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Mecanicamente, quais as mudanças no Novo HB20?

Um dos primeiros modelo a oferecer motorização 1.0 litro com três cilindros foi o HB20. A marca ficou meio que calada, na dúvida sobre a receptividade dos brasileiros, muito tradicionais. Com mais opções 1.0 de três cilindros no mercado e a boa imagem que essa motorização estabeleceu, ficou mais fácil convencer o consumidor. A motorização 1.6 litro também é oferecida.

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Melhorias internas foram aplicadas nos motores Kappa 1.0 e Gamma 1.6 para redução de consumo de combustível: o material das velas de ignição mudou de níquel para irídio, pistões e anéis de vedação foram retrabalhados para reduzir o atrito interno e evitar o atropelamento das válvulas em situações de sobregiro e o gerenciamento do alternador foi aprimorado, privilegiando situações de baixa carga no motor – como ocorre nas frenagens – para recarregar a bateria.

O motor 1.6 ganhou também o sistema de partida a frio “e-start”, que elimina a necessidade do tanque adicional de gasolina, que ainda persiste no motor 1.0.

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Novos defletores aerodinâmicos foram acrescentados no para-choque dianteiro e no assoalho traseiro. Eles reforçam o efeito dos defletores à frente das quatro rodas, que continuam presentes.

Com essas inovações, o coeficiente aerodinâmico de penetração (Cd) permaneceu em 0,33, enquanto o coeficiente de sustentação (Cl) foi reduzido de 0,1 para 0,07.

Também contribui para a redução de consumo de combustível a adoção de pneus verdes em todas as versões do Novo HB20.

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A partir dessas mudanças, foi possível obter até 6,5% de redução do consumo de combustível no motor 1.6 e até 6% no motor 1.0.

Devido à melhoria em eficiência energética, o motor 1.6 passou da nota B para a nota A no Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE). O motor 1.0 mantém a nota A.

Consumo de combustível do Novo HB20

  Motor 1.6 Motor 1.0
Km/l Cidade Estrada Cidade Estrada
Gasolina 11,6 13,8 12,5 14,1
Etanol 8,1 9,9 8,5 9,9

 Câmbio de seis velocidades – Aqui surge uma melhoria importante que merece destaque para o  Novo HB20. A transmissão de seis velocidades nas versões 1.6 manual e 1.6 automática objetivam aprimorar o prazer de dirigir e contribuir na melhora do  desempenho e a eficiência energética.

Em ambas, a sexta marcha funciona como overdrive, para redução do consumo de combustível, das emissões de poluentes e do nível de ruído em altas velocidades, que ainda assim, invade a cabine quando o motor é mais solicitado.

Com o novo câmbio manual, a velocidade máxima do HB20 subiu para 189 km/h e o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h foi mantido em 9,3 segundos. No caso da transmissão automática, houve melhora expressiva no desempenho: a velocidade máxima aumentou 8%, para 190 km/h, e o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h diminuiu 4%, fechando em 11,0 segundos.

A opção automática possui comando sequencial, em que o motorista pode desfrutar do controle manual das marchas a qualquer momento.

Aviso de manutenção – O HB20 traz uma sétima função em seu computador de bordo. Além de hodômetro parcial A e B, autonomia, consumo médio e instantâneo de combustível, velocidade média e tempo de condução, o novo recurso “aviso de manutenção programada” emite um alerta visual, faltando 30 dias ou 1.500 km, para a próxima revisão programada.

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