terça-feira, 23 abril , 2024
28 C
Recife

Volvo revela inovadora plataforma para carros compactos

A Volvo Cars apresenta a inovadora plataforma Compact Modular Architecture (Arquitetura Modular Compacta, ou CMA), uma versão menor, mas igualmente avançada da Scalable Product Architecture (SPA), usada no XC90.

- Publicidade -

Essa inédita concepção vai possibilitar o aumento da variedade de modelos compactos na gama de produtos Volvo Cars, e viabilizará a participação em novos segmentos de mercado. O primeiro carro produzido na arquitetura CMA deverá ser lançado em 2017.

A apresentação da CMA indica que todos os carros da Volvo Cars no futuro serão produzidos em apenas duas plataformas totalmente ajustáveis e modulares.

- Publicidade -

O desenvolvimento simultâneo das bases SPA e CMA é a pedra fundamental da estratégia de crescimento e renovação de produtos da Volvo Cars. O objetivo é a substituição de todos os carros da gama nos próximos quatro anos e o aumento significativo do volume anual de vendas globais, projetado para 800 mil unidades.

Essa estratégia começou com o lançamento do XC90 e segue com o próximo produto da Volvo Cars, o inédito sedã de luxo S90, que será apresentado em breve.

A plataforma CMA permite à Volvo Cars desenvolver automóveis compactos com o mesmo nível de qualidade e benefícios encontrado em carros maiores, produzidos na SPA. Compartilhando as últimas tecnologias aplicadas pela Volvo entre as arquiteturas SPA e CMA, incluindo motorizações (tanto as convencionais como as variantes híbridas plug-in), sistemas de climatização, entretenimento, transmissão de dados e principalmente segurança, a fabricante sueca acredita que está no caminho para atingir sua visão de não ter vítimas fatais ou feridos graves dentro de seus novos carros em 2020.

- Publicidade -

“A flexibilidade da CMA dá liberdade aos designers e engenheiros da Volvo, permitindo a eles desenvolver e lançar uma extensa gama de funções novas e atraentes, além de, ao mesmo tempo, aprimorar a dirigibilidade, oferecendo tecnologias de segurança e de conectividade de ponta”, explica Peter Mertens, vice-presidente sênior de Pesquisa e Desenvolvimento da Volvo Cars.

A plataforma CMA vai mudar a forma como a Volvo Cars desenvolve produtos, permitindo uma extensa gama de automóveis, motorizações, sistemas elétricos e tecnologias com diferentes níveis de complexidade, para ser adotados na mesma base técnica, gerando significativa economia de escala e um processo de manufatura mais fluido.

“Estamos em uma posição fantástica com a CMA. Nós desenvolvemos essa nova plataforma com componentes “plug an play”. Isso significa que a nova geração de carros compactos da Volvo será beneficiada com as avançadas tecnologias já disponíveis no XC90”, explica Mertens.

A eletrificação está prevista no desenvolvimento da CMA – que terá nova motorização híbrida plug-in Twin Engine.

“A plataforma CMA é peça-chave da estratégia de crescimento contínuo da Volvo Cars”, explica Björn Annwall, vice-presidente de Vendas, Marketing e Serviços ao Cliente da Volvo Cars. “Além de oferecer os benefícios e equipamentos de um carro de luxo grande, tecnologias de ponta em segurança, motorização e entretenimento, a CMA entrega uma verdadeira e distinta experiência Volvo de direção. ”

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança