quinta-feira, 25 abril , 2024
28 C
Recife

Indústria 4.0: o caminho para a construção de uma fábrica inteligente

A produção com automação flexível pode ser implementada de acordo com as exigências da indústria 4.0? Sim, ressalta SCHUNK, a líder competente em tecnologia de fixação e sistemas de garras e provou isso com evidências práticas na Hannover Messe.

- Publicidade -

Juntamente com vários parceiros, a SCHUNK transforma as visões da fábrica inteligente em realidade, apresentando uma célula de montagem.

A característica mais evidente: O monitoramento das condições e do processo, bem como a comunicação, estão diretamente ligados ao nível dos componentes.

Os módulos inteligentes da SCHUNK  estão fazendo a diferença na manipulação de objetos, e permitem um fluxo consistente de informações desde o dedo da garra até  o sistema ERP.

A célula de montagem da indústria 4.0 foi projetada pela SCHUNK, pela especialista em software ORBIS, pela construtora Erhardt + Abt e pela equipe de engenharia plusdrei e SIM Automation, que impressionaram ao mostrar como unidades de Pick & Place, portais 3 eixos, robôs, e plataformas móveis autônomas cooperam durante a montagem, controle, embalagem e transporte, e portanto, permitem uma produção inteligente.

- Publicidade -

A cada novo componente e conforme ordem de prioridade, a célula inventa uma nova coreografia programada.

Cada etapa do processo individual é detalhadamente monitorada por sensores e é reportada para o sistema de manipulação ou mesmo para a unidade de controle da planta e do ERP.

As unidades de montagem, componentes de manipulação e até mesmo a unidade de controle do sistema, fabricados pela SCHUNK, estão conectados uns aos outros por fieldbus ou ethernet, e constroem um sistema ciberfísico.

As garras inteligentes da SCHUNK, os braços robóticos leves, unidades de Pick & Place e guias lineares permitem um controle descentralizado ao nível do componente, produzindo um processo dinâmico e flexível. “A inteligência dos componentes de manipulação é um fator decisivo no caminho para a construção de uma fábrica inteligente”, disse Dr. Markus Klaiber, TCO da SCHUNK.

Comunicação integrada e controle do processo – A pré-condição de tal cenário já está dada: garras mecatrônicas SCHUNK e sensores de momento SCHUNK que podem ser ajustados pela força e posição, permitindo um monitoramento preciso.

- Publicidade -

Os sensores FT da SCHUNK detectam desvios mais ligeiros, mesmo antes que uma falha de mau funcionamento possa acontecer e cria as melhores pré-condições para uma intervenção previsível e efetiva no âmbito de uma operação de manutenção preventiva.

Eles permitem uma inteligência descentralizada na tarefa individual e são adequados para controlar os parâmetros do processo, garantia de qualidade descentralizada e documentação dos critérios de qualidade.

Garras SCHUNK, sistemas de troca-rápida e juntas rotativas de passagem que são adequados para Fieldbus apresentam uma comunicação sem barreiras entre o componentes e o sistema.

As garras versáteis da SCHUNK, sistemas de troca eficientes e altamente dinâmicos, eixos lineares diretos totalmente programáveis, finalmente permitem que um projeto de processo flexível tenha produtividade máxima.

 

Mecatrônico ou pneumático – Uma solução topo de linha mecatrônica não é necessária para todos os cenários da indústria 4.0. Três das seis estações em toda a célula de montagem SCHUNK têm sido convencionalmente equipadas com módulos pneumáticos, e por meio de sensores inteligentes SCHUNK estão prontos para a produção inteligente.

“Não importa se pneumático ou mecatrônico, fixando, torneando, mudando, Pick & Place ou movimentos translacionais: a SCHUNK oferece o componente correspondente para a fábrica inteligente”, disse o Dr. Markus Klaiber.

Os usuários podem escolher livremente toda a gama de produtos padronizados da SCHUNK, o grau de inteligência e a flexibilidade de cada etapa do processo individual.

“Dependendo da aplicação, é possível equipar uma garra SCHUNK pneumática com um sensor que é adequado para a indústria 4.0. Mais adiante, a solução mecatrônica altamente flexível da SCHUNK pode ser a melhor escolha”, explicou Klaiber. Nenhum outro fabricante abrange esse amplo leque de indústrias 4.0 de maneira apropriada e tão atuante como a SCHUNK faz.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança