sábado, 20 abril , 2024
28 C
Recife

Em preparação para o Dakar 2016, PEUGEOT 2008 DKR disputa Rally Silk Road na China

Uma viagem de tirar o fôlego é o que aguarda o time Peugeot Total naquele que é o maior mercado da Marca. Sua participação no evento – inicialmente chamado Grande Rally da China – é um dos momentos mais importantes visando a preparação para o Dakar 2016.

- Publicidade -

Os carros estarão nas mãos de duas equipes francesas formadas por Stéphane Peterhansel / Jean-Paul Cottret e Cyril Despres / David Castera, que esperam pelos desafios de uma competição histórica e que contará com um itinerário altamente seletivo.

O codinome interno que identifica os dois PEUGEOT 2008 DKRs que competirão na China é “2008 DKR 2015+”, em alusão ao número de evoluções conquistadas na disputa do Rally Dakar e que marcou o envolvimento da Marca depois de 25 anos na clássica corrida de cross-country.

- Publicidade -

As mudanças mais notáveis dizem respeito à suspensão e ao motor, assim como a introdução do novo pneu Michelin, que combina desempenho superior com peso mais leve, sem perder sua força.

Essa especificação é uma versão provisória que antecipa o carro que disputará o Dakar 2016. Ele inclui uma série de modificações testadas no início do ano no Marrocos e a entrada de dois carros no Rally Silk Road da China marca uma importante etapa no programa de desenvolvimento do PEUGEOT 2008 DKR. Enquanto isso, do outro lado do planeta, o piloto Carlos Sainz mantém-se ocupado trabalhando na especificação do 2008 DKR 2016.

“Esta competição será um ensaio geral em escala reduzida para o Dakar”, disse o 11 vezes campeão da prova mais difícil do mundo e novato no Rally Silk Road da China, Stéphane Peterhansel. “É uma grande oportunidade para a equipe, porque será o teste mais longo que faremos replicando as condições que enfrentamos na América do Sul. Algumas estradas são até muito parecidas”

- Publicidade -

Cyril Despres, que deu uma guinada em sua carreira no ano passado aos 40 anos de idade, acredita que a experiência adquirida na China vai ajudar a se familiarizar na competição de quatro rodas após uma brilhante carreira – e cinco vitórias no Dakar – nas motos. Ele também vê a chance de se entrosar com seu novo navegador, David Castera, que também necessita se acostumar em um papel diferente

“Tenho ainda muito a aprender sobre a condução de um carro no Dakar, e David tem ainda mais que eu”, observou Cyril Despres. “Acho bom que possamos nos ajudar e aprender juntos. Precisaremos crescer como equipe e eu tenho confiança plena nas habilidades dele”.

David Castera não é nenhum recém-chegado ao mundo do rally cross-country, afinal, ele já disputou o Dakar inúmeras vezes em duas rodas, com um terceiro lugar em 1998. “Eu nunca imaginei que seria o navegador de Cyril”, disse. “Pensei que ele estava brincando quando sugeriu a ideia. É apenas um jeito diferente de ser competitivo, coisa que sempre fui. É um novo desafio e mal posso esperar”

O Rally Silk Road da China começa em Xi’an, cerca de 1.000 quilômetros a sudoeste de Pequim. A cidade é a antiga capital da China (quando ainda era conhecida como Chang’an) e é famosa por abrigar as 6.000 estátuas enterradas dos soldados em terracota. A rota, traçada pelo ganhador do Dakar e organizador Hubert Auriol, levará as equipes para a Grande Muralha da China, por vastos desertos áridos e imponentes dunas de areia. Também seguirá os passos de Marco Polo por um território montanhoso e ainda por florestas densas. A distância total de 6.500 km é dividida em 13 etapas e visitará cinco diferentes províncias: Shaanxi, Ningxia, interior da Mongólia, Gansu e Xinjiang

Para a Equipe Peugeot Total e a Red Bull, o evento será um teste-chave, como explica o diretor da Peugeot Sport, Bruno Famin: “O principal objetivo de ir para a China é continuar o desenvolvimento do carro e testar outras peças no ambiente da competição. Ao mesmo tempo, a China é um mercado extremamente importante para a Marca, por isso não perderemos a oportunidade de brilhar, caso ela surja, nesse cenário magnífico”.

 

Informações do evento:

30 de agosto: SS1 (Xi’An – Zhongwei, 102 km). Altitude máxima: 1,934 m.

31 de agosto: SS2 (Zhongwei – Alxa Zuoqi, 63 km). Altitude máxima: 1.500m. 10% de areia.

1º de setembro: SS3 (Alxa Zuoqi – Alxa Zuoqi, 153 km). Altitude máxima: 1.400 m. 10% de areia.

2 de setembro: SS4 (Alxa Zuoqi – Eji Naqi, 204 km). Altitude máxima: 1.680 m. Piso duro (70%) / areia (30%).

3 de setembro: SS5 (Eji Naqi – Alxa Youqi, 272 km). Altitude máxima: 1.600 m. Piso duro / solo macio / areia.

4 de setembro: SS6 (Alxa Youqi – Alxa Youqi, 202 km). Altitude máxima: 1.800m. Solo arenoso / piso duro /areia e dunas.

5 de setembro: SS7 (Alxa Youqi – Alxa Youqi, 237 km). Altitude máxima: 1.750 m. Areia /piso duro.

6 de setembro: SS8 (Alxa Youqi-Zhangye, 167 km). Altitude máxima: 1.600 m. 100% areia e dunas.

7 de setembro: SS9 (Manhã: descanso / Zhangye- Zhangye Desert Park, 2 km). Altitude máxima: 1.600m. Piso duro / solo macio / areia.

8 de setembro: SS10 (Zhangye-Jiuquan, 176 km). Altitude máxima: 1.900 m. Piso duro / areia.

9 de setembro: SS11 (Jiuquan-Dunhuang, 244 km). Altitude máxima: 1.700m. Piso duro rápido / pedras / areia.

10 de setembro: SS12 (Dunhuang-Dunhuang, 222 km). Altitude máxima: 2.500 m. 50% areia / 50% piso duro.

11 de setembro: SS13 (Dunhuang-Dunhuang, 162 km). Altitude máxima: 2.500 m. Cascalho / areia / tempestade.

 

Trechos cronometrados: 2.206 quilômetros.

Distância total percorrida: 5.614 quilômetros.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança