quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Rapidez no envio das informações é trunfo da equipe Williams na F1

Os primeiros resultados da parceria com a Williams Martini Racing estão mostrando como a tecnologia BT ajuda a equipe a obter um melhor desempenho do carro com análise de dados, em tempo real, das atividades durante os pit stops; rápida análise de vídeos da corrida; melhor desempenho das aplicações e telemetria em tempo real.

A equipe Williams Martini Racing agora conta com a BT para conectar a equipe de corrida, onde quer que esteja ao Race Operations Centre em Grove, em Oxfordshire, no Reino Unido. Como cada corrida produz em torno de 60 a 80GB de dados brutos, que precisam ser enviados com segurança e analisados em tempo real, contar com conexões seguras de alta velocidade é fundamental.

A BT está oferecendo conexões com a velocidade de 100Mbps a partir de cada localidade onde se realizem testes ou corridas. Os engenheiros na pista de corrida e na sede, em Grove, trabalham para melhor desempenho dos carros analisando em tempo real uma grande quantidade de dados em um trabalho de colaboração que permite efetuar mudanças de imediato nos treinos e até mesmo nas corridas.

A nova infraestrutura de rede foi otimizada também com a implementação de recursos de aceleração, eliminando os problemas de latência quando as equipes se comunicam com os pilotos na pista e com o centro de controle no Reino Unido.

Claire Williams, a segunda no comando da equipe e diretora comercial da Williams Martini Racing, destaca que “a conectividade oferecida pela BT permite que nossos engenheiros colaborem de forma mais estreita e rápida. Parceiros que nos trazem tecnologia para ganhar aqueles décimos de segundo, aqueles centésimos de segundo, aqueles milionésimos de segundo capazes de acelerar nosso desempenho nos fazem novamente vencedores. A BT tem desempenhado um papel muito importante em nossa transformação”.

Para Graeme Hackland, CIO da equipe Williams Martini Racing, “a comunicação instantânea nos permitiu dar um grande passo adiante. A BT nos proporciona uma rede segura ligando as pistas de corrida, em todo o mundo, à nossa sede, em Grove. O aconselhamento e orientação da BT no que toca aos desafios relacionados a diferentes campos envolvendo a TI tem sido de um valor inestimável, cobrindo redes sociais, mobilidade, análise de dados, nuvem, onde hospedar nossos dados e como ter certeza de que eles estão seguros. Poder contar com as vantagens e benefícios das inovações e tecnologias da BT é tremendamente importante para a Williams”.

Gavin Patterson, CEO do BT Group, diz que “o objetivo da parceria com a Williams é criar novas possibilidades. Em última instância, trata-se de apoiar as pessoas para que o desempenho da equipe seja o melhor possível.

Desde que nossa parceria foi anunciada, em março, nossos melhores especialistas têm instalado os mais rápidos, resilientes e seguros serviços de rede para a Williams em todo o mundo, com prazos muito curtos. Compartilhamos com eles a busca por desempenho, e nossa tecnologia tem sido provada nas mais severas condições de demandas”.

A Williams é uma das mais conhecidas e bem-sucedidas equipes de Fórmula 1. É reconhecida como uma das organizações esportivas de melhor desempenho, sinônimo de alto nível em competições automobilísticas desde os anos 1960.

A Williams conquistou 16 campeonatos mundiais da Fórmula 1 (entre eles, nove títulos mundiais de fabricantes, em parceria com Cosworth, Honda e Renault; e sete títulos mundiais de pilotos, com Alan Jones, Keke Rosberg, Nelson Piquet, Nigel Mansell, Alain Prost, Damon Hill e Jacques Villeneuve). A equipe acumula 114 vitórias, 306 pódios e 128 pole positions.

A escuderia Williams vem crescendo exponencialmente desde 1977. Começando como um grupo de 17 pessoas, transformou-se em uma empresa que agora emprega mais de 600 funcionários em seu campus de tecnologia em Grove, Oxfordshire.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn