quinta-feira, 25 abril , 2024
28 C
Recife

Eletra lança Dual Bus no salão de veículos elétricos

A Eletra, em parceria com a Mercedes-Benz, acaba de lançar o primeiro ônibus elétrico híbrido dual do Brasil com 23 metros. A tecnologia, desenvolvida para o chassi superarticulado O 500 UDA com 4º eixo direcional, permite que o mesmo modelo opere também como trólebus e elétrico puro (baterias).

- Publicidade -

Em um corredor, por exemplo, o veículo pode rodar com fontes de energia diferentes, o que possibilita maior flexibilidade da frota nos sistemas de ônibus.

Com baterias e motor-gerador cilindrade reduzida de 12 litros para 7, desenvolvido pela Mercedes-Benz especialmente para este projeto, o modelo é considerado híbrido. Quando usar apenas baterias, a versão será elétrico puro. Mas também pode ser utilizado como trólebus, operando em áreas com rede aérea quando necessário.

- Publicidade -

“Outra vantagem do ônibus dual é que não é preciso investir em infraestrutura de recarga para as baterias, pois quando está operando na versão híbrido, elas são recarregadas na frenagem. A produção de veículos sustentáveis está no DNA da Eletra.  Esse é mais um produto inovador que trazemos para o mercado nacional, contribuindo para uma menor quantidade de gases na atmosfera”, declara Iêda Maria Alves Oliveira, gerente comercial da Eletra.

O modelo híbrido reduz significativamente a emissão de poluentes e pode chegar a zero na operação com o motor-gerador desligado. “Essa parceria reafirma que a Mercedes-Benz apoia o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis”, diz Curt Axthelm, gerente sênior de Marketing de Produto Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

O executivo ainda explica que a escolha da Eletra pelo chassi superarticulado O 500 UDA com 4º eixo direcional da marca proporciona maior facilidade de operação nas estações e terminais de passageiros.

- Publicidade -

O ônibus elétrico híbrido dual foi apresentado pela primeira vez no 11º Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias, que acontece entre os dias 24 a 26 de setembro no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo (SP).

Além do modelo apresentado na feira, a Eletra está testando um ônibus elétrico híbrido que pode operar por até 20km como elétrico puro, sem limitação de performance: “Essa nova tecnologia facilitará a entrada dos ônibus elétricos no sistema de transporte, pois as frotas híbridas podem migrar para elétricos puros ou trólebus, mudando apenas a geração de energia”, explica Iêda.

Eletra

A Eletra está no mercado há mais de 30 anos e fabrica veículos elétricos nas versões trólebus (rede aérea); híbrido (grupo motor gerador + baterias), e elétrico puro (baterias). Em 1999, a Eletra criou o primeiro ônibus elétrico híbrido com tecnologia brasileira. Hoje, a marca está presente em 400 ônibus com tração elétrica em operação na Grande São Paulo, além de cidades como Rosário, na Argentina, e Wellington, na Nova Zelândia. Veja também o site da empresa: www.eletrabus.com.br.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança