quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

ABEIFA: venda de veículos importados mantém queda e atinge 43,4%

O mês de setembro manteve a tendência de queda nas vendas de veículos importados, já esperada pelas marcas associadas à ABEIFA. Foram emplacados 4.461 automóveis e comerciais leves, 43,4% a menos do que em setembro de 2014, quando os importadores comercializaram 7.875 unidades.

No acumulado do ano, entre janeiro e setembro, as 27 marcas associadas à ABEIFA (Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores) amargam redução de 31,8% nas vendas de importados, fechando o período com 47.108 unidades emplacadas ante as 69.081 do mesmo período de 2014.

Para o presidente da entidade, Marcel Visconde, “o resultado é a repetição do que temos registrado ao longo do ano.” Para o líder setorial, esse cenário deve se manter até o fim do ano e não há, pelo menos no médio prazo, sinais de que haverá reação. “A confiança do consumidor continua decrescendo de forma acentuada e constante e o câmbio estressado a valores não previstos”, completa.

Para as associadas que iniciaram produção local, houve leve aumento nas vendas. Em agosto de 2015, foram comercializados 5.704 unidades e em setembro, 6.896.

“Esse pequeno crescimento reflete apenas que o consumidor que realmente decidiu por um novo veículo, optou pelas novidades que nossas associadas recém lançaram no mercado”, afirma Visconde. Em 2015, foram emplacados 29.709 automóveis e comerciais leves produzidos no Brasil pelas marcas associadas que iniciaram produção no país.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn