quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Honda lança CB Twister 2016 no Brasil

Um produto com design avançado e estilo naked, versátil, prático e econômico, ideal para o uso urbano como para as viagens dos finais de semana. Estes foram os principais atributos que nortearam o mais novo lançamento do mercado brasileiro: a Honda CB Twister 2016.

Equipado com um novo motor de 249,5 cm³ com projeto totalmente inédito, o modelo pertence à categoria street e chega este mês ao mercado para consolidar ainda mais a liderança da Honda no segmento de média cilindrada.

Suas formas valorizam todos os detalhes com sofisticação e harmonia. As linhas arrojadas, sem carenagem e com o motor exposto (estilo naked), receberam forte inspiração em modelos Honda de maior cilindrada, mesclando traços modernos e agressivos, que passam robustez e esportividade.

O conjunto mecânico e ciclístico equilibrado propicia à CB Twister uma opção adequada para quem deseja maior eficiência e praticidade para rodar com conforto, estilo e agilidade.

Moderna, a CB Twister tem ótimo desempenho e chega com a missão de reposicionar a marca no segmento de média cilindrada. É o único modelo em seu segmento com três anos de garantia, sem limite de quilometragem, com fornecimento gratuito de óleo em sete revisões. Produzida em Manaus (AM), será disponível nas versões com e sem sistema de freios ABS.

Estilo e modernidade – A CB Twister resgata a tradição Honda na categoria 250 cm³ com a mais alta tecnologia, desenvolvida em parceria pelos departamentos de engenharia do Brasil e Japão.

Sua concepção mecânica teve como premissa a praticidade e a eficiência, além de adequações às normas de emissão de poluentes que vigoram no Brasil a partir de 2016 com a segunda fase do Promot 4 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares).

As semi-carenagens laterais e rabeta seguem um estilo agradável, com claras inspirações esportivas, traços modernos e angulados. Os defletores integrados garantem personalidade e remetem a um visual de modelos de maior porte.

O moderno painel de instrumentos tipo “blackout” totalmente digital conta com indicadores como tacômetro, velocímetro, hodômetro total e parcial, relógio marcador de nível de combustível, além de luzes de injeção eletrônica, neutro, farol alto e sinalizadores.

Com capacidade para 16,5 litros, o tanque de combustível proporciona grande autonomia. Destaque para o bocal de padrão esportivo e abastecimento rápido. O farol possui novo conjunto óptico de mais visibilidade noturna e excelente iluminação.

Uma das características mais marcantes da CB Twister está no conforto e ergonomia para piloto e garupa. Todo o projeto foi concebido com base em apresentar um produto novo, que também oferecesse uma nova experiência de pilotagem, mais prazerosa e facilitada mesmo para os menos experientes.

Neste sentido, seus destaques estão no guidão com posicionamento mais elevado e mais largo, que beneficia a ergonomia; além do assento com formato exclusivo. Com essa característica a CB Twister oferece total controle e conforto na condução por priorizar o melhor posicionamento para o piloto.

Mecânica Online – A nova CB Twister não é apenas um novo produto no lineup Honda. Mais do que isso, representa um novo conceito. O motor, por exemplo, tem projeto inédito. Entre os seus principais atributos, destaque para o desempenho, robustez e principalmente economia.

Com capacidade cúbica de 249,5 cm³, trata-se de um monocilíndrico OHC (Over Head Camshaft), 4 válvulas, 4 tempos, com arrefecimento a ar, injeção de combustível PGM-Fi (Programmed Fuel Injection) e tecnologia bicombustível FlexOne. A potência é de 22,4cv a 7.500 rpm quando o modelo é abastecido com gasolina e 22,6 cv a 7.500 rpm com etanol. O torque é o mesmo, ou 2,28 kgf.m a 6.000 rpm.

Avaliações iniciais mostraram um propulsor com rendimento linear e progressivo, com estrutura compacta e alta tecnologia, que trouxeram resultados superiores em desempenho e eficiência para a categoria. Outro destaque do modelo está na transmissão de seis marchas, de engates precisos e suaves, que prioriza a agilidade, proporciona melhor aproveitamento da potência e economia de combustível, graças a uma relação mais curta.

As rodas de liga-leve com design exclusivo dispõem de inéditos pneus radiais, que conferem um visual mais esportivo e uma performance superior em aderência e segurança para o piloto.

Suas medidas são 110/70R-17 na dianteira e 140/70R-17 na traseira. O escape em menor dimensão está levemente inclinado, o que reforça ainda mais o apelo esportivo do modelo.

Na traseira, o destaque é o novo design da rabeta, mais curta, com estilo que remete a modelos esportivos de maior cilindrada. Além disso, a CB Twister traz também um novo suporte de placa e alças para o garupa em alumínio.

Equilíbrio ciclístico – Da mecânica à ciclística, a nova Honda CB Twister chega ao mercado com características que focam a economia e a facilidade de pilotagem. O modelo apresenta concepção leve e compacta, que busca oferecer desempenho, conforto e segurança em uma mesma motocicleta, além de agregar uma sensação única de pilotagem.

O chassi do tipo diamante, produzido em tubos de aço com dupla trave, proporciona maior resistência e excelente pilotagem. De estrutura compacta, prioriza a centralização de massas para uma condução mais ágil e equilibrada. Com peso total de 139 kg na versão com ABS (137 kg sem ABS), o modelo apresenta ótima relação peso x potência (6,1).

A suspensão dianteira possui garfo telescópico, com curso de 130 mm, de grande estabilidade e conforto. A traseira do tipo mono-amortecida traz um inédito e exclusivo amortecedor com mola dupla de 35/108 mm de curso, que garante maior leveza e resultados únicos em segurança e absorção de impactos.

Os freios são a disco de 276 mm na dianteira e 220 mm na traseira, com versão disponível com sistema ABS, que evita a possibilidade de travamento das rodas e oferece maior segurança mesmo em situações de frenagens mais bruscas.

A CB Twister estará disponível nas concessionárias de motocicletas Honda de todo o país até o final deste mês (outubro) e será oferecida nas cores: preto sólido; vermelha e branca perolizada (versão sem ABS) e na cor vermelha perolizada para a versão com freios ABS. Os preços públicos sugeridos são

R$ 13.050,00 (sem ABS) e R$ 14.550,00 (com ABS), com base no Estado de São Paulo e não incluem despesas com frete e seguro. A garantia é de três anos – único modelo da categoria com esse benefício – sem limite de quilometragem, com fornecimento gratuito de óleo em sete revisões.

Especificações Técnicas
Honda CB Twister 2016

MOTOR
Tipo SOHC (Single Over Head Camshaft),
monocilindrico, 4 tempos, arrefecido a ar
Cilindrada 249,5, cm3
Diâmetro x Curso 71,0 x 63,0 mm
Potência Máxima 22,4 cv a 7.500 rpm (gasolina)

22,6 cv a 7.500 rpm (etanol)

Torque Máximo 2,24 kgf.m a 6.000 rpm (gasolina ou etanol)
Sistema de Alimentação Injeção eletrônica de combustível PGM-FI
Sistema de Lubrificação Forçada, por bomba trocoidal
Relação de Compressão 9.6 : 1
Tanque de Combustível 16,5 litros
Transmissão 6 velocidades
Embreagem Multidisco em banho de óleo
Óleo do Motor 1,8 litros
Sistema de Partida Elétrica
Combustível Gasolina / etanol

SISTEMA ELÉTRICO
Ignição Eletrônica
Bateria 12V – 5 Ah
Farol 60/55W

CHASSI
Tipo Diamond frame
Suspensão Dianteira Garfo Telescópico com 130 mm
Suspensão Traseira  Mono-amortecida, com mola dupla de 108 mm
Freio Dianteiro / Diâmetro  Disco com 276 mm
Freio Traseiro / Diâmetro  Disco com 220 mm
Pneu Dianteiro  110/70R 17 M/C 54H
Pneu Traseiro 140/70R 17 M/C 66H

CARACTERÍSTICAS
Comprimento x Largura x Altura 2.065 mm x 753 mm x 1.072 mm
Distância entre Eixos 1.386 mm
Distância Mínima do Solo  192 mm
Altura do Assento 784 mm
Peso Seco: 137 kg (sem ABS)

139 kg (com ABS)

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn