cumpra essa função, os filtros precisam estar limpos, por isso, a troca periódica para os alérgicos é ainda mais relevante para a saúde, ideal é não rodar mais do que 10 mil km sem fazer essa renovação”, observa o responsável pelo aftermarket da micronAir, Luciano Ponzio.

Ele explica também que, no geral, para os demais proprietários de carros equipados com ar-condicionado o prazo de validade do filtro costuma ser de seis meses, no entanto os filtros originais micronAir tem prazo de validade de um ano, o que confere ao produto mais durabilidade.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança