quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Audi S3 Sedan esbanja disposição, mas fica a desejar na lista de equipamentos de série

Rápida, ágil e segura, a versão esportiva do Audi A3 Sedan possui motorização 2.0 litros Turbo FSI, câmbio S tronic de dupla embreagem e tração integral permanente quattro, acelerando e impressionando de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos e alcança velocidade máxima (limitada eletronicamente) de 250 km/h. Os dias de avaliação do S3 Sedan, literalmente, passaram rápidos!

O sedã é identificado pelo visual exclusivo dos modelos S, a linha esportiva da Audi. Detalhes especiais no exterior e acabamento diferenciado na área interna dão ao carro uma personalidade própria, que reforçam o temperamento que o modelo demonstra na pista.

O novo modelo é muito fácil de ser identificado por dentro e por fora quando comparado ao A3 Sedan original. Além das características mais esportivas, não tem como não notar também seus 8 logos “S3” que se destacam na grade da frente, na tampa traseira, na soleira das portas dianteiras, no volante, no conta-giros do painel e nos assentos dianteiros.

Mecânica Online – O coração do Audi S3 Sedan é o motor 2.0 Turbo FSI, que tem como particularidade uma tecnologia desenvolvida pioneiramente pela Audi, o duplo sistema de injeção – direta e indireta. Sob solicitação parcial, a injeção indireta melhora a queima do combustível e reduz o consumo e as emissões de partículas. Já a eficiente injeção de combustível direta FSI entra em ação na partida e em situações de alta solicitação do motor.

Vários quilos mais leve que sua geração anterior, o 2.0 Turbo FSI que equipa o S3 Sedan conta também com sistema Audi Valvelift que varia a elevação das válvulas para otimizar a quantidade de combustível na câmara de combustão, coletor de exaustão integrado ao cabeçote, dois eixos de comando de válvulas ajustáveis, gerenciamento térmico inovador com válvula rotativa, bomba de óleo regulável, atrito interno reduzido e cárter com paredes estreitas.

Com todas estas características, a Audi conseguiu uma economia de aproximadamente meio litro para cada 100 quilômetros rodados com melhora no desempenho.

O desempenho não prejudica o conforto: dois eixos de balanceamento garantem o máximo de suavidade. Pistões de alumínio especial e bielas de alta resistência com novas bronzinas transmitem as forças para o virabrequim. O turbocompressor aperfeiçoado aumenta ainda mais o desempenho. Ele gera até 1,2 atmosferas de pressão e pode suportar temperaturas de escapamento de até 1.000º C.

O intercooler reduz drasticamente a temperatura do ar comprimido, aumentando assim a massa de ar disponível para a combustão e a válvula de descarga dos excessos de pressão (wastegate) é rápida e precisa.

Uma das características do 2.0 Turbo FSI é sua sonoridade, que intensifica a experiência ao volante do carro. Quando o S3 Sedan é conduzido de forma esportiva, o motor responde com maior agilidade ao comando do acelerador, promovendo automaticamente breves aceleradas durante as trocas de marchas, que permitem criar um efeito sonoro diferenciado e esportivo. Além disso, os flaps, que controlam o som no sistema de escapamento, abrem em alta rotação e amplificam ainda mais o nível de ruído no interior do veículo, passando a sensação de esportividade extrema.

Trocas instantâneas: o câmbio S tronic de seis marchas – O novo Audi S3 Sedan traz de série o sistema Audi Drive Select, que controla o funcionamento do acelerador, da direção assistida e do câmbio S tronic. O motorista pode optar entre os modos comfort, auto, dynamic, efficiency e individual ao toque de um botão. O modo individual permite ao motorista especificar seu próprio perfil, com suas regulagens preferidas.

O esportivo é equipado com o dinâmico câmbio automático S tronic de dupla embreagem. Para garantir o máximo desempenho nas arrancadas, as marchas mais baixas são pouco distanciadas. Ao mesmo tempo, as relações das marchas mais altas reduzem a rotação do motor e, consequentemente, o consumo de combustível. O motorista pode utilizar o rapidíssimo câmbio S Tronic, realizando trocas suaves e quase imperceptíveis no sistema automático ou mecânico, por meio dos shift paddles junto ao volante.

O sistema Launch Control permite arrancadas radicais, transmitindo a força do motor para a pista com o máximo de intensidade. Outro diferencial é a utilização do modo “efficiency” do Audi Drive Select nas desacelerações. Ele desacopla as duas embreagens, deixando o carro rolar livremente quando o motorista tira o pé do acelerador. Como em todos os demais veículos da linha, o S3 Sedan conta também com o sistema de recuperação KERS, que transforma a energia cinética em elétrica quando você tira o pé do acelerador, aumentando ainda mais o rendimento do combustível.

O sistema quattro de tração integral permanente garante ao Audi S3 Sedan uma vantagem decisiva relativamente à tração, dinâmica e estabilidade. O centro deste sistema é uma embreagem multidiscos controlada eletronicamente. Compacta e leve, ela distribui a força disponível, enviando a maior parte para as rodas dianteiras – caso elas percam tração, porém, o torque é redirecionado sem interrupção para as rodas de trás.

Estrutura avançada – O chassi do Audi S3 Sedan se harmoniza extremamente bem com o potente motor. O carro responde ao comando do volante precisa e espontaneamente, fazendo qualquer tipo de curva em alta velocidade com pouca movimentação da carroceria. Um fator chave para isso é a distribuição do peso, com 59 por cento na dianteira e 41 por cento sobre as rodas traseiras.

A inclinação do motor em 12 graus na direção da traseira e o eixo dianteiro situado bem à frente contribuem nesse sentido. Essas duas soluções fazem parte da Matriz Modular Transversal, arquitetura adotada pela Audi.

A suspensão esportiva torna o S3 Sedan 25 milímetros mais baixo que o A3 Sedan. A direção progressiva de série deixa a condução ainda mais esportiva. A cremalheira da direção eletromecânica foi projetada de forma que a relação de redução torne-se gradualmente mais direta nas curvas.

O resultado é menor esforço ao esterçar em manobras de estacionamento e no tráfego urbano. Já na condução esportiva, a direção é extremamente precisa – a assistência varia conforme a velocidade, assegurando um comportamento excelente em todas as situações de condução.

O novo Audi S3 Sedan vem de série com rodas de 18 polegadas de diâmetro e 8 polegadas de largura, com cinco raios duplos no design. A tecnologia de conformação por fluxo permite que elas sejam extremamente leves. O aro é moldado sob alta pressão e alta temperatura, processo que fortalece o material, permitindo usar paredes mais finas. Pneus 225/40 R18 são standard.

Os discos de freios dianteiros têm 340 milímetros de diâmetro. As pinças trazem o logotipo S3. A última geração do sistema de controle de estabilidade ESC intervém, quando necessário, de forma esportiva e sensível.

O destacado dinamismo do Audi S3 Sedan também é fruto de sua construção leve, uma das grandes qualidades da Audi. Aços de ultra e alta resistência são usados em várias áreas da célula de passageiros e o capô do motor é feito de alumínio.

Design diferenciado – O Audi S3 Sedan evidencia sua natureza dinâmica na aparência, dominada pelo design atlético e uma forte identidade visual. O capô liso, as linhas precisamente desenhadas, a firmeza das superfícies curvas e o arco do teto achatado alongam visualmente a carroceria.

O modelo topo de linha tem 4.469 milímetros de comprimento, 1.796 mm de largura e 1.392 mm de altura. A grande distância entre os eixos – 2.631 mm – permitiu criar um espaçoso interior.

Detalhes visuais exclusivos reforçam o caráter de alto desempenho do Audi S3 Sedan. A grade Singleframe, identificadora dos modelos S, tem acabamento em alumínio e duas barras horizontais. Uma moldura cromada cerca a grade e os insertos tem acabamento em cinza platinum fosco. Barras duplas com aparência de alumínio e grades tipo colmeia cobrem as entradas de ar no para-choque, incrustadas entre bordas fortemente salientes.

Os espelhos externos com carenagens em alumínio e as faixas das saias atraem o olhar nas laterais do sedã de quatro portas. O para-choque traseiro foi inteiramente recriado e um sutil defletor cria um detalhe estático no alto da tampa do porta-malas. As lanternas traseiras empregam predominantemente tecnologia LED. O difusor cinza-prateado tem barra dupla com aparência de alumínio e quatro reentrâncias, incorporando também as quatro ponteiras cromadas ovais do sistema de escapamento. Logotipos S3 adornam a traseira e a frente do carro.

Inteiramente negro: o interior – O Audi S3 Sedan apresenta um interior totalmente preto, com insertos de série em alumínio escovado fosco e controles com acabamento em alumínio brilhante. Como em todos os Audi, a operação é simples e a qualidade, sem concessões. O compartimento de bagagem comporta 390 litros.

Uma grande atenção aos detalhes mostra a personalidade dinâmica do sedã. Os mostradores dos instrumentos têm acabamento especial “S” em cinza escuro metálico. Os números e ponteiros são brancos. O contagiros apresenta um logotipo S3 tridimensional, juntamente com o mostrador de pressão do turbo. O sistema colorido de informações ao condutor, com cronômetro incluído, é equipamento de série. O monitor retrátil motorizado se eleva para mostrar a tela especial do S3.

Também é equipamento de série do Audi S3 Sedan o volante esportivo com forração em couro e o distintivo S3. Outros itens específicos dos modelos S são os pedais e apoio de pé em aço inoxidável escovado. As soleiras das portas de alumínio com logotipo S3 redondo complementam o exclusivo e refinado pacote.

Os assentos esportivos dianteiros proporcionam ótimo apoio e segurança nas curvas. As almofadas dos assentos podem ser esticadas e logos S3 são incrustados nos encostos. As laterais são cobertas de couro Napa Fina. Costuras contrastantes criam um toque adicional.

A relação de equipamentos de série do S3 Sedan inclui também o teto solar panorâmico elétrico, alarme antifurto, ar-condicionado automático de duas zonas, faróis xenon plus e o pacote de acabamento dos compartimentos de bagagem e porta-objetos. Outro item importante é o sistema MMI navigation plus com tela MMI touch. O sistema Bang & Olufsen garante a máxima qualidade de reprodução sonora contando com 13 auto-falantes e 1 subwoofer que são alimentados por uma unidade de comando (amplificador) de 15 canais, produzindo uma potência total de 705 watts.

Apesar da carroceria ser semelhante à do A3 Sedan, o novo esportivo da Audi é muito fácil de ser identificado por dentro e por fora. Além das características mais esportivas, não tem como não notar também seus 8 logos “S3” que se destacam na grade da frente, na tampa traseira, na soleira das portas dianteiras, no volante, no contagiros do painel e nos assentos dianteiros.

O S3 Sedan até parece, claro, o A3, mas seus diferenciais são tecnológicos e nos aspectos de desenvolvimentos mecânicos. Com valor próximo dos 210 mil reais faz falta uma câmera de ré para permitir manobras mais seguras. São economias difíceis de entender. Não há o ACC – piloto automático inteligente, facilidade e mais segurança na condução.

A cor vermelha da versão avaliada foi destaque em todos os lugares. Nada de passar desapercebido. Ao abrir do semáforo, poucos segundos depois você olha no retrovisor que os carros que estavam ao lado no semáforo por lá continuam e você já está longe. Saídas muito animadas.

Mecânica eficiente, motorização econômica e de excelente desempenho, mas o S3 Sedan é caro e poderia agregar mais tecnologias para tornar seu valor mais atrativo. Mas, se você focar realmente na esportividade mecânica e desempenho de sobra, o modelo da Audi pode ser chamado de “foguetinho” para toda família, pois o espaço interno e do porta-malas é excepcional para quatro pessoas.

Audi S3 Sportback 2.0 TFSI – informações técnicas

Motor
2.0 Turbo FSI
Cilindros: 4 em linha
Cilindrada (cm3) / Nº válvulas por cilindro : 1.984 / 4
Potência (cv): 280 entre 5.500 – 6.200
Torque (Nm) 380 entre 1.800 – 5.000

Transmissão
Tração quattro®
Câmbio S tronic 6 velocidades

Dimensões
Comprimento (mm) 4.469
Largura (mm) 1.796
Altura (mm) 1.392
Distância entre eixos (mm) 2.631

Performance
Aceleração 0-100 km/h (s) 4,9
Velocidade máxima: 250 km/h (limitada eletronicamente).

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn