quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Desempenho global do setor automotivo – Agosto 2015

A JATO Dynamics do Brasil, líder em fornecimento de informações automotivas, divulga seu release mensal com os dados de veículos vendidos mundialmente até agosto de 2015.

Ao apresentar pequena queda nas vendas se comparadas ao mesmo periodo do ano passado, a China retoma a 1ª colocação no ranking mensal e mostra que é o maior mercado de forma absoluta, já que lidera também o acumulado do ano.

Ocupando a 2ª colocação em ambos os rankings, os EUA mostram uma variação mensal negativa de 0,6% em relação ao ano anterior. Mesmo com queda e volume muito abaixo dos dois primeiros mercados, o Japão variou 2% para baixo em agosto e ocupa a 3ª posição nos rankings mensal e acumulado.

Mesmo perdendo a recente e curta liderança mensal, os EUA continuam entre os 3 primeiros. No entanto, é importante destacar que os dados chineses incluem apenas veículos de passeio. Para o restante dos países os números englobam carros e comerciais leves.

Após subir uma posição em ambos os rankings, o mercado indiano mostra crescimento constante. O país, que antes ocupava a 5ª e 6ª colocações no mensal e acumulado, respectivamente, superou a Alemanha em agosto e já está entre os 5 maiores mercados de 2015. A Alemanha mostra um crescimento de 4,8% se comparado ao mesmo período do ano anterior e está em 5º no mensal e 4º no acumulado.

Seguindo o mesmo cenário do mês anterior, a Turquia se destaca como o mercado com maior variação positiva, cerca de 37,2% ante o mesmo mês do ano passado. O país ocupa a 14ª posição no mensal e a 15ª no acumulado.

Assim como nos meses anteriores, o Brasil teve resultados negativos em ambas as apurações. Uma queda de 22,9% no índice mensal fez com que o país, agora 6º colocado, perdesse 2 posições se comparado a agosto de 2014. Na apuração acumulada de 2015, o mercado brasileiro está na 7ª colocação geral e carrega uma perda de 20,4%.

Desempenho dos grupos
Com uma pequena variação positiva de 0,1%, o Grupo Toyota superou a Volkswagen na apuração mensal e lidera este ranking. Similar ao mês passado, seis entre os dez primeiros colocados do ranking dos grupos automotivos apresentaram retração nas vendas em agosto deste ano em relação ao mesmo período de 2014.

Fugindo do comportamento na comparação mensal. Apenas Toyota, Ford, Honda e PSA apresentaram taxas de crescimento de 0,1%, 3,3%, 3,1% e 3,6%, respectivamente.

No entanto, mesmo com queda de 2%, o Grupo Volkswagen segue na liderança acumulada de 2015 seguido por Toyota, GM Company, Hyundai e Ford.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn