quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Onix ultrapassa Palio e se torna a marca mais financiada de carros novos no ano

Em julho, o Onix, da Chevrolet, ultrapassou o Palio, da Fiat, e se tornou o modelo mais financiado entre os automóveis leves novos do Brasil, com 9.403 unidades. O carro também assumiu a liderança no acumulado do ano, com 50.034 unidades vendidas a crédito.

O levantamento é da Unidade de Financiamentos da Cetip, que opera o maior banco de dados privado de informações sobre financiamentos de veículos do país, o Sistema Nacional de Gravames (SNG). Os números contemplam os veículos comercializados por crédito direto ao consumidor (CDC), leasing e consórcio.

Em julho, a Chevrolet ultrapassou a Fiat e a Volkswagen e assumiu a liderança do ranking de marcas mais financiadas de automóveis leves novos, com 22.546 unidades vendidas a crédito no mês. A Fiat, que ocupava a primeira posição, caiu para o segundo lugar, com 21.470 unidades, seguida da Volkswagen, que passou da segunda para a terceira posição, com 18.186 unidades.

Já no acumulado do ano, a Chevrolet se manteve no segundo lugar no ranking das mais financiadas, com 157.389 unidades, atrás da Fiat que segue como líder, com 160.512 unidades comercializadas.

USADOS: Gol permanece na liderança

Considerando as vendas financiadas de automóveis leves usados, o Gol se manteve na liderança do ranking brasileiro, com a venda a crédito de 20.616 unidades. Em seguida, aparece o Palio, com 12.841 unidades financiadas no mês. O Gol também alcançou a primeira posição no acumulado do ano, com 140.420 unidades financiadas, seguido pelo Palio, com 92.215 unidades vendidas a crédito.

Dentre os automóveis leves usados, a marca com maior número de financiamentos em julho foi a Volkswagen, com 50.541 unidades vendidas a crédito. Já no acumulado do ano, a marca líder entre os carros usados é a Fiat, com 346.262 unidades financiadas.

Participação dos financiamentos sobre as venda

De janeiro a julho, a Ford se manteve na liderança no ranking de participação dos financiamentos sobre as vendas totais de automóveis leves novos, ocupando também a quarta, sexta e oitava posições do ranking. Os dados consideram os 50 automóveis leves novos mais vendidos de acordo com a Fenabrave.

Entre os modelos, o Focus, da Ford, se manteve na primeira posição, com 79,6% de suas unidades vendidas por meio de crédito. De acordo com levantamento da Fenabrave, no acumulado do ano, foram comercializados 9.112 carros novos do modelo Focus. Desse total, a Unidade de Financiamentos da Cetip aponta que 7.257 foram financiados.

O destaque ficou com o Prisma, da Chevrolet, que avançou da terceira para a segunda colocação no ranking, com 75,4% de suas unidades vendidas a prazo, ultrapassando a Ranger, da Ford, que caiu para quarta posição.

Ainda de acordo com o levantamento da Unidade de Financiamentos da Cetip, o Cruze Sedan, da Chevrolet, avançou no mês de julho e entrou para o TOP10 do ranking dos modelos com maior participação de financiamentos sobre as vendas. No acumulado do ano, o modelo subiu da 11ª para a nona posição, com 69% de suas unidades vendidas a prazo.

Em julho, o Palio, da Fiat, deixou o TOP10 e passou a ocupar a 12ª posição entre os modelos com maior participação de financiamentos sobre as vendas.

No Brasil, foram financiados 2.486.115 automóveis leves, entre novos e usados, no acumulado do ano até julho. Desse total, 873.810 foram de autos leves novos e 1.612.305 foram de usados.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn