quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Bosch destaca a importância da escolha da oficina mecânica para garantia do check-up de férias

A temporada de férias está chegando e, para garantir a tranquilidade da viagem, é preciso estar atento à escolha de uma oficina qualificada para fazer a revisão prévia do veículo.

Pensando nisso, a Rede Bosch Service destaca algumas recomendações para quem vai viajar em julho.

Antes de pegar a estrada é fundamental realizar a inspeção de diversos itens que garantem mais segurança no trânsito, com o objetivo de prevenir acidentes e reduzir os riscos nas vias.

Para que esse check-up seja assertivo, é necessário escolher uma oficina mecânica especializada, com experiência e profissionais tecnicamente qualificados para efetuar a manutenção de maneira adequada.

Também é importante observar a estrutura do local, o que inclui tecnologias para a realização do serviço, como equipamentos de análise e diagnóstico, além da limpeza, organização e atendimento, pois são aspectos que interferem na confiabilidade, agilidade e desempenho do trabalho.

“É aconselhável que o alinhamento e o balanceamento das rodas, suspensão, freios, faróis, sistema de injeção e ignição e a bateria sejam revisados em oficinas que possuam equipamentos específicos para uma análise precisa e completa”, enfatiza Daniel Angelo, gerente de conceito de oficina da Bosch.

Para garantir a segurança veicular, é necessário realizar a manutenção preventiva frequentemente. “Os cuidados com a revisão do veículo, podem fazer toda diferença no seu pleno funcionamento e, especialmente, na preservação de vidas e ainda do meio ambiente”, conclui Angelo.

Confira alguns itens que devem ser revisados antes de viajar:

Undercar  – A manutenção voltada para a parte inferior do veículo, precisa de equipamentos que garantam o perfeito alinhamento, balanceamento e montagem das rodas para não resultar no desgaste prematuro dos pneus e dos componentes da suspensão, gerando assim mais segurança no rodar. Pneus desalinhados e gastos aumentam o consumo de combustível.

Bateria  – Responsável por armazenar energia para atender às necessidades do veículo, principalmente nos dias frios nos quais a bateria é ainda mais demandada.

Por meio de um testador específico, a oficina consegue gerar um relatório e orientar se está na hora ou não de efetuar a troca da bateria.

Palhetas  – A Bosch recomenda que a substituição das palhetas seja realizada pelo menos uma vez por ano ou ao serem observadas as seguintes condições no para-brisa: formação de faixas e riscos, ruído ou trepidação, formação de névoa e falhas na limpeza; e nas palhetas: lâmina quebradiça, torta ou rasgada.

Ao substituir as palhetas é importante verificar a condição do motor e braço do limpador e se o esguichador está desobstruído e corretamente posicionado.

Para manter as palhetas em boas condições de uso, a Bosch aconselha que no momento da lavagem do carro a limpeza das lâminas de borracha seja realizada somente com um pano umedecido em água, nunca com querosene ou outros produtos químicos.

Filtros –  Quando em bom estado de conservação, os filtros de óleo, ar e combustível auxiliam na redução do consumo de combustível e no nível de emissão de poluentes.

Já os filtros de cabine purificam o ar que circula internamente no veículo, reduzindo tração de partículas de pó e contaminantes do ar aspirado da atmosfera.

Somente profissionais qualifica dos conseguem avaliar se a performance desses itens está afetando a eficiência e o funcionamento do veículo.

Velas  – Escolha postos de combustível de confiança para abastecer. Combustíveis adulterados ou de procedência duvidosa encurtam a vida útil destes componentes e podem provocar, entre outros problemas, superaquecimento das peças e carbonização dos eletrodos.

A Bosch recomenda que a troca das velas de ignição ocorra periodicamente, conforme a recomendação do fabricante.

Velas gastas ou danificadas podem prejudicar o desempenho do carro. Na troca das velas, o mecânico deve consultar o manual do veículo ou a tabela de aplicação disponível nas oficinas mecânicas e em lojas de autopeças para verificar qual é o modelo correto para o motor do veículo.

Cabos  – Ao levar o carro no mecânico para a verificação do estado das velas, a Bosch recomenda que sejam observadas também as condições dos cabos de ignição, que são os responsáveis po r conduzir a corrente elétrica de alta tensão produzida na bobina de ignição às velas do motor.

Um cabo de ignição danificado pode gerar problemas de interferências eletromagnéticas e/ou fuga de corrente, causando falhas no motor, consumo excessivo de combustível e problemas no catalisador.

Os cabos devem ser testados e revisados a cada 15 mil quilômetros, evitando assim problemas com o sistema de ignição.

Sonda Lambda  – Componente do sistema de injeção eletrônica, a sonda lambda tem a função de medir a quantidade de oxigênio dos gases que saem do escapamento.

Em perfeitas condições, emite sinais eletrônicos para que a unidade de comando determine o volume exato de injeção de combustível, podendo gerar uma economia de até 15%, além de proporcionar mais potência ao motor; proteção ao meio ambiente e maior vida útil do catalisador.

A durabilidade deste componente é grande quando o veículo apresenta condições de manutenção favor áveis e quando é abastecido com combustível de qualidade.

Mas, para garantir seu bom funcionamento, é necessária uma revisão a cada 30 mil km, com equipamentos de teste apropriados.

Já que uma sonda lambda defeituosa não informa os dados corretamente e todo o sistema de injeção eletrônica perde a eficiência.

Freios  – A recomendação da Bosch é verificar o sistema de freios a cada cinco mil quilômetros, quando serão inspecionados visualmente todos os componentes do sistema, com equipamentos específicos.

Esta verificação indicará a necessidade de substituição dos componentes, o que garante maior segurança e um menor custo na manutenção do sistema.

Na hora de substituir o fluido de freio é importante levar em consideração a especificação correta para cada tipo de veículo. Por isso, a orientação é sempre seguir as especificações do manual do proprietário do veículo.

A aplicação de um fluido não adequado pode reduzir a eficiência da frenagem ou mesmo danificar o sistema, colocando em risco a segurança.

Em caso de viagem, a Bosch recomenda que a revisão do sistema de freios seja feita com no mínimo duas semanas de antecedência, tendo em vista o período de assentamento do material de atrito e acomodação do sistema, evitando, neste período, freadas bruscas e em altas velocidades.

Correias sincronizadoras –  A principal função desta peça, também conhecida como correia dentada, é proporcionar o sincronismo de movimento entre o virabrequim e o comando de válvulas, que são os principais eixos do motor.

Quando a correia quebra há interrupção neste sincronismo, o que provoca parada total do veículo, e pode gerar sérios danos ao motor.

Na maioria das vezes, os custos para este reparo são superiores do que o valor de uma substituição de correia realizada preventivamente. Desta forma, a Bosch aconselha realizar uma avaliação visual a cada 10 mil quilômetros.

É recomendável realizar a troca da correia ao encontrar sinais de desgastes como trincas, ressecamento, contaminação com óleo e dentes rachados.

Além disso, é importante ainda verificar o estado das polias e dos tensionadores, com objetivo de garantir a eficiência da correia e evitar o desgaste precoce da mesma.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn